Skip to main content

5 vantagens que uma plataforma de gamificação corporativa irá trazer para a sua empresa

Descubra o poder que uma plataforma de gamificação corporativa possui para transformar o ambiente de trabalho da sua empresa com 5 importantes vantagens
Admin Ajax.php?Action=Kernel&Amp;P=Image&Amp;Src=%7B%22File%22%3A%22Wp Content%2Fuploads%2F2022%2F11%2Fprofessional Player With Headset Playing Winning Video Game His Computer
07/11/2022

Otimizar os processos internos de uma empresa é fundamental e indispensável para o pleno funcionamento da atividade corporativa. O mundo moderno está cheio de novas tecnologias e possibilidades disponíveis no mercado para auxiliar a gestão nessa tarefa – compreender quais são essas ferramentas é o caminho certo para tornar este objetivo real.

Além de novos instrumentos e ideias que surgem a cada momento, há também outras metodologias de trabalho capazes de criarem os incentivos certos – que são capazes de não somente estimular o engajamento e comprometimento dos membros que compõem a equipe, quanto elevar o seu grau de capacitação e treiná-los para exercerem suas funções.

Esse é o papel de uma plataforma de gamificação corporativa: além de criar um ambiente de trabalho rico e competitivo – de maneira orgânica e saudável – esse mecanismo possui em sua estrutura estímulos que incitam os colaboradores a buscarem sempre novos caminhos para resolverem os obstáculos de suas atividades empresariais do dia a dia.

Neste artigo, iremos compreender um pouco melhor sobre quais são as melhores e mais importantes vantagens que incorporar uma plataforma de gamificação corporativa pode trazer para o ambiente de trabalho – bem como entender qual a melhor forma para aplicá-lo. Mas antes, precisamos saber: do que se trata uma plataforma de gamificação corporativa?

O que é uma plataforma de gamificação corporativa?

Como citamos anteriormente, nosso universo está a cada dia mais conectado e dinâmico – o que abriu as portas para que a tecnologia ocupasse mais espaço em nosso cotidiano, o que permitiu ainda mais otimização de todas as atividades – sejam elas as mais básicas e simples, sejam as mais avançadas e complexas – como em um ambiente empresarial dinâmico e rico.

Plataforma De Gamificação Corporativa
Plataforma De Gamificação Corporativa | Foto Reprodução: Freepik

Independente de qual for a sua função, as ferramentas digitais servem para um propósito em comum: tornar os processos automatizados, organizados e profissionais – o que impacta diretamente no resultado final dos projetos de uma equipe. Por isso, ter em mente que a tecnologia sempre será uma aliada para promover o sucesso de uma missão é extremamente importante e indispensável.

Uma plataforma de gamificação corporativa, como as demais tecnologias, garantem um ambiente de trabalho mais vivo, dinâmico, engajado e com colaboradores ainda mais capacitados – uma vez que um dos grandes objetivos dessa ferramenta é estimular o conhecimento dos membros da equipe.

Veja também: Como uma plataforma de gamificação irá revolucionar a comunicação da sua empresa

Como uma plataforma de gamificação corporativa funciona

Semelhante aos incentivos presentes nos jogos – sobretudo aqueles jogados por vários usuários online – uma plataforma de gamificação corporativa possui em sua estrutura mecanismos que visam estimular a competição no ambiente de trabalho – sempre de maneira harmoniosa e natural.

Portanto, o sistema estipula pequenos desafios e metas – que podem ser diários, semanais ou mensais – onde será necessário recorrer a uma maior capacitação e aprendizado por parte do colaborador para executar determinada tarefa. 

Young Couple Playing Video Game Home
Plataforma De Gamificação Corporativa | Foto Reprodução: Freepik

Uma vez batida a meta dentro do prazo estipulado, o usuário da plataforma de gamificação corporativa acumula pontos – que vão para a lista de ranqueamento, onde os melhores colocados alcançarão sempre as melhores colocações.

Além disso, uma boa plataforma de gamificação corporativa possui um sistema de recompensas digitais – como medalhas e emblemas especiais – que conferem ainda mais status e prestígio para quem conseguir bater as metas e superar as expectativas no ambiente de trabalho.

As vantagens de uma plataforma de gamificação corporativa

Agora que você compreendeu mais sobre o que é uma plataforma de gamificação corporativa e como ela funciona, podemos avançar para a próxima etapa deste artigo e descobrir quais são as melhores e mais interessantes vantagens presentes nesta ferramenta. São elas:

  • Engajamento: entre as mais importantes vantagens de uma plataforma de gamificação corporativa é o seu poder de estimular o engajamento em níveis bastante elevados – uma vez que seu sistema de incentivos consegue instigar os colaboradores a estarem cada vez mais dispostos para cumpirem suas metas;
  • Capacitação: por exigir que os membros da equipe superem suas tarefas por meio do conhecimento, a plataforma de gamificação corporativa consegue incentivar a busca por cada vez mais capacitação e treinamento por parte dos próprios colaboradores;
  • Otimização do tempo de trabalho: ao estipular metas em prazos fixos, a plataforma garante ainda mais otimização do tempo de trabalho – o que torna a atividade ainda mais rentável;
  • Comprometimento: pelas recompensas e a valorização do exercício bem feito, os colaboradores se sentem satisfeitos e cada vez mais comprometidos e dedicados com os projetos e missões da empresa;
  • Produtividade: por fim, o grande objetivo de uma plataforma de gamificação corporativa é elevar a produtividade – e através do incentivo de competição, a equipe sempre pensará em dar um passo a mais para superar as metas.

Uma vez compreendido o quão interessante pode ser uma plataforma de gamificação corporativa para a atividade empresarial, uma pergunta deve ter surgido no ar: qual a melhor ferramenta disponível hoje no mercado capaz de unificar todas as suas características e entregar uma execução de qualidade e com a assertiva necessária para elevar os indicadores de desempenho de todos os membros que compõem a minha equipe?

Descubra: Por que a gamificação no trabalho é indispensável para uma empresa

A MMCafé e sua Intranet Corporativa

A resposta para essa pergunta é bastante simples: a melhor ferramenta para incorporar uma plataforma de gamificação corporativa é a chamada Intranet – ou também conhecida como sistema de comunicação interna – e nós, da MMCafé, possuímos essa tecnologia e que já vem como o módulo de Gamificação.

Através da Gamificação da MMCafé, seus colaboradores terão em mãos uma plataforma que incentivará a competição saudável entre os membros da equipe com o objetivo de cumprirem metas e superar os desafios. Por meio dela, será possível obter ainda mais engajamento no ambiente de trabalho – além da otimização do tempo e da produtividade.

Alice 11 2 1
5 Vantagens Que Uma Plataforma De Gamificação Corporativa Irá Trazer Para A Sua Empresa 6

Além disso, a Intranet Corporativa da MMCafé possui mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços criados do zero para atender exatamente às demandas que a gestão de uma empresa precisa para suprir todas as suas necessidades.

Confie em quem tem mais de 20 anos de experiência no mercado de Intranet no Brasil e venha fazer parte da MMCafé! São mais de 200 cases de sucesso que já incorporam o nosso sistema e mudaram – para sempre – a dinâmica de trabalho em suas empresas. Solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma e veja a mudança acontecer!

FAQ

O que é uma plataforma de gamificação corporativa?

Trata-se de um sistema digital que incorpora a mesma lógica de incentivos presente nos jogos online para o ambiente de trabalho de uma empresa.

Qual é o objetivo dessa plataforma?

Estimular a competitividade orgânica e natural entre os membros que compõem a equipe e extrair melhores resultados dos colaboradores.

Quais são as vantagens de uma plataforma de gamificação?

Elevação da disposição e comprometimento da equipe em torno dos projetos e missões da empresa, maior produtividade, otimização do tempo de trabalho e maiores níveis de capacitação e treinamento dos colaboradores.

Qual a melhor ferramenta disponível para incorporar uma plataforma de gamificação?

O melhor sistema disponível hoje no mercado é uma Intranet Corporativa.

O que é uma Intranet Corporativa?

É uma plataforma digital de comunicação interna que unifica toda a troca de mensagens e informações do ambiente corporativo em um único lugar – que permite maior controle da gestão sobre seus colaboradores e a otimização de toda a atividade empresarial.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.