Skip to main content

O que é comunicação interna? 5 exemplos + Ideias Inovadoras

Entenda o que é comunicação interna e confira exemplos e ideias para elevar o nível na sua empresa!
O Que É Comunicação Interna?
13/04/2023

Assim como em relacionamentos a troca de ideias é fundamental; por isso, saber o que é a comunicação interna é um dos pilares que sustentam uma organização. Por isso, é essencial entender o que é comunicação interna e sua importância. Isso porque, a falta dela gera prejuízos em vários sentidos, até mesmo financeiros.

Acima de tudo, somente através da clareza sobre os processos, informações e também regras da corporação é possível alinhar toda a equipe dentro de um mesmo objetivo. Enfim, com todos caminhando na mesma direção, a rotina de trabalho se torna eficiente.

Portanto, o grande desafio é desenvolver suas estratégias de comunicação interna de forma que gere os resultados esperados, potencializando os recursos humanos. Para isso, técnicas, soluções e ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Então continue lendo este artigo para entender o que é comunicação interna na empresa, qual a sua importância, além das ferramentas e estratégias que você precisa conhecer. Vamos lá?

O que é comunicação interna na empresa?

Em síntese, a comunicação interna é um conjunto de práticas e ações tomadas ao decorrer de todo o ano com foco na transmissão de informações aos colaboradores da empresa. Logo, seu objetivo é comunicar, alinhar e evitar a desinformação.

Para isso se estabelecem alguns canais que possibilitam que a informação chegue ao público-alvo de interesse, de forma acessível e compreensível. Portanto, não apenas o canal, como também a forma do conteúdo, são cruciais para o sucesso das iniciativas.

Post-Mmcafe-Ebook
O Que É Comunicação Interna? 5 Exemplos + Ideias Inovadoras

Acima de tudo, vale ressaltar a diferença entre o que é comunicação interna e endomarketing . O primeiro tem como objetivo a informação do colaborador. Já o segundo promove a interação entre os colaboradores, engajamento e motivação no dia a dia de trabalho.

Importância da comunicação interna eficiente

Acima de tudo, a comunicação interna possui um papel estratégico para a companhia. Isto é, ela tem papel fundamental na disseminação da informação, alinhamento com os valores e missão da empresa, como também estreitar o relacionamento entre a equipe.

Então quando a comunicação interna atinge estes objetivos, ela se mostra eficiente. Consequentemente, são muitos os benefícios que se pode perceber dentro da organização, tais como:

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional pode ser definida – de maneira resumida – como um conjunto de crenças, valores e normas que influenciam o clima da empresa – e faz toda a diferença na organização.

Logo, o seu fortalecimento – de forma qualitativa e com significado – significa que os colaboradores têm comportamentos alinhados com este conjunto, o que confere mais valor à empresa.

As equipes são mais engajadas

O alinhamento claro e uma cultura organizacional fortalecida se refletem em equipes mais colaborativas, pois todos trabalham em prol de um mesmo objetivo.

Além disso, a cultura da comunicação – e da harmonia entre todos da equipe e colaboradores – é estimulada e todos se sentem à vontade para propor suas ideias e soluções.

Evita a desinformação

Hoje em dia, um dos principais problemas enfrentados pelas organizações não é a falta de comunicação, mas sim, as consequências dela. Logo, a desinformação acontece quando o colaborador recebe as informações por terceiros ou por meio de fofocas.

Enfim, isso impacta negativamente na cultura organizacional, pois a empresa perde o controle da propagação de informações. Ou seja, elas podem ser transmitidas de forma equivocada ou incompleta, gerando um clima de mal estar geral.

Melhora o clima organizacional, diminuição de turnover e atração de talentos

Por outro lado, quando a comunicação interna é eficiente e chega ao colaborador pelos canais oficiais, estes canais “extras” perdem sua força e influência. Ou seja, menos fofoca, menos desinformação e melhor clima organizacional.

Graphic Designer Job Description 1024X576 5
o que é comunicação interna.

Em suma, os principais motivos de desligamentos estão relacionados à falta de comunicação. Isto é, o colaborador não compreende sua importância dentro do contexto do negócio, se sente desconectado com os valores e fica desanimado com o trabalho.

Por fim, esses benefícios tendem não apenas a reter mais atentos, como também atrair pessoas interessadas em participar desta cultura fortalecida. Isso impacta na imagem do negócio para com seus clientes, sejam eles B2B ou B2C.

5 Exemplos para entender o que é comunicação interna

Como dissemos aos explicar o que é comunicação interna, ela faz parte fundamental de uma companhia e, sem ela, a companhia não consegue operar de maneira excelente e todo o corpo de colaboradores acaba por perder.

Então, como comunicar de forma eficiente para atingir estes objetivos? Em suma, existem algumas formas de propagar a informação de forma organizada e objetiva, confira a seguir alguns exemplos.

1. Intranet Corporativa

Sem dúvida, a Intranet Corporativa é o meio mais eficiente e seguro de centralizar, formalizar e organizar a informação da corporação. Em suma, a Intranet é uma plataforma digital que possui múltiplas funcionalidades, entre elas, a disseminação da informação.

Hoje em dia, ela se tornou a principal ferramenta de grandes companhias para fortalecer sua comunicação. Isso porque, se trata de um local seguro, configurado para atender à Nova Lei Geral de Proteção de Dados e conferir mais segurança para o colaborador e empresa. 

Pensando em criar uma Intranet? Confira: Como criar uma intranet para empresa: o que você precisa saber

2. Rede Social Corporativa

Em segundo lugar, a Rede Social Corporativa é um local onde as informações podem ser transmitidas de forma mais interativa. Logo, o espaço é muito propício para divulgar informações rápidas, sem a necessidade de um vocabulário muito formal.

Design Skills Image 4
o que é comunicação interna.

Além disso, a rede social permite a interação entre a equipe, seja para expressar sua gratidão em uma postagem de reconhecimento, comemoração de um resultado alcançado, ou até uma sugestão de publicações.

3. Mural de comunicados

Seja por papel ou até mesmo um mural digital – como a TV Corporativa ou o mural da Home Page da Intranet. O mural é um local para transmitir e reforçar as informações mais importantes.

Sendo assim, ele é útil para divulgar eventos, cursos, iniciativas e também avisos. Acima de tudo, ele precisa ocupar locais estratégicos de fácil e constante visualização, além de ser atualizado com frequência.

4. E-mail Corporativo

O uso do e-mail é um exemplo de ferramenta que requer cautela no seu uso. Afinal, o ideal é que a empresa possua um canal oficial, como a Intranet, que possibilite a organização e também ofereça ferramentas mais ágeis

Por outro lado, “lotar” a caixa de e-mails do colaborador pode atrapalhar sua rotina e desviar sua atenção. Além disso, não há como assegurar a organização, confirmação da leitura, segmentação eficiente, notificação e o mais importante, a mensuração de resultados, ferramentas disponíveis na Intranet MMCafé.

Além disso, muitas empresas utilizam para agendar e reservar salas de reuniões, o que hoje em dia é obsoleto. Afinal, Intranets inovadoras, como a Intranet MMCafé, já possuem módulos de reserva de salas e agendamento de reuniões dentro da ferramenta.

5. Newsletter

Por fim, a Newsletter é uma forma de entregar as informações mais relevantes ao mesmo tempo e costumam ter uma frequência definida. Ao passo que é interessante, lembre-se que ela requer mais tempo de leitura, o que nem sempre o colaborador terá.

Cta_3_-_As_10_Melhores_Dicas_Antes_De_Contratar_Uma_Intranet
O Que É Comunicação Interna? 5 Exemplos + Ideias Inovadoras

Acima de tudo, a newsletter precisa ter conteúdo interessante e direcionado para cada setor. Por exemplo, para além dos informativos, que tal adicionar sugestões de leituras que incentivem a inovação?

Ideias para inovar na Comunicação interna com a Intranet MMCafé

Agora que você entendeu o que é comunicação interna, precisa estar sempre conectada com tendências, inovações e tecnologias que possam otimizar os KPI’s do setor – por isso, estar atento a comunicação interna é extremamente relevante.

Então, que tal ir além dos exemplos citados e começar a elevar o nível na sua empresa quando o assunto é a comunicação interna? Confira algumas ideias para aplicar na sua empresa agora!

Chat

Através do chat, é possível criar grupos segmentados, ou seja, canais de informações diretos com diferentes níveis de responsabilidade, tais como diretores, gestores, líderes, etc. Seja para enviar mensagens rápidas, lembretes ou tirar dúvidas.

Feature 11 1024X691 6
o que é comunicação interna.

O mais importante é que todas as conversas são logadas e armazenadas em banco de dados na nuvem, conferindo mais segurança para empresa e colaborador, sem perder a praticidade.

Abertura de Chamados

Outra forma de tornar a comunicação mais acessível para os colaboradores, é através da Abertura de Chamados. Através dele, os colaboradores têm acesso ao RH de forma transparente e individual.

Illustration Of Internet Communication Graphics 4074957 1 6
o que é comunicação interna.

Dessa forma, estimula mais confiança para enviar elogios, reclamações ou sugestões, como também tirar suas dúvidas. Nesse sentido, ao receber os chamados é possível também mapear as principais dúvidas e gargalos de comunicação como um todo.

Entenda melhor o porquê e como implementar a abertura de chamados na empresa.

Notificações

Às vezes, para tornar a comunicação mais eficiente, a repetição se torna um meio eficaz. Mas como fazer isso sem parecer intromissivo e chato? Com o módulo de Notificações, é possível criar alertas com disparo de avisos para usuários ou grupos da Intranet.

Além de notificar datas, campanhas e avisos, também é possível acionar Supervisores e Equipe de Gestão a qualquer momento, mesmo quando não estiverem em seus postos de trabalho

Capacitação

Seja o manual de Integração do novo colaborador, ou a capacitação de toda equipe. A Intranet MMCafé também funciona como uma Base de Conhecimento, onde é possível oferecer cursos e treinamentos dentro da plataforma.

Banner-Site-Blog-Comunicacao3
O Que É Comunicação Interna? 5 Exemplos + Ideias Inovadoras

Além disso, através dos recursos de Gamificação, o processo se torna mais leve e estudos já demonstram maior efetividade e engajamento. Portanto, esta é uma ferramenta inovadora que veio para ficar.

Saiba o que é, quais são os benefícios e como aplicar gamificação na empresa!

Precisa de ajuda para tornar sua comunicação interna mais eficiente? Fale com a MMCafé!

De fato, a forma de se comunicar tem passado por transformações cada vez mais evidentes, com mudanças também impulsionadas pelos novos formatos de trabalho. Ao compreender o que é comunicação interna, fica claro que a sua empresa precisa acompanhar essa evolução.

A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais acessível e funcional. Por exemplo, a Intranet MMCafé é desenvolvida pensando 100% na experiência do usuário. Como resultado, ela é extremamente intuitiva e fácil de usar.

O que é comunicação interna?

Entender o que é comunicação interna é muito simples: ela pode ser definida – no sentido corporativo – sobre toda a forma de transmissão e troca de mensagens na companhia.

Quais são as vantagens em entender o que é comunicação interna?

Ao entender o que é comunicação interna, a gestão de uma empresa terá uma maior integração entre os colaboradores, otimização do tempo na execução das tarefas, melhoria nos indicadores de performance, entre outros.

Por que investir na comunicação interna?

Porque ela é o melhor caminho para unificar a troca de mensagens e informações relevantes da empresa entre a gestão e os colaboradores.

Como estimular a comunicação interna?

A melhor maneira é através de um sistema comunicação capaz de sintetizar a troca de informações e dados entre a equipe – para isso, uma intranet é ideal.

Do que se trata uma intranet?

Uma intranet é uma plataforma de troca de mensagens e comunicação digital que auxilia a gestão na administração dos colaboradores, além de ter a capacidade de armazenar materiais capazes de capacitarem a equipe. A Intranet Corporativa da MMCafé possui as ferramentas com estes potenciais.

Dessa forma, fica muito mais fácil e seguro centralizar as informações e engajar o colaborador durante todo o ano, promovendo a cultura organizacional. E então, tiramos todas as suas dúvidas quanto o que é comunicação interna? Se você precisa de ajuda para tornar sua comunicação interna mais eficiente, fale com a MMCafé!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.