Nunca se falou tanto como nos dias de hoje sobre a importância de um ambiente organizacional saudável e o quanto isso afeta a produtividade de colaboradores. O avanço das tecnologias e a rotina acelerada traz à tona questões sobre o bem-estar no trabalho.
O aumento do desempenho empresarial deixou de ser um assunto para os recursos humanos e passou a ser uma responsabilidade de diferentes frentes de uma organização. Utilizando-se de estratégias de marketing, análise de dados, canais de comunicação interna e outros métodos inteligentes de gestão corporativa.
Leia este artigo até o final e entenda de forma mais aprofundada qual a importância da produtividade de colaboradores nas empresas e quais são os pilares que impulsionam a obtenção de resultados.
A importância da produtividade nas empresas
Estamos diante de uma sociedade que exige um ritmo cada vez mais acelerado na entrega de resultados e performance, e essa mesma realidade encontramos dentro das organizações. Uma constante necessidade de entregar grandes projetos em curtos prazos.
A atual necessidade de aceleração de processos, ocasiona uma série de dificuldades dentro das empresas. Uma das piores consequências é o descaso progressivo no desempenho dos funcionários pela alta demanda de trabalhos sem ações de incentivo.
Mas o que a liderança das empresas precisam entender é que um colaborador produtivo é o resultado de um funcionário que está alinhado e motivado, que é ouvido pelos seus líderes e confia na organização pela qual ele se dedica em grande parte do seu tempo.
Ter membros produtivos proporciona o alcance rápido de metas que fazem uma empresa crescer em larga escala. Por isso, é fundamental saber como ter um ambiente saudável e uma gestão de pessoas estratégica.
Descubra: Manter os colaboradores engajados é o melhor caminho para o sucesso?
Como estimular a produtividade de colaboradores?
Conforme entendemos a importância da produtividade empresarial, surgem algumas dúvidas sobre como incentivar os funcionários a serem mais empenhados em suas atividades e trazer resultados satisfatórios à organização.
Identificar falhas na comunicação
O passo inicial para traçar estratégias que aumentem a produtividade de colaboradores é realizar um diagnóstico de comunicação interna. Entender em quais pontos estão localizadas as falhas e desordens que atrapalham o desempenho e como a equipe.
A partir desta análise, podem ser implementadas mudanças que contornam esta situação de maneira inteligente. O auxílio do colaborador através de pesquisas internas, por exemplo, pode ser fundamental para entender os desfalques do ponto de vista do funcionário.
Análise de indicadores e dados
A análise de dados de desempenho e indicadores serão ferramentas essenciais para que a área de Recursos Humanos junto a comunicação interna analisem tendências de queda ou aumento da produtividade de colaboradores.
Ao analisar quedas no monitoramento de produtividade, saber qual foi o fator causador deste desafio e o que fazer para que seu colaborador melhore o desempenho. Ter estes recursos de indicadores como base para tomar atitudes previne maiores desfalques.
Gestão humanizada
O avanço das tecnologias e a rotina acelerada traz à tona questões sobre o bem-estar no trabalho. Sempre que pensamos em gestão de pessoas chegamos à mesma base de discussões: as relações humanas e comportamentais.
Por isso, é importante pensar que a comunicação interna é regida e composta por pessoas, e estas pessoas têm características específicas, sentimentos, vontades, opiniões e pontos de vista diferentes.
Ter uma gestão humanizada que alinhe os colaboradores aos objetivos da empresa elevam a satisfação e o prazer no trabalho, proporcionando ambientes harmônicos, abertos a discussões, saudáveis e muito mais produtivos. Uma gestão com foco em pessoas é capaz de melhorar a visão interna e externa sobre a organização.
Transparência e clareza de propósitos
Uma organização que preza pela saúde da sua comunicação interna mostra aos seus funcionários e gestores quais são os valores, missões e objetivos a serem alcançados. Sejam estes objetivos a curto, médio ou longo prazo.
Tenha metas bem estabelecidas e faça com que seus funcionários estejam cientes sobre tudo o que permeia a sua atividade e as atividades da organização. Os colaboradores que sabem sobre a cultura da empresa estão cientes sobre o que é esperado deles e o que a organização tem a oferecer.
A empresa que traz mais clareza na comunicação é uma empresa que está estimulando seu funcionário a ser mais empenhado e, consequentemente, mais produtivo.
Marketing de incentivo
O marketing de incentivo é um conjunto de práticas que estimulam colaboradores a serem mais empenhados e trabalharem para alcançar metas relevantes para a organização. Uma estratégia inteligente para ter resultados e deixar os funcionários satisfeitos por receber uma recompensa pelo seu esforço.
Quando a empresa oferece benefícios de flexibilidade, premiações, bonificações, vales e outras gratificações, mantém seus funcionários mais motivados e inspirados a produzir um bom trabalho, sabendo que serão reconhecidos por isso. E este reconhecimento é fundamental para aumentar a produtividade de colaboradores.
Descubra: 5 ações de comunicação interna para otimizar o ambiente de trabalho
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Perguntas frequentes
Esperamos que este conteúdo sobre estratégias de aumento da produtividade de colaboradores tenha te ajudado a resolver este desafio. Separamos esta parte para expor algumas dúvidas comuns relacionadas ao tema. Veja também: