Comunicação interna nas empresas: Por que ela é tão importante?

Distribuição da informação de forma assertiva, prática e direta: descubra porque a comunicação interna nas empresas é tão importante neste artigo

Todo grande projeto é realizado através de uma boa ideia – e ter uma maneira que colocá-la em prática é essencial. Entretanto, nenhuma missão é realizada sem o auxílio e cooperação de toda a equipe, afinal, são os colaboradores que ajudam a gestão a colocar os planos em prática e fazer a empresa acontecer.

Portanto, para cumprir com os objetivos estabelecidos, a comunicação interna nas empresas precisa ser feita da melhor maneira possível. Uma vez que gestão consegue alcançar este patamar, todos os processos internos são otimizados, como a melhor gestão do tempo no ambiente de trabalho, melhora nos indicadores de performance e aumento na produtividade de toda a equipe.

Neste artigo, você descobrirá porque a comunicação interna nas empresas é tão importante, além de conhecer práticas capazes de auxiliar a gestão da sua equipe a unificar toda a informação e distribuí-la entre seus colaboradores da maneira mais simples, rápida, assertiva e completa possível. Mas antes, precisamos entender: o que define a comunicação interna nas empresas?

O processo de comunicação interna nas empresas

Antigamente, toda a comunicação interna nas empresas eram feitas entre as pessoas, de maneira direta. Uma vez que ainda não existiam tecnologias capazes de executar a tarefa de enviar e receber mensagens de forma instantânea (ou acessível), a gestão de uma companhia precisava marcar reuniões, de maneira presencial e recorrentemente.

Comunicação Interna Nas Empresas
Comunicação interna nas empresas

Deste modo, a comunicação interna nas empresas, como era realizada, penalizava a forma como o tempo de trabalho dos colaboradores gera administrado, além da impossibilidade da gestão garantir a continuidade do cumprimento das tarefas por parte da sua equipe.

Entretanto, com a modernização da comunicação e o advento da internet, era possível estabelecer um canal de troca de informações entre a gestão e os colaboradores, de forma completa e acessível. A principal forma de unificar a comunicação interna nas empresas era pela intranet corporativa.

Entenda de uma vez por todas o que é comunicação interna e sua importância clicando aqui!

O poder de uma plataforma de comunicação interna nas empresas

Uma intranet – isto é, um canal de comunicação privado – foi o começo da internet. No final dos anos 60, as grandes instituições do governo americano criaram um sistema onde a informação pudesse ser trocada entre os computadores – sejam das instituições militares quanto das universitárias.

Com o passar do tempo, a tecnologia avançou ao ponto de um computador particular se tornasse realidade. Deste modo, a necessidade de se criar uma grande rede mundial, que unificasse todos esses computadores e permitisse a troca de informações surgiu – e esse foi o início da internet.

Apesar de ser uma excelente ferramenta e funcionar extremamente bem para compartilhar conhecimentos de forma geral, a internet não funcionava muito bem para a comunicação interna nas empresas, uma vez que as informações ficavam dispersas, soltas e não eram registradas.

Comunicação Interna Nas Empresas
Comunicação interna nas empresas

Deste modo, a gestão não tinha controle sobre seus colaboradores, não poderiam acompanhar a realização de suas tarefas e tampouco conseguiam obter a assertividade necessária para melhorar a comunicação interna.

Por isso, muitas empresas voltaram a optar – e adaptar – o sistema de intranet. Devido ao seu caráter restrito e privado somente aos membros de uma instituição, corporação ou empresa, a intranet é capaz de dar ainda mais controle para a gestão em relação ao seus colaboradores, unificar a comunicação em uma única rede e concentrar toda a informação relevante em apenas um só lugar.

Veja mais: O que é endomarkerting e comunicação interna e como eles vão ajudar na sua empresa

Porque a comunicação interna nas empresas é tão importante

Diante do que foi exposto acima, a pergunta é pertinente: por que a comunicação interna nas empresas é tão relevante para a gestão e os colaboradores? Por que é necessário investir em um sistema capaz de unir toda a equipe em uma só rede?

Responder essa pergunta é extremamente simples: assertividade. É somente através de um bom canal de comunicação que uma empresa consegue transmitir as informações necessárias aos seus colaboradores, verificar se (e como) o trabalho de cada um deles é feito, administrá-lo, instruí-los, armazenar e distribuir materiais de capacitação da equipe e muito mais.

Para isso, a empresa precisa de ferramentas que sejam capazes de trazer a gestão e o colaborador para mais perto. Através das ferramentais certas, uma empresa conseguirá estabelecer o elo necessário que tornará a forma como o trabalho é executada muito mais eficiente e produtiva. E a MMCafé pode te ajudar nessa tarefa.

A plataforma de comunicação da MMCafé

Há mais de 20 anos no mercado de comunicação interna, a MMCafé é a solução que a sua empresa precisa para estabelecer um canal capaz de unificar a gestão e os colaboradores em um sistema simples, prático, completo e intuitivo.

A MMCafé nasceu com uma proposta bastante objetiva, que carrega consigo até os dias de hoje: transformar o ambiente de trabalho e tornar a sua vida muito mais simples. Para isso, a sua plataforma conta com mais de 100 funcionalidades, módulos especiais e serviços feitos otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores, melhorar os indicadores de performance, registrar os dados de uso da intranet pelos colaboradores, notificá-los, informá-los e aumentar ainda mais a produtividade de todo o seu time.

Comunicação Interna Nas Empresas
Comunicação interna nas empresas

Para isso, a plataforma de comunicação interna da MMCafé conta com ferramentas criadas do zero com o único objetivo de simplificar os processos no ambiente de trabalho e trazer fluidez, assertividade e acessibilidade. Além disso, a intranet da MMCafé é 100% personalizável, o que garante que a gestão da sua equipe a modifique da forma como melhor atender aos seus objetivos.

Venha fazer parte e solicite uma demonstração gratuita!

Com mais de 200 cases de sucesso espalhados por todo o país, a MMCafé sabe como criar uma plataforma de comunicação interna. Com as ferramentas certas, a gestão da sua equipe poderá mudar, para sempre, a forma como a comunicação é feita na sua empresa.

  1. O que é a comunicação interna?

    Comunicação interna – na linguagem corporativa – é tudo o que envolve a troca de informações e mensagens entre a gestão e os colaboradores.

  2. Como identificar erros na comunicação interna?

    Quando há ruídos entre a mensagem passada da gestão aos colaboradores, falta de iniciativa, engajamento baixo e ausência em reuniões são sinais claros de que a comunicação interna não está como deveria.

  3. Como melhorar a comunicação interna?

    Através de boas ferramentas e uma prática mais inclusiva, é possível transformar a comunicação interna em uma empresa e trazer mais resultado para a companhia.

  4. Quais os resultados de uma boa comunicação interna na empresa?

    Melhora nos indicadores de performance, otimização do tempo de trabalho dos colaboradores, maior engajamento, produtividade e assertividade por parte da equipe.

  5. Quais os resultados de uma boa comunicação interna na empresa?

    Melhora nos indicadores de performance, otimização do tempo de trabalho dos colaboradores, maior engajamento, produtividade e assertividade por parte da equipe.

  6. Qual a melhor forma de melhorar a comunicação interna?

    Uma boa maneira é através de uma plataforma de intranet. A MMCafé possui todas as funcionalidades e módulos que uma empresa precisa para tornar isso possível.

Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita dos nossos serviços! A MMCafé está pronta para te atender e te mostrar, na prática, como unificar toda a comunicação entre os colaboradores e transformar a maneira como ela é feita. Venha fazer parte da nossa plataforma!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.