Skip to main content

Portal de comunicação interna: 5 motivos para investir hoje!

Entenda a importância de implementar um portal de comunicação interna eficaz na sua empresa e seus benefícios na gestão de pessoas.
Portal De Comunicação Interna

As organizações estão a cada passo mais antenadas às novidades tecnológicas, mas ainda vemos muitas iniciativas sem um boa estratégia de gestão que fortaleça a relação entre pessoas. Parece uma medida simples, mas investir em um portal de comunicação interna tem um grande poder de escalar os resultados da sua empresa. 

Post 12 Cta 1 Clique Aqui Para Acessar O Ebook Gratuito O Guia Da Comunicacao Interna
Portal De Comunicação Interna: 5 Motivos Para Investir Hoje!

Ter profissionais capacitados na composição de uma equipe faz toda a diferença para executar projetos com excelência. Porém, ter uma estrutura de comunicação bem estabelecida é o que rege o sucesso de uma empresa ao longo do tempo.

Um portal de comunicação interna eficiente pode automatizar processos burocráticos e transformar a gestão de pessoas da sua organização. São inúmeros os motivos para implementar esta ferramenta inovadora, mas hoje vamos listar 5 deles para você decidir se vale a pena investir!

O que é um portal de comunicação interna?

Portal de comunicação interna (ou portal corporativo) é a plataforma/software utilizado por empresas para manter a comunicação estabelecida com seus funcionários. Conta com variadas funcionalidades que auxiliam na gestão de pessoas e informações.

Uma plataforma de comunicação interna é como uma rede social restrita à membros, onde apenas pessoas autorizadas acessem o portal com login e senha. Contém documentações, regulamentos, informativos, ferramentas interativas, dados de funcionários, materiais de capacitação e uma série de recursos relacionados ao âmbito empresarial.

Post 13 Cta 1 Veja Tambem O Que E Comunicacao Interna 5 Exemplos Mais Ideias Inovadoras
Portal De Comunicação Interna: 5 Motivos Para Investir Hoje!

É uma estratégia que por muitos anos faz parte de empresas, ganhando novas implementações junto aos avanços tecnológicos. Hoje o mercado tem serviços com inteligência artificial avançada, oferecendo segurança e um design responsivo adaptável a diferentes dispositivos.

Descubra: 5 vantagens que um sistema de intranet irá trazer para a gestão da sua empresa

Motivos para investir em um portal de comunicação interna

Quando conhecemos o poder de um portal de comunicação interna bem estruturado, torna-se bastante fácil enumerar os motivos pelos quais uma empresa deve realizar este investimento. 

Todavia, abaixo deixaremos apenas 5 dos diversos benefícios que a implementação de uma rede corporativa pode trazer ao seu negócio, melhorando o desempenho da organização e trazendo resultados crescentes. Entenda:

1 – Canal de comunicação unificado

O portal de comunicação interna eficiente possibilita que as necessidades de comunicação da empresa estejam estabelecidas em um só canal. Este canal armazenará dados importantes, será o meio de contatar profissionais, conter materiais de capacitação e muitas outras possibilidades.

Unificar a comunicação interna no portal corporativo promove a otimização de processos burocráticos e facilita o alinhamento entre equipes. Por isso, é um dos motivos para planejar a implantação hoje mesmo no seu negócio.

Post 13 Cta 2 Organize E Formalize Ja A Comunicacao Da Sua Empresa
Portal De Comunicação Interna: 5 Motivos Para Investir Hoje!

E é ainda mais importante quando a empresa estabelece uma comunicação interna de mão dupla, estimulando a participação dos colaboradores na melhoria de processos. Os funcionários podem ser poderosos auxiliares na resolução de problemas, falhas, desfalques e perdas. 

2 – Maior engajamento de colaboradores

Colaboradores conectados em um canal que promove ações de interação e participação nas atividades empresariais são mais engajados. Esse engajamento se reflete na realização de um trabalho bem feito, com motivação e objetivos bem definidos.

Você também pode usar os recursos do portal corporativo para aumentar este engajamento, como por exemplo, com enquetes para pedir opinião sobre determinado assunto, publicações que estimulem comentários, gamificação e demais estratégias.

3 – Aumento da credibilidade

Quando seus funcionários estão alinhados aos valores e missões da empresa, sabem que são importantes para um todo e são periodicamente recompensados pelo seu desempenho, desenvolvem gradualmente uma boa visão sobre a organização pela qual fazem parte. Tais estratégias fortalecem a relação empregado/empresa e têm uma série de benefícios.

Cta 2 8 Dicas Para Criar Uma Base De Conhecimento
Portal De Comunicação Interna: 5 Motivos Para Investir Hoje!

Um desses benefícios é a melhora do clima organizacional, que faz com que os colaboradores externem sua satisfação e promovam a credibilidade ao negócio. Uma empresa que investe em gestão de pessoas é muito bem vista no mercado pelos seus clientes e possíveis investidores. 

4 – Otimização de processos

O quarto motivo para ter um portal de comunicação interna é a possibilidade de otimização de processos, devido a sua capacidade de armazenamento e inteligência artificial, dando todo o suporte que os membros da empresa precisam.

A melhora no desempenho pode ser notada com um fluxo de atendimento rápido e organizado, que soluciona a questão que o funcionário precisa em um tempo muito mais acelerado. Também com um boa ferramenta de busca, que entregue em poucos segundos a resposta desejada. 

Cta_3_-_As_10_Melhores_Dicas_Antes_De_Contratar_Uma_Intranet-1
Portal De Comunicação Interna: 5 Motivos Para Investir Hoje!

Tais recursos aumentam significativamente a produtividade de equipes, evitando falhas decorrentes de má comunicação ou desconhecimento de regras. E aumentar a produtividade significa entregar resultados bem mais expressivos e satisfatórios.

5 – Maior lucratividade

O portal corporativo implementado com as estratégias corretas reduz perdas decorrentes de falhas na comunicação. Esse benefício é alcançado graças à capacidade da plataforma manter seus funcionários melhor informados sobre processos, atualizações, datas, andamento de projetos e obtenção de recursos cruciais que previnem perdas.

Uma empresa com menos erros é uma empresa que lucra mais, pois não precisa parar a sua produção para identificar a origem de problemas. Seus funcionários estarão preparados para lidar com desafios, pois entendem quais são os obstáculos a serem enfrentados no caminho. 

Descubra: 5 ações de comunicação interna para otimizar o ambiente de trabalho

Conheça a solução da MMCafé para a sua empresa!

A experiência de mais de 20 anos no mercado e cerca de 500 clientes consolidou a autoridade da nossa marca em serviços de intranet corporativa e rede social corporativa. A MMCafé tem o que a sua empresa precisa para gerir pessoas e alavancar os resultados.

Uma plataforma personalizada para se encaixar nas suas demandas de comunicação interna, trazendo a união entre inovação, segurança e dinamicidade. Características que só uma empresa que preza pela qualidade pode oferecer.

Cta 3 Solicite Demonstracao Sem Custos Da Plataforma Mmcafe 1
Portal De Comunicação Interna: 5 Motivos Para Investir Hoje!

A rede social corporativa da MMCafé tem mais de 100 funcionalidades implementadas de maneira inteligente para aumentar a performance de equipes de pequenas, médias e grandes empresas. Quer saber como funciona? Clique no botão abaixo e entre em contato com o nosso time.

Solicitar demonstração gratuita!

Perguntas frequentes

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer os benefícios que um portal de comunicação interna pode trazer para a sua empresa. Abaixo temos algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.