Skip to main content

7 razões para implementar uma plataforma de Comunicação Interna

A sua empresa está considerando uma nova intranet como plataforma de comunicação interna, mas está se perguntando se vale a pena? LEIA MAIS!
Findstack
28/04/2023

A sua empresa está considerando uma nova intranet como plataforma de comunicação interna, mas está se perguntando se vale a pena – e se realmente possui a capacidade de otimizar todos os processos internos e tornar a companhia mais produtiva?

Essa solução de última geração, conhecida como intranet interativa, tem pouca semelhança com as intranets quebradiças de antigamente, pois traz o melhor que a comunicação, colaboração e rede social têm a oferecer através de muita tecnologia, em um ambiente de trabalho virtual integrado.

Isso é bom porque, à medida que as empresas ficam mais fragmentadas e distribuídas, com pessoas trabalhando em diferentes lugares com variadas informações e ferramentas, há uma necessidade explícita de um lugar central para se manter informado de maneira eficiente.

1. COMUNIQUE E INTEGRE 

Cada vez mais as empresas buscam por melhores resultados e consequentemente implementam uma vasta quantidade de ferramentas, cada um com um objetivo diferente tornando a gestão um bicho de 7 cabeças.

Plataforma De Comunicação Interna
7 Razões Para Implementar Uma Plataforma De Comunicação Interna 8

Softwares como CRM, ERPS, Services Desk, Chats, intranet entre outros fazem parte da realidade de muitas empresas e é comum observar que muitos gestores e seus colaboradores se perdem com tanta informação em lugares diferentes.

A integração e a centralização da informação nos dias atuais passaram de uma simples opção para a real organização de tudo e se tornou algo necessário quando o assunto é elevar o padrão de comunicação, garantindo ótimos resultados na produtividade da empresa.

Ao entender esta necessidade, a MMCafé oferece para os seus clientes uma plataforma de Intranet pronta para integrar pessoas, processos e sistemas – via API. Facilite processos integrando as pessoas e os sistemas da sua empresa.

Veja: Guia definitivo para uma comunicação interna de qualidade

2. FORMALIZE E ORGANIZE

Evitar a “rádio peão” e ter um local único, com documentos oficiais e formalizados, contribui de maneira excelente com a qualidade da Comunicação Interna de uma empresa. Manter seus conteúdos organizados em um local digital, que formalize aos seus colaboradores o que é relevante e de maneira segmentada por grupos ou áreas – como informações, políticas, arquivos, documentos e processos – é a chave para o aumento da produtividade e engajamento da sua equipe.

Plataforma De Comunicação Interna
7 Razões Para Implementar Uma Plataforma De Comunicação Interna 9

Com a plataforma de comunicação interna da MMCafé, você conta com recursos como “leitura comprovada”, “aceite de termos”, “busca indexada”, “galeria de mídias”, “versionamento de documentos” e “ciclos de revisão automática”, que garantem a relevância e organização dos conteúdos. Além disso, nossa plataforma é compatível com a LGPD para proteger a sua empresa e seu time de penalidades e multas.

3. GANHE PRODUTIVIDADE

Acabe com o retrabalho e informações descentralizadas, de difícil acesso. Com o envolvimento de processos, pessoas e informações em um só lugar, tudo fica mais prático! O aumento da produtividade se dá quando os processos são mais bem estruturados e de fácil compreensão, e implementados em uma ótima plataforma de comunicação interna tudo fica mais simples.

Consequentemente o colaborador melhora o próprio desempenho, impactando de maneira positiva no fluxo de trabalho da empresa. Ao reunir informações importantes em um só local, o colaborador evita acessar diversos sistemas para encontrar o que precisa, e ainda evita encontrar documentos obsoletos.

Além disso, o módulo “Fluxo de atendimento” garante mais assertividade e agilidade em relação à processos, o que poupa o tempo do colaborador para que realize outras atividades. Conte também com a “Busca indexada” que, em segundos, permite que o colaborador encontre o que precisa, ainda que o termo pesquisado não esteja contido no título do arquivo, mas sim dentro dele em seu conteúdo.

4. GERENCIE E ANÁLISE

Tenha métricas para medir e melhorar os resultados do time. Uma plataforma de comunicação interna eficaz fornece o diagnóstico da comunicação da sua empresa e de seus processos. A plataforma MMCafé permite acessar Dashboards e relatórios que te entregam métricas em tempo real para que seja possível identificar a melhor tomada de decisão.

Plataforma De Comunicação Interna
7 Razões Para Implementar Uma Plataforma De Comunicação Interna 10

Além disso, é possível também identificar quais conteúdos são os mais acessados, ou mais procurados, ou mesmo quais informações o colaborador apresenta mais dúvidas e questionamentos e estão – ou não – sendo sanadas.

Eu Quero uma Ferramenta que me Ofereça Gestão da Comunicação

5. PERSONALIZE E DESTAQUE

Seja para publicar, segmentar ou criar, é importante contar com uma plataforma de comunicação interna intuitiva, de fácil e ágil usabilidade, configurada do seu jeito e atender exatamente todas as demandas que uma empresa precisa superar.

Toda a publicação pode ser feita de forma simples e intuitiva, assim a sua marca fica mais presente com a identidade visual e linguagem personalizadas para frisar melhor a lembrança na mente do seu colaborador. Sua equipe define as integrações, podendo configurá-las e testá-las com facilidade.

6. SOCIAL E INTERATIVIDADE

Uma plataforma de comunicação interna de qualidade permite a colaboração social da equipe. Com a solução MMCafé você engaja e dá voz aos colaboradores, incentivando a participação nos projetos da empresa. Identifique rapidamente e corrija possíveis falhas ou ruídos de comunicação ao estabelecer uma comunicação com via de mão dupla.

Plataforma De Comunicação Interna
7 Razões Para Implementar Uma Plataforma De Comunicação Interna 11

Conte com linha do tempo que permite a visualização de forma rápida sobre o que está acontecendo com cada equipe e projeto, possibilite comentários nas publicações que fizer sentido, permita feedback e compreender as percepções dos colaboradores sobre os assuntos, envie cartões de aniversário da pessoa ou do tempo de empresa, e muito mais!

7. TREINAR E CAPACITAR

Uma solução moderna de comunicação interna amplia o conhecimento dos seus colaboradores. Disponibilize conteúdos em vídeos ou arquivos diversos, teste e identifique quais informações eles dominam ou precisam de melhor suporte, tudo isso é possível na plataforma MMCafé.

Para promover o auto-aperfeiçoamento, crie programas de ensino para treinar e capacitar suas equipes. Conte com a intranet da MMCafé, para publicar e-learning / cursos em vídeos e testes para acompanhar o aprendizado por meio de quizzes.

Neste artigo demonstramos 7 razões para implementar uma plataforma de Comunicação Interna em sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas no chat ao lado, ou entre em contato conosco e veja como nossa plataforma de Intranet elevará a comunicação da sua empresa.

Venha para a MMCafé!

Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo os serviços da intranet corporativa e premiada da MMCafé e tenha acesso a uma infinidade de funcionalidades, serviços especiais e módulos exclusivos capazes de otimizar todos os processos da sua empresa.

Plataforma De Comunicação Interna
7 Razões Para Implementar Uma Plataforma De Comunicação Interna 12

Através da MMCafé, a comunicação interna da sua equipe será transformada para sempre e como você nunca viu. Venha fazer parte da MMCafé e junte aos mais de 200 cases de sucesso que temos o prazer de trabalhar juntos!

O que é uma plataforma de comunicação interna?

Se trata de um sistema onde a troca de mensagens e informações dentro da empresa é realizada.

Por que inserir uma plataforma de comunicação interna na empresa?

Porque só ela é capaz de sintetizar um conjunto de ferramentas em um único sistema – o que reduz o trabalho e ajuda a otimizar os processos.

Quais são os benefícios de uma plataforma de comunicação interna?

Maior otimização do tempo de trabalho por parte dos colaboradores, facilidade por parte da gestão em gerir e administrar o desempenho da equipe, encaminhar mensagens, transmitir informações e elevar o engajamento dos colaboradores.

Como aplicar uma plataforma de comunicação em uma empresa?

A melhor maneira de inserir uma plataforma de comunicação interna em uma empresa é através de uma intranet.

Qual a melhor intranet do mercado?

É aquela capaz de suprir todas as demandas da sua empresa e a que mais fizer sentido para o seu time de colaboradores e a gestão. A MMCafé possui várias ferramentas prontas para isso.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.