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5 passos para reduzir problemas de comunicação interna da sua empresa

Entenda quais são os fatores essenciais para reduzir problemas de comunicação interna empresarial e ter melhores resultados.
Reduzir Problemas De Comunicação Interna
16/03/2023

Reduzir problemas de comunicação interna é um termo bastante procurado por gestores que enxergam os desafios de estabelecer as relações humanas em prol de uma visão em comum. E existem estratégias capazes de transformar empresas em grandes cases de sucesso do mercado.

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5 Passos Para Reduzir Problemas De Comunicação Interna Da Sua Empresa

Desde os primórdios da humanidade, o que conecta e estabelece as relações humanas é a comunicação. Essa é a principal forma de entender o que o outro deseja transmitir e como eu quero ser compreendido, para enfim chegar a um determinado objetivo. Uma aplicação que pode ser feita em todas as áreas da vida.

Neste artigo, vamos falar especialmente da comunicação no âmbito empresarial, sua importância, desafios e quais são os passos fundamentais a serem seguidos se você deseja reduzir problemas de comunicação interna da sua empresa. Leia até o final e entenda o tema por completo. 

A importância da comunicação interna

Ao falar de uma empresa de sucesso, não raro pensamos em profissionais extremamente capacitados, com excelente base técnica e prontos para encarar qualquer desafio. E de fato, ter funcionários preparados é vital para realizar um bom trabalho. 

Mas pouco adianta ter uma equipe capacitada se os ruídos da comunicação atrapalham o alcance de resultados. O crescimento progressivo de uma empresa depende diretamente de uma comunicação interna que funcione, e esta comunicação precisa ser fluida e inteligente. 

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5 Passos Para Reduzir Problemas De Comunicação Interna Da Sua Empresa

Uma comunicação interna bem estruturada é a ferramenta ideal para reduzir erros, melhorar o clima organizacional, ter funcionários mais motivados, produtividade constante e, consequentemente, maiores resultados.

Descubra: 5 ações de comunicação interna para otimizar o ambiente de trabalho

Quais os principais problemas de comunicação interna?

Geralmente, quando grandes erros acontecem dentro de uma empresa, pequenos problemas já poderiam ser identificados com uma cultura de comunicação bem estabelecida. 

Erros de comunicação contínuos e repetitivos também podem afetar o clima organizacional e as relações interpessoais. Saber como reduzir problemas de comunicação interna é a chave para ter uma estrutura com equipes que trabalhem em harmonia, objetivando a produtividade do trabalho e a entrega de resultados. 

Reduzir problemas de comunicação interna

Já sabemos que a comunicação interna e o marketing de incentivo são práticas indispensáveis para ter uma empresa saudável e produtiva. Mas, quais são os caminhos para não ter falhas recorrentes no cotidiano da empresa?

Abaixo vamos te mostrar 5 pilares para pôr em prática na sua empresa hoje mesmo e começar a reduzir problemas da comunicação interna. 

Diagnóstico de comunicação

O diagnóstico de comunicação é o primeiro passo para reduzir problemas de comunicação interna. O responsável (ou responsáveis) por este diagnóstico deve analisar quais são as principais falhas e erros cometidos pela equipe, o que pode ser modificado, ressignificado ou otimizado. 

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5 Passos Para Reduzir Problemas De Comunicação Interna Da Sua Empresa

O principal objetivo é entender qual o ponto de partida para realizar as melhorias. E ao realizar este diagnóstico vemos que a base dos problemas e das soluções sempre se dá nas questões humanas e comportamentais. Todos têm a sua parte de responsabilidade no início da mudança e na manutenção de boas práticas.

Comunicação horizontal

As estratégias que vão reduzir problemas de comunicação interna precisam ser baseadas no formato horizontal, ou seja, conectando todos os setores de uma empresa e fazendo a integração das equipes para cumprir o mesmo propósito. 

A adoção deste método fará com que todas as áreas envolvidas em um projeto estejam cientes sobre a finalidade e o papel de cada um para alcançar o objetivo estabelecido. 

Uma comunicação horizontal abrange também o momento em que o colaborador precisa acessar informação e ter as respostas para suas dúvidas. Esse problema pode ser solucionado com um portal corporativo bem estruturado, onde é possível consultar termos, documentos, verificar datas importantes e ter um recurso de atendimento ao funcionário. 

Fortalecimento do endomarketing

A equipe de comunicação interna deve estar empenhada no fortalecimento do endomarketing, ou seja, implementar estratégias que valorizem a imagem do negócio para seus funcionários. 

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5 Passos Para Reduzir Problemas De Comunicação Interna Da Sua Empresa

Fortalecer o endomarketing significa criar um relacionamento sólido com o seu colaborador, tornando-o um agente mais participativo, produtivo, incentivado e fiel aos valores e missão da empresa. Também fará com que ele seja mais receptivo às mudanças que vão promover as melhorias no grupo, pois passa a ter maior confiança na empresa em que trabalha. 

Pesquisas internas

Realizar pesquisas junto aos membros da organização com regularidade é uma estratégia excelente para reduzir problemas de comunicação interna. A primeira vantagem é o cultivo do senso de importância no colaborador diante da empresa no qual ele se empenha, tornando esse membro muito mais motivado em cumprir as suas tarefas e ser participativo.

Outra grande vantagem é utilizar estas pesquisas para entender quais são os desafios da comunicação interna e como anda o clima organizacional, assim traçar uma estratégia que seja eficaz em todos os sentidos. Afinal, quem melhor que o colaborar para auxiliar na identificação de falhas no seu meio?

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É importante que a empresa trabalhe com feedbacks, trazendo as respostas das pesquisas realizadas e próximos passos para melhorar as dificuldades que foram encontradas. Essa atitude é fundamental para incentivar seus colaboradores a continuar participando, mantendo todos engajados em prol de um objetivo em comum.

Marketing de incentivo

O marketing de incentivo é baseado na recompensa por atitudes e mudanças de seus funcionários diante das novas implementações. Esta estratégia deve ser aplicada quando a comunicação já está melhor estruturada.

A empresa pode utilizar de bonificações e prêmios que farão com que os funcionários se sintam mais empenhados em colaborar, participar e dar resultados. É mais uma forma de reduzir problemas de comunicação interna e manter as melhorias realizadas.

Descubra: Manter os colaboradores engajados é o melhor caminho para o sucesso?

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Perguntas frequentes

Algumas perguntas são bastante frequentes ao entender a necessidade de reduzir problemas de comunicação interna. Deixamos abaixo as respostas para as dúvidas que surgem relacionadas ao tema deste artigo.

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