Skip to main content

5 dicas para aumentar a produtividade de colaboradores na empresa

A alta produtividade de colaboradores é o fator essencial para empresas que desejam ter sucesso no mercado. Entenda como otimizar a sua equipe!
Produtividade De Colaboradores
16/03/2023

Nunca se falou tanto como nos dias de hoje sobre a importância de um ambiente organizacional saudável e o quanto isso afeta a produtividade de colaboradores. O avanço das tecnologias e a rotina acelerada traz à tona questões sobre o bem-estar no trabalho. 

Post 12 Cta 1 Clique Aqui Para Acessar O Ebook Gratuito O Guia Da Comunicacao Interna
5 Dicas Para Aumentar A Produtividade De Colaboradores Na Empresa

O aumento do desempenho empresarial deixou de ser um assunto para os recursos humanos e passou a ser uma responsabilidade de diferentes frentes de uma organização. Utilizando-se de estratégias de marketing, análise de dados, canais de comunicação interna e outros métodos inteligentes de gestão corporativa.

Leia este artigo até o final e entenda de forma mais aprofundada qual a importância da produtividade de colaboradores nas empresas e quais são os pilares que impulsionam a obtenção de resultados.

A importância da produtividade nas empresas

Estamos diante de uma sociedade que exige um ritmo cada vez mais acelerado na entrega de resultados e performance, e essa mesma realidade encontramos dentro das organizações. Uma constante necessidade de entregar grandes projetos em curtos prazos. 

A atual necessidade de aceleração de processos, ocasiona uma série de dificuldades dentro das empresas. Uma das piores consequências é o descaso progressivo no desempenho dos funcionários pela alta demanda de trabalhos sem ações de incentivo.

Post 13 Cta 1 Veja Tambem O Que E Comunicacao Interna 5 Exemplos Mais Ideias Inovadoras/Produtividade De Colaboradores
5 Dicas Para Aumentar A Produtividade De Colaboradores Na Empresa

Mas o que a liderança das empresas precisam entender é que um colaborador produtivo é o resultado de um funcionário que está alinhado e motivado, que é ouvido pelos seus líderes e confia na organização pela qual ele se dedica em grande parte do seu tempo.

Ter membros produtivos proporciona o alcance rápido de metas que fazem uma empresa crescer em larga escala. Por isso, é fundamental saber como ter um ambiente saudável e uma gestão de pessoas estratégica.

Descubra: Manter os colaboradores engajados é o melhor caminho para o sucesso?

Como estimular a produtividade de colaboradores?

Conforme entendemos a importância da produtividade empresarial, surgem algumas dúvidas sobre como incentivar os funcionários a serem mais empenhados em suas atividades e trazer resultados satisfatórios à organização.

Identificar falhas na comunicação

O passo inicial para traçar estratégias que aumentem a produtividade de colaboradores é realizar um diagnóstico de comunicação interna. Entender em quais pontos estão localizadas as falhas e desordens que atrapalham o desempenho e como a equipe.

Post 13 Cta 3 Organize E Formalize Ja A Comunicacao Da Sua Empresa
5 Dicas Para Aumentar A Produtividade De Colaboradores Na Empresa

A partir desta análise, podem ser implementadas mudanças que contornam esta situação de maneira inteligente. O auxílio do colaborador através de pesquisas internas, por exemplo, pode ser fundamental para entender os desfalques do ponto de vista do funcionário.

Análise de indicadores e dados

A análise de dados de desempenho e indicadores serão ferramentas essenciais para que a área de Recursos Humanos junto a comunicação interna analisem tendências de queda ou aumento da produtividade de colaboradores. 

Ao analisar quedas no monitoramento de produtividade, saber qual foi o fator causador deste desafio e o que fazer para que seu colaborador melhore o desempenho. Ter estes recursos de indicadores como base para tomar atitudes previne maiores desfalques. 

Gestão humanizada

O avanço das tecnologias e a rotina acelerada traz à tona questões sobre o bem-estar no trabalho. Sempre que pensamos em gestão de pessoas chegamos à mesma base de discussões: as relações humanas e comportamentais.

Post 8 Cta 4 Saiba O Que E Quais Sao Os Beneficios E Como Aplicar Gamificacao Na Empresa
5 Dicas Para Aumentar A Produtividade De Colaboradores Na Empresa

Por isso, é importante pensar que a comunicação interna é regida e composta por pessoas, e estas pessoas têm características específicas, sentimentos, vontades, opiniões e pontos de vista diferentes.

Ter uma gestão humanizada que alinhe os colaboradores aos objetivos da empresa elevam a satisfação e o prazer no trabalho, proporcionando ambientes harmônicos, abertos a discussões, saudáveis e muito mais produtivos. Uma gestão com foco em pessoas é capaz de melhorar a visão interna e externa sobre a organização. 

Transparência e clareza de propósitos

Uma organização que preza pela saúde da sua comunicação interna mostra aos seus funcionários e gestores quais são os valores, missões e objetivos a serem alcançados. Sejam estes objetivos a curto, médio ou longo prazo.

Tenha metas bem estabelecidas e faça com que seus funcionários estejam cientes sobre tudo o que permeia a sua atividade e as atividades da organização. Os colaboradores que sabem sobre a cultura da empresa estão cientes sobre o que é esperado deles e o que a organização tem a oferecer. 

A empresa que traz mais clareza na comunicação é uma empresa que está estimulando seu funcionário a ser mais empenhado e, consequentemente, mais produtivo.

Marketing de incentivo

O marketing de incentivo é um conjunto de práticas que estimulam colaboradores a serem mais empenhados e trabalharem para alcançar metas relevantes para a organização. Uma estratégia inteligente para ter resultados e deixar os funcionários satisfeitos por receber uma recompensa pelo seu esforço.

Post 12 Cta 2 Clique Aqui E Veja 7 Razoes Para Implementar Uma Plataforma De Comunicacao Interna
5 Dicas Para Aumentar A Produtividade De Colaboradores Na Empresa

Quando a empresa oferece benefícios de flexibilidade, premiações, bonificações, vales e outras gratificações, mantém seus funcionários mais motivados e inspirados a produzir um bom trabalho, sabendo que serão reconhecidos por isso. E este reconhecimento é fundamental para aumentar a produtividade de colaboradores.

Descubra: 5 ações de comunicação interna para otimizar o ambiente de trabalho

A MMCafé tem a solução que a sua empresa precisa!

Confie na experiência de mercado que já realizou mais de 500 projetos e quer que a sua marca seja mais um de nossos cases de sucesso. A MMCafé oferece uma plataforma de comunicação interna personalizada e inovadora, na qual você terá em mãos:

  • Dashboard: relatório inteligente para entregar dados de uso da plataforma, com informações sobre quem acessou, quando acessou,  páginas com mais cliques, usuários online e mais;
  • Plataforma de gamificação: a mesma lógica dos jogos para o ambiente corporativo, onde os colaboradores podem aprender, interagir e receber recompensas;
  • Fluxo de atendimento: atendimentos internos automatizados, solucionando questões de forma simples e prática;
  • Busca Poderosa: ferramenta de busca por termos ou palavras-chave, capaz de entregar a resposta que precisa em poucos segundos.
  • Alertas e notificações: notificações personalizadas que deixam os colaboradores atualizados sobre eventos, reuniões, atualizações e o que desejar.

Realize o seu projeto com a MMCafé e tenha um canal que une todos os recursos que uma organização precisa para ser autoridade no seu nicho de atuação. Essas e mais funcionalidades você encontra aqui.

A rede social corporativa da MMCafé

Um portal corporativo pode ser a resposta ideal para aumentar a produtividade de colaboradores e transformar a cultura organizacional. Só na MMCafé você encontra as funcionalidades que se enquadram nas necessidades da sua empresa, com um serviço que oferece a união perfeita entre segurança, inovação e praticidade.

A plataforma de rede social corporativa é uma ferramenta de comunicação interna para gerir pessoas, onde seus funcionários poderão ser monitorados, informados, capacitados e alinhados às metas da empresa.

Cta 3 Solicite Demonstracao Sem Custos Da Plataforma Mmcafe 1
5 Dicas Para Aumentar A Produtividade De Colaboradores Na Empresa

Com a MMCafé são mais de 100 funcionalidades que permitem a otimização do tempo de trabalho e melhor desempenho na produtividade de colaboradores. Clique no botão abaixo e solicite agora mesmo uma demonstração!

Solicitar demonstração

Perguntas frequentes

Esperamos que este conteúdo sobre estratégias de aumento da produtividade de colaboradores tenha te ajudado a resolver este desafio. Separamos esta parte para expor algumas dúvidas comuns relacionadas ao tema. Veja também: 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.