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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

plataforma social interna

Implementar uma plataforma social interna é mais do que adentrar aos recursos da modernidade. Hoje, ter um canal de interação entre líderes e colaboradores pode ser fundamental para alinhar os objetivos da empresa e elevar o nível da organização para alcançar grandes resultados. 

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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

Um colaborador bem informado sabe exatamente quais são os pontos nos quais ele pode contribuir e evitar falhas na execução de seus projetos. A rede corporativa é o canal no qual ele estará conectado com os recursos ideais para desempenhar suas funções de acordo com o que a empresa precisa.

E para que você entenda de maneira ampla sobre quais são as vantagens visíveis em curto, médio e longo prazo, neste artigo vamos falar sobre alguns motivos para investir em uma plataforma social interna hoje. 

O que é uma plataforma social interna?

Antes de entender os motivos para uma empresa investir em uma plataforma social interna eficaz, é preciso entender do que se trata este termo e como ele é aplicado dentro do ambiente corporativo.

Plataforma social interna (ou rede social corporativa) é o termo usado para denominar o canal de comunicação interna entre gestores e funcionários de uma empresa, cada integrante com seu login e senha para acesso. 

Este canal funciona como uma rede social exclusiva e personalizada, onde são expostos informativos, documentos, lembretes, ferramentas interativas e outras estratégias importantes para a otimização de processos e obtenção de resultados. 

Descubra: 5 ações de comunicação interna para otimizar o ambiente de trabalho

Por que investir em uma plataforma social interna?

As redes sociais já estão presentes na rotina da maior parte da população mundial. Quem nunca acordou e foi direto pegar no celular para checar as notificações dos aplicativos de mensagens, por exemplo? Já é comum este hábito em uma modernidade com pessoas tão conectadas. 

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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

Assim como andam os avanços da tecnologia que nos deixam cada vez mais adeptos de recursos oferecidos no ambiente digital, grandes empresas optam por recorrer a estes meios como o canal principal de comunicação interna, desenvolvendo uma cultura de acesso diário e acompanhamento por todos que a integram. 

Esse costume é capaz de alavancar resultados nunca antes experimentados por muitas marcas, graças ao poder de uma plataforma social interna bem estruturada. Abaixo, vamos te mostrar o porquê de tudo isso.  

1 – Convergência midiática

A era digital trouxe a união entre diferentes mídias em um só meio, facilitando o acesso ao conhecimento, propagação de informação, consumo de dados e funcionalidades que encontramos apenas com a obtenção de um smartphone e razoável conexão com a internet. 

Para se ter uma ideia, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com maior tempo diário gasto na internet, segundo a pesquisa Digital 2023 Global Overview Report, realizada em parceria entre a Meltwater e a We Are Social. E porque não transformar este tempo diário para o benefício de uma grande empresa?

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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

Ser adepto a uma rede corporativa englobada nestas vantagens é entender que a inovação é a forte aliada de uma empresa que visa o crescimento exponencial. Busque uma plataforma social interna que ofereça uma experiência mobile, ampliando ainda mais a adequação e satisfação de seus funcionários. 

2 – Redução de custos

Falhas de comunicação são, em diversos casos, responsáveis por grandes prejuízos dentro de uma empresa. A elaboração de um grande projeto que contempla diferentes setores deve ter objetivos muito bem definidos e seguidos por todos os colaboradores, a fim de alcançar a meta prevista.

Quando há ruídos nessa comunicação, fica difícil ter uma equipe que saiba o que está executando e qual sua finalidade principal. A implementação de uma plataforma social interna bem elaborada pode reduzir riscos e prevenir perdas que impactam diretamente na receita da empresa. 

A rede corporativa deve ser o canal principal para comunicar aos colaboradores sobre o novo projeto, dar feedbacks, previsões e informações sobre o andamento, tornando seus funcionários mais antenados e encorajados a se empenhar. Conforme funciona o mercado, uma empresa que ganha mais é aquela que perde menos. 

3 – Integração entre equipes

Esta vantagem pode ser vista por dois pontos, sendo o primeiro deles a integração entre equipes de diferentes setores, que trabalham executando funções distintas mas com a base em um mesmo propósito. Outro fator é a integração entre equipes de modelos presencial, híbrido e home office. 

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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

O alinhamento entre todos os colaboradores de uma empresa é a principal chave para alcançar os resultados que o time precisa. Uma plataforma social interna bem estruturada vai fazer com que todos os funcionários da empresa estejam cientes sobre seus papéis em cada etapa, ajustando erros, dando suporte uns aos outros e sendo motivados. 

Descubra: Manter os colaboradores engajados é o melhor caminho para o sucesso?

4 – Aumento da lucratividade

Empresas que investem em uma plataforma social interna são também mais rentáveis. Este aumento da lucratividade acontece quando os colaboradores sabem o que a empresa espera deles e o que ela tem a oferecer. 

Quando se tem conhecimento sobre os processos e valores da empresa, os funcionários tendem a ser mais estratégicos, motivados, dinâmicos, criativos e prontos para entregar resultados. E estes resultados são revertidos em aumento de capital. 

5 – Unificação de informações

Por muitos anos a preocupação da comunicação interna das empresas foi estabelecer canais que realmente funcionem e comuniquem com a estratégia precisa para diferentes públicos dentro da mesma organização. 

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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

Ter uma plataforma social interna é unificar tudo que uma grande empresa precisa para informar, integrar, capacitar e alinhar seus colaboradores em um canal eficaz e dinâmico. Com uma boa rede corporativa, os demais meios de comunicação, como murais, e-mails e folhetos, podem ser utilizados como canais satélites, contidos de informações menos importantes.  

6 – Solucionar problemas e implementar melhorias

Uma comunicação interna inteligente é capaz de fazer os funcionários entenderem que são agentes importantes de transformação. A rede social corporativa pode ser usada como um recurso de mostrar abertura para diálogos e escuta.

Quando os colaboradores entendem que são ouvidos e sua opinião importa, estão mais dedicados em realizar o seu trabalho, evitando falhas e promovendo melhorias significativas ao grupo. Enquetes também podem ser usadas dentro da plataforma social interna para entender o clima organizacional, possíveis problemas de comunicação e ajustar falhas. 

7 – Melhora da reputação e credibilidade

Uma empresa que se preocupa com a comunicação interna e o bem-estar de seus colaboradores transmite credibilidade. A rede social corporativa e a construção desta cultura organizacional baseada na interação, inovação e produtividade é capaz de fazer com que a sua empresa seja vista positivamente por clientes e possíveis investidores.

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Plataforma social interna: 7 motivos para investir e ter resultados!

Os bons negócios fechados no ambiente externo são um reflexo da reputação criada internamente com os colaboradores. Proporcione um relacionamento transparente, sincero e prático com seus funcionários através de uma rede corporativa e veja os resultados acontecerem. 

Escolha a plataforma social interna que tem as melhores soluções para a sua empresa

A MMCafé foi eleita por 2 anos a melhor intranet do Brasil e essa conquista é graças aos serviços baseados na qualidade e inovação que as grandes empresas precisam. A nossa solução possui as ferramentas ideais para tornar eficiente a comunicação empresarial!

  • Fluxo de atendimento: automatização de atendimentos para solucionar as necessidades do seu colaborador de forma eficaz e dinâmica;
  • Gamificação: ferramenta com a lógica dos jogos para o ambiente de trabalho, tornando a equipe mais interativa e engajada;
  • Dashboard: um relatório inteligente com dados sobre acessos, membros online, páginas com mais acessos e mais dados importantes;
  • Busca Poderosa: ferramenta de busca através de termos e palavras-chave, que facilita encontrar em segundos o que você precisa;
  • Mural: publique informativos, eventos, campanhas e tudo o que precisa para deixar o seu colaborador ciente das atividades da empresa; 
  • Notificações e alertas: sistema de notificações totalmente personalizável, completo e prático, para manter todos os funcionários atualizados sobre qualquer assunto.

Essas e muitas outras funcionalidades você encontra na plataforma social interna da MMCafé. Implemente o seu projeto totalmente personalizado e eleve o patamar da sua empresa para o sucesso no ambiente de trabalho e no mundo corporativo. 

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Perguntas frequentes

Deixamos disponíveis as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes pelos clientes que desejam investir em uma plataforma social interna.