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5 ações de comunicação interna para otimizar o ambiente de trabalho

Descubra neste artigo o poder revolucionário que investir em ações de comunicação interna irá trazer para otimizar toda a atividade corporativa
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novembro 7, 2022

Otimizar o local de trabalho para tornar a atividade corporativa cada vez mais eficiente e produtiva é a grande meta de qualquer empresa. Para transformar esse objetivo em realidade, milhares de ferramentas e tecnologias surgem no mercado a cada momento – e todas elas possuem algo em comum: tornar o exercício empresarial mais simples e vivo.

Entretanto, nenhum grande projeto pode ser realizado sem o intermédio e cooperação de todos os membros envolvidos. Não basta apenas ter uma alta liderança cheia de boas ideias e com o preparo e capacitação para desempenhar suas atribuições: se todos os colaboradores não estiverem comprometidos, nenhuma ideia será capaz de sair do papel.

Por isso é extremamente importante – e indispensável – investir em boas ações de comunicação interna para estimular o engajamento, dedicação e compromisso de todos os membros que compõem a equipe para somatizar as energias em prol do cumprimento da missão da empresa – e entender a importância deste ponto fará toda a diferença no final.

Neste artigo, iremos compreender um pouco melhor sobre como algumas ações de comunicação interna serão capazes de promover ainda mais produtividade e engajamento no seu ambiente de trabalho. Entretanto, antes de irmos direto neste ponto, é necessário respondermos a uma pergunta: do que se trata as ações de comunicação interna?

O que são as ações de comunicação interna?

Como citamos anteriormente, o mundo está a cada dia mais conectado e dinâmico – o que permitiu que milhões de pessoas em todo o mundo estabelecem laços – de onde saíram inúmeras ideias e novas tecnologias que mudaram – para sempre – a forma como a humanidade se organiza em sociedade.

A internet foi, sem dúvida, a maior revolução da comunicação em toda a história do mundo. É graças a esse sistema que vários projetos conseguem sair do papel e ocupar o seu espaço na realidade. A troca de informações entre membros de um projeto é indispensável – e por meio de um sistema digital inteligente, é possível extrair ao máximo o seu potencial e obter o aprimoramento de todos os processos que compõem a atividade empresarial.

Ações De Comunicação Interna
Ações De Comunicação Interna | Foto Reprodução: Freepik

Por esse motivo, investir em ações de comunicação interna será sempre uma boa ideia – uma vez que bons projetos só podem ser executados com a troca de mensagens e informações eficiente e assertiva. 

Essas ações de comunicação interna envolvem reorganizar, modificar, alterar, substituir ou inserir elementos que permitam otimizar o processo de transmissão de mensagens pela alta liderança para os seus colaboradores e membros envolvidos nos projetos da empresa. Uma vez que essa mudança ocorra, os resultados começarão a aparecer logo em seguida.

Veja também: Comunicação interna nas empresas: Por que ela é tão importante?

As vantagens em investir em boas ações de comunicação interna

Entre as mais importantes vantagens em se ter uma boa metodologia de comunicação interna no ambiente de trabalho está em seu potencial de elevar o grau de engajamento e comprometimento dos colaboradores em torno de suas tarefas e realizações – uma vez que toda a atividade empresarial se torna mais leve e dinâmica.

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Ações De Comunicação Interna | Foto Reprodução: Freepik

Outra importante vantagem está na produtividade, uma vez que o objetivo das ações de comunicação interna é eliminar completamente ruídos e falhas na troca de informações entre a alta liderança e os seus colaboradores. Uma vez otimizada a comunicação, a equipe receberá melhor as suas tarefas e poderá as executar com mais fidelidade.

Por fim, investir em ações de comunicação interna criará um ambiente de trabalho cada vez mais leve, criativo, dinâmico e organizado – o que permite o surgimento de uma infinidade de novas ideias e caminhos para realizar uma mesma tarefa de maneira mais prática e assertiva.

5 ações de comunicação interna para aprimorar a atividade corporativa

Agora que você já compreendeu um pouco melhor sobre do que se trata as ações de comunicação interna – bem como as suas principais vantagens para o ambiente de trabalho – podemos avançar para a próxima etapa deste artigo e entender algumas boas medidas para otimizar ainda mais a atividade e a realização das tarefas por seus colaboradores. São elas:

  • Invista em feedbacks: uma das mais simples – e eficientes – ações de comunicação interna é a realização de feedbacks e questionários constantes. Deste modo, é possível identificar obstáculos e desafios que precisam ser superados para tornar a troca de informações ainda mais assertiva e produtiva;
  • Crie trabalhos em grupo: uma boa maneira de estimular a comunicação interna no ambiente de trabalho é colocar os colaboradores para interagirem entre si. O ser humano é por natureza um ser social – e, quando colocado para trabalhar em conjunto, a tendência será sempre o de somar esforços para obter um resultado em comum;
  • Incorpore a gamificação: o sistema de gamificação importa a mesma lógica de incentivos presente nos jogos online e cria um ambiente de trabalho competitivo e rico – o que ajuda a tornar a comunicação interna mais fluida e dinâmica;
  • Trace um perfil dos seus colaboradores: outro ponto importante dentre as ações de comunicação interna é entender como os seus colaboradores pensam, quais os melhores incentivos para se utilizar com cada um deles, etc;
  • Instale uma plataforma de comunicação interna: por fim, ter uma ferramenta digital que seja capaz de unificar toda a troca de mensagens e informações da empresa em um único lugar é o caminho ideal para a otimização da comunicação interna no ambiente de trabalho.

Uma vez compreendida quais são as melhores e mais importantes ações de comunicação interna, uma dúvida surgiu no ar: qual a melhor maneira de unificar todas essas práticas em uma única ferramenta, que seja prática, simples e profissional?

Descubra: Endomarketing e comunicação interna: O que são e porque são indispensáveis para sua empresa

A resposta está com a MMCafé!

Por meio de uma Intranet Corporativa, é possível integrar todas as ações de comunicação interna que citamos acima e obter todas as vantagens desse sistema – como maior engajamento, comprometimento da equipe e elevação dos indicadores de desempenho e produtividade.

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FAQ

O que é a comunicação interna?

Em um sentido corporativo, a comunicação interna diz respeito a troca de mensagens e informações que ocorrem dentro do ambiente de trabalho de uma empresa.

Por que a comunicação interna é tão importante?

Porque é somente por meio de uma comunicação inteligente que a alta liderança de uma companhia conseguirá somatizar os esforços dos colaboradores e obter resultados satisfatórios.

O que são ações de comunicação interna?

São práticas capazes de aprimorar a transmissão de informações da gestão de uma empresa para todos os membros que compõem a sua equipe.

Qual a melhor maneira de realizar essas ações?

Por meio de uma ferramenta digital de comunicação interna – popularmente conhecida no universo corporativo como Intranet.

O que é uma Intranet?

É uma plataforma capaz de unificar toda a troca de mensagens e informações de uma empresa – o que confere à gestão mais controle sobre as atividades de seus colaboradores.

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