Skip to main content

Comunicação interna nas empresas: Por que ela é tão importante?

Distribuição da informação de forma assertiva, prática e direta: descubra porque a comunicação interna nas empresas é tão importante neste artigo
Reproducao Dbriefing 2 3350671E

Todo grande projeto é realizado através de uma boa ideia – e ter uma maneira que colocá-la em prática é essencial. Entretanto, nenhuma missão é realizada sem o auxílio e cooperação de toda a equipe, afinal, são os colaboradores que ajudam a gestão a colocar os planos em prática e fazer a empresa acontecer.

Portanto, para cumprir com os objetivos estabelecidos, a comunicação interna nas empresas precisa ser feita da melhor maneira possível. Uma vez que gestão consegue alcançar este patamar, todos os processos internos são otimizados, como a melhor gestão do tempo no ambiente de trabalho, melhora nos indicadores de performance e aumento na produtividade de toda a equipe.

Neste artigo, você descobrirá porque a comunicação interna nas empresas é tão importante, além de conhecer práticas capazes de auxiliar a gestão da sua equipe a unificar toda a informação e distribuí-la entre seus colaboradores da maneira mais simples, rápida, assertiva e completa possível. Mas antes, precisamos entender: o que define a comunicação interna nas empresas?

O processo de comunicação interna nas empresas

Antigamente, toda a comunicação interna nas empresas eram feitas entre as pessoas, de maneira direta. Uma vez que ainda não existiam tecnologias capazes de executar a tarefa de enviar e receber mensagens de forma instantânea (ou acessível), a gestão de uma companhia precisava marcar reuniões, de maneira presencial e recorrentemente.

Comunicação Interna Nas Empresas
Comunicação Interna Nas Empresas

Deste modo, a comunicação interna nas empresas, como era realizada, penalizava a forma como o tempo de trabalho dos colaboradores gera administrado, além da impossibilidade da gestão garantir a continuidade do cumprimento das tarefas por parte da sua equipe.

Entretanto, com a modernização da comunicação e o advento da internet, era possível estabelecer um canal de troca de informações entre a gestão e os colaboradores, de forma completa e acessível. A principal forma de unificar a comunicação interna nas empresas era pela intranet corporativa.

Entenda de uma vez por todas o que é comunicação interna e sua importância clicando aqui!

O poder de uma plataforma de comunicação interna nas empresas

Uma intranet – isto é, um canal de comunicação privado – foi o começo da internet. No final dos anos 60, as grandes instituições do governo americano criaram um sistema onde a informação pudesse ser trocada entre os computadores – sejam das instituições militares quanto das universitárias.

Com o passar do tempo, a tecnologia avançou ao ponto de um computador particular se tornasse realidade. Deste modo, a necessidade de se criar uma grande rede mundial, que unificasse todos esses computadores e permitisse a troca de informações surgiu – e esse foi o início da internet.

Apesar de ser uma excelente ferramenta e funcionar extremamente bem para compartilhar conhecimentos de forma geral, a internet não funcionava muito bem para a comunicação interna nas empresas, uma vez que as informações ficavam dispersas, soltas e não eram registradas.

Comunicação Interna Nas Empresas
Comunicação Interna Nas Empresas

Deste modo, a gestão não tinha controle sobre seus colaboradores, não poderiam acompanhar a realização de suas tarefas e tampouco conseguiam obter a assertividade necessária para melhorar a comunicação interna.

Por isso, muitas empresas voltaram a optar – e adaptar – o sistema de intranet. Devido ao seu caráter restrito e privado somente aos membros de uma instituição, corporação ou empresa, a intranet é capaz de dar ainda mais controle para a gestão em relação ao seus colaboradores, unificar a comunicação em uma única rede e concentrar toda a informação relevante em apenas um só lugar.

Veja mais: O que é endomarkerting e comunicação interna e como eles vão ajudar na sua empresa

Porque a comunicação interna nas empresas é tão importante

Diante do que foi exposto acima, a pergunta é pertinente: por que a comunicação interna nas empresas é tão relevante para a gestão e os colaboradores? Por que é necessário investir em um sistema capaz de unir toda a equipe em uma só rede?

Responder essa pergunta é extremamente simples: assertividade. É somente através de um bom canal de comunicação que uma empresa consegue transmitir as informações necessárias aos seus colaboradores, verificar se (e como) o trabalho de cada um deles é feito, administrá-lo, instruí-los, armazenar e distribuir materiais de capacitação da equipe e muito mais.

Para isso, a empresa precisa de ferramentas que sejam capazes de trazer a gestão e o colaborador para mais perto. Através das ferramentais certas, uma empresa conseguirá estabelecer o elo necessário que tornará a forma como o trabalho é executada muito mais eficiente e produtiva. E a MMCafé pode te ajudar nessa tarefa.

A plataforma de comunicação da MMCafé

Há mais de 20 anos no mercado de comunicação interna, a MMCafé é a solução que a sua empresa precisa para estabelecer um canal capaz de unificar a gestão e os colaboradores em um sistema simples, prático, completo e intuitivo.

A MMCafé nasceu com uma proposta bastante objetiva, que carrega consigo até os dias de hoje: transformar o ambiente de trabalho e tornar a sua vida muito mais simples. Para isso, a sua plataforma conta com mais de 100 funcionalidades, módulos especiais e serviços feitos otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores, melhorar os indicadores de performance, registrar os dados de uso da intranet pelos colaboradores, notificá-los, informá-los e aumentar ainda mais a produtividade de todo o seu time.

Comunicação Interna Nas Empresas
Comunicação interna nas empresas

Para isso, a plataforma de comunicação interna da MMCafé conta com ferramentas criadas do zero com o único objetivo de simplificar os processos no ambiente de trabalho e trazer fluidez, assertividade e acessibilidade. Além disso, a intranet da MMCafé é 100% personalizável, o que garante que a gestão da sua equipe a modifique da forma como melhor atender aos seus objetivos.

Venha fazer parte e solicite uma demonstração gratuita!

Com mais de 200 cases de sucesso espalhados por todo o país, a MMCafé sabe como criar uma plataforma de comunicação interna. Com as ferramentas certas, a gestão da sua equipe poderá mudar, para sempre, a forma como a comunicação é feita na sua empresa.

Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita dos nossos serviços! A MMCafé está pronta para te atender e te mostrar, na prática, como unificar toda a comunicação entre os colaboradores e transformar a maneira como ela é feita. Venha fazer parte da nossa plataforma!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.