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A importância da estratégia de comunicação interna para o sucesso da empresa

Veja neste artigo o potencial transformador e revolucionário que estabelecer uma estratégia de comunicação interna pode trazer o seu ambiente de trabalho 
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Com o contínuo avanço da tecnologia, o universo se tornou cada vez mais orgânico, rápido e dinâmico – o que abriu a porta para que diversas ideias e metodologias fossem desenvolvidas e tiradas do papel. A internet permitiu estabelecer conexões e ter conhecimento sobre todas essas ideias.

Por isso, é importante saber como aliar uma alta liderança competente e preparada com um corpo de colaboradores dedicados e comprometidos com a missão da empresa.

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A Importância Da Estratégia De Comunicação Interna Para O Sucesso Da Empresa 9

Assim, compreender como unificar uma boa estratégia de comunicação interna com ferramentas corporativas pode ser a chave que faltava para expandir ainda mais as possibilidades do ambiente empresarial e garantir ainda mais assertividade, profissionalismo e otimização – tanto do rendimento das operações, quanto do seu grau de complexidade.

Neste artigo, iremos entender um pouco mais sobre como estabelecer uma estratégia de comunicação interna será fundamental e indispensável para o pleno funcionamento dos processos da empresa – bem como compreender quais as melhores ferramentas para isso. Mas antes precisamos saber: do que se trata uma estratégia de comunicação interna?

O que é uma estratégia de comunicação interna

Como citamos anteriormente, a cada dia que se passa novas tecnologias surgem e estão disponíveis no mercado – e muitas delas são totalmente gratuitas – que permitem otimizar toda a atividade empresarial – desde os aspectos mais básicos e comuns até os mais complexos e que exigem elevado grau de conhecimento e técnica para serem executados.

Por isso, estar sempre atualizado e alinhado às novas ideias é o melhor caminho para garantir o sucesso de um projeto – sobretudo quando falamos em um sentido corporativo, onde toda a ajuda é sempre bem vinda e tem o poder de elevar a produtividade dos membros da equipe.

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Porém, não basta apenas ter em mãos todas essas tecnologias e ideias criativas: é preciso estabelecer uma metodologia dentro do ambiente de trabalho que seja capaz de extrair o que há de melhor nessas ferramentas. Para isso, ter uma estratégia de comunicação interna é fundamental.

Em um sentido empresarial, uma estratégia de comunicação interna pode ser definida com uma fórmula pré-programada que a gestão possui em mãos para poder lidar com os seus colaboradores da maneira mais eficiente e assertiva possível. Sem uma metodologia clara e específica, a empresa pode perder muito da sua eficiência – o que reflete diretamente na produtividade e engajamento dos colaboradores.

Veja também: Ferramentas da comunicação interna: 4 exemplos para facilitar a vida da sua empresa

Porque uma estratégia de comunicação interna é tão importante

Toda empresa – para exercer suas atividades corporativas da melhor maneira possível – necessita de estratégias de ação para cada setor dentro do ambiente de trabalho. Sem uma organização clara e um método específico de como lidar com os colaboradores, toda a interação será executada de forma aleatória e imprevisível, o que abrirá margem para ruídos, má comunicação de tarefas e informações e perda direta na produtividade do time.

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Porém, quando uma estratégia de comunicação interna está presente no ambiente de trabalho, não apenas os colaboradores ganham com isso, mas a empresa como um tudo – isso porque os resultados se refletem na prática e podem ser medidos com indicadores de desempenho.

Os benefícios de uma estratégia de comunicação interna

Um dos maiores benefícios em estabelecer uma metodologia pré-programada está na elevação do engajamento da equipe. Isso acontece porque grande parte da razão da baixa adesão de um colaborador para executar a missão da empresa se encontra em seu baixo conhecimento – ou inexistente – em relação a importância da sua função para promover mudanças na empresa. Quando este conhecimento existe, o engajamento se torna real.

Outra grande vantagem de uma estratégia de comunicação interna é seu poder organizacional, que prevê uma forma fixa e otimizada que a gestão possui para se relacionar com seus colaboradores. Uma vez que o método existe, a companhia não será refém de imprevistos, o que irá garantir um padrão – conhecido tanto pela gestão quanto pelos colaboradores – o que deixará a relação entre ambos ainda mais transparente.

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Por fim, o ponto mais importante é que ter uma estratégia de comunicação interna ajuda a estimular a produtividade – já que criar um método de relação passa por estabelecer métricas funcionais e com resultados práticos. Ao ter organizado uma maneira de lidar com a equipe, a otimização do tempo de trabalho existirá – o que aumenta a produtividade.

Descubra: Comunicação interna nas empresas: Por que ela é tão importante?

Qual o melhor caminho para incorporar uma estratégia de comunicação na minha empresa?

Agora que você compreendeu um pouco melhor sobre o conceito de estratégia de comunicação interna – e porque ela é tão importante e fundamental para o pleno funcionamento das atividades corporativas – podemos avançar para a próxima etapa deste artigo e responder a seguinte pergunta: qual a melhor maneira de incorporar o método no ambiente de trabalho da minha empresa?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: o melhor caminho para extrair o máximo potencial de uma estratégia de comunicação interna é por meio de uma plataforma digital que unifica toda a troca de mensagens e informações da empresa – e o nome desse sistema se chama Intranet Corporativa.

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Nós, da MMCafé possuímos uma plataforma de comunicação interna que não só integra todos os membros de uma empresa em uma grande rede de informações, como disponibiliza à gestão ferramentas capazes de otimizar a administração das tarefas dos colaboradores, bem como encaminhar mensagens, documentos e muito mais!

Com mais de 100 funcionalidades, módulos para todos os setores da companhia e uma infinidade de serviços, o sistema da MMCafé ainda é 100% personalizável – que irá garantir que todas as demandas e necessidades da gestão sejam cumpridas da melhor maneira possível.

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