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7 passos essenciais para engajar colaboradores na rede social corporativa

Entenda quais são os passos a serem seguidos para engajar colaboradores e ter sucesso na implementação da rede social corporativa da sua empresa.
Engajar Colaboradores

Estabelecer uma rede social corporativa exige mais do que implementar uma plataforma e deixar que os colaboradores tenham a iniciativa de participar. Especialmente em ambientes que nunca foram aplicadas tais práticas, criar uma cultura para engajar colaboradores na plataforma de comunicação interna requer um trabalho estratégico e contínuo. 

Reconhecer a necessidade de uma plataforma que integre de forma completa a sua organização é o primeiro passo para uma trajetória de sucesso, que vai ajustar as debilidades diagnosticadas e alavancar os resultados. 

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8 Passos Essenciais Para Engajar Colaboradores Na Rede Social Corporativa

Mas, afinal, o que de fato é uma rede social corporativa e qual a real importância desta ferramenta para uma empresa? Leia este artigo até o final e entenda tudo o que precisa sobre o assunto de hoje.

Como funciona uma rede social corporativa?

A rede social corporativa nada mais é do que uma plataforma online para colaboradores de determinada empresa. Esta plataforma é exclusiva para gestores e funcionários, onde apenas quem faz parte da organização pode ter acesso.

Funciona como um canal de conexão entre membros de uma organização. Neste espaço, podem conter postagens informativas, grupos de discussão, enquetes, glossário, documentações, lembretes, chats e diversas ferramentas que auxiliam na manutenção e crescimento da empresa.

Mas para que a rede social corporativa funcione da maneira adequada e traga os resultados esperados, o desafio da comunicação interna é engajar colaboradores e fazer deles participantes ativos nos processos.

Como engajar os colaboradores na rede social corporativa?

Implementar uma rede social corporativa e fazer com que ela vire um hábito organizacional pode ser um desafio na maioria dos casos. Apesar de estarmos em uma realidade cada vez mais conectada, as tecnologias de redes sociais no ambiente corporativo são relativamente recentes.

Abaixo vão algumas dicas para a aplicação de uma rede corporativa eficaz e capaz de engajar colaboradores de todos os setores da organização. Saiba quais são e como iniciá-las hoje:

1 – Entender a linguagem do colaborador

Mais do que comunicar com frequência, é importante comunicar com estratégia. E estas estratégias só podem ser aplicadas quando se conhece a linguagem adequada do seu colaborador.

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Entenda o perfil de público no qual a sua empresa está inserida e retire desta pesquisa a melhor maneira de fazer com que os funcionários da empresa sintam-se atraídos para participar desta nova solução. 

2 – Diagnóstico de comunicação interna

Entender quais as necessidades desse público, como ele se sente hoje em relação a comunicação, quais são as mensagens nas quais ele mais se identifica, qual o nível de tecnologia na qual ele é adepto, entre outras questões que devem ser levantadas. 

Entender sobre os desafios da comunicação interna e o clima organizacional será um fator importante para criar a estratégia que irá engajar colaboradores organicamente. A partir deste ponto, traçar os próximos passos.

3 – Replanejamento da comunicação e endomarketing

A equipe de comunicação interna será responsável por replanejar a estrutura de comunicação da empresa. Entender que uma nova plataforma requer estratégias diferentes de aplicação e manutenção.

Modificar a linguagem, se necessário, e ressignificar outros fatores para que os funcionários sejam adaptados ao modelo atual. Fortalecer o endomarketing proporcionará que os usuários da rede social corporativa estejam alinhados com os propósitos da empresa.

4 – Ferramentas de interação 

Utilize as ferramentas de interação que são recursos da plataforma de comunicação interna como forma de engajar colaboradores. Funcionalidades de quiz e gamificação são excelentes estratégias para incentivar funcionários a aprenderem melhor sobre determinado assunto e criarem o senso de grupo.

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Um questionário também pode ser uma maneira de realizar melhorias. O colaborador será um dos agentes fundamentais para informar possíveis falhas na comunicação, necessidade de reestruturação de equipes, entendimento do clima organizacional e outros fatores. 

5 – Incentivar comentários e publicações

Especialmente na rede social corporativa, ferramenta que proporciona uma interação maior entre funcionários e líderes, criar publicações que incentivem os participantes a comentar e publicar assuntos referentes ao campo de trabalho, vai proporcionar um ambiente mais aberto a posicionamentos.

A partir do momento em que é estabelecida uma linguagem adequada ao público-alvo, a empresa pode criar estratégias para engajar colaboradores através de relatos do dia de trabalho, novas qualificações, premiações e outros assuntos. 

6 – Participação ativa de gestores e líderes

Os líderes têm papel fundamental para engajar colaboradores na rede corporativa, especialmente em fase de implementação. Uma das formas de estimular o funcionário a ser mais participativo, é realizar postagens com regularidade, sempre estimulando a opinião de todos sobre determinado assunto.

Utilize vídeos como uma estratégia de proximidade. Estes vídeos podem ser gravados com o próprio celular e postados na rede social corporativa, informando sobre um próximo evento, resultado de pesquisas internas, atualizações recentes e qualquer informação que seja interessante. 

7 – Feedbacks

Você já entendeu com as informações acima que incentivar a participação dos funcionários é um fator muito importante para engajar colaboradores. Mas, só isso não é o suficiente para estabelecer uma conexão eficaz.

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Os feedbacks são determinantes para que os usuários da rede social corporativa se sintam mais encorajados a continuar contribuindo para a boa comunicação interna. Sempre retorne com resultados de pesquisas, informe sobre tomadas de decisões, quais serão os próximos passos e como o colaborador é e será um agente fundamental para melhorias. 

Erros que atrapalham a comunicação para engajar colaboradores

Alguns erros também devem ser evitados para engajar colaboradores e fazer com que o funcionamento da plataforma de comunicação interna seja realmente efetivo. Veja quais são os equívocos mais encontrados:

Erro 1 – Incluir a rede corporativa como mais um canal

Ter diversos canais de comunicação com o colaborador pode ser uma prática ineficiente para a boa comunicação interna da empresa. A partir da implementação da plataforma, a melhor forma de engajar colaboradores é fazer com que eles sejam orientados a entrar e participar para saber as informações que precisam. 

Usar murais, folhetos, e-mails e outros canais para dar a mesma informação, vai atrapalhar a efetivação da rede corporativa, especialmente aos funcionários pouco adeptos à tecnologia. Empregue a sua rede corporativa como o meio principal de comunicação interna e os demais recursos atuarão como satélites, que serão auxiliadores para questões menos importantes.

Erro 2 – Não ter uma comunicação clara

A partir do momento em que os outros canais que antes eram usados para dar informações ao colaborador são extintos ou ressignificados, os funcionários devem estar cientes de onde encontrarão avisos, documentos, próximas datas importantes, eventos e as demais programações da empresa.

Não ter uma comunicação clara dificulta a implementação da rede corporativa e faz com que o engajamento não flua da maneira esperada. Se necessário, elabore reuniões para esclarecer os novos métodos e mudanças. 

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Perguntas frequentes

Deixamos abaixo as dúvidas mais frequentes relacionadas à rede corporativa pelos clientes que desejam otimizar a comunicação interna da sua empresa. 

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