Skip to main content

Engajamento no trabalho: 5 dicas para garanti-lo!

O engajamento no trabalho é extremamente benéfico para qualquer empresa. Mas o que de fato significa e por que é tão importante?
Engajamento No Trabalho 5 Dicas Para Garanti Lo
31/05/2023

O engajamento no trabalho não só tem o potencial de afetar significativamente a retenção, a produtividade e a fidelidade dos colaboradores, mas também é um elo fundamental para a satisfação do cliente, a reputação da empresa e o valor que os colaboradores dão ao seu serviço. 

Por isso, o engajamento no trabalho exige bastante atenção nas políticas internas das corporações, já que os colaboradores querem sentir-se valorizados e respeitados; eles querem saber que seu trabalho é significativo e suas ideias são consideradas.

Entenda um pouco mais sobre e descubra neste artigo – de maneira definitiva – porque o engajamento no trabalho é tão importante e como pode ajudar no sucesso da sua organização! 

Por que o engajamento no trabalho é tão importante? 

Ninguém gosta de liderar uma equipe desengajada ou fazer parte de uma. Passar 40 horas por semana em uma atmosfera negativa e de baixa energia não é bom para ninguém – e crucialmente, também é ruim para os negócios.

Trabalhadores desengajados não sentem nenhuma conexão real com seus empregos e tendem a fazer o mínimo esperado. O desengajamento pode se mostrar de várias maneiras comuns, o que inclui uma mentalidade repentina de relógio das 9 às 5, uma falta de vontade de participar de eventos sociais fora do escritório ou uma tendência a se isolar dos colegas

Por isso, é ideal haver uma política de forte engajamento no trabalho e uma estratégia detalhada para alcançar resultados não só no trabalho, mas em um dia a dia mais motivado para o seu colaborador!  Entenda todas as vantagens que uma boa estratégia de engajamento no trabalho pode trazer para a sua empresa e equipe.

As vantagens do engajamento no trabalho 

Uma equipe motivada, com vontade de evoluir e gerar valor para a marca é o ideal buscado por todas as empresas; mais do que uma mera estratégia de maximização de lucros, quando os colaboradores estão engajados, com alto astral e dispostos a trabalharem em conjunto toda a organização é beneficiada, a empresa passa a ser bem vista e todo mundo ganha no processo.

Mas quais são, na prática, as vantagens de se ter um bom engajamento no trabalho? Alguns bons exemplos dos benefícios de um ambiente eficiente e funcional são:

Melhor desempenho da equipe

O engajamento no trabalho não beneficia apenas os funcionários individualmente, mas também a equipe. Isso ocorre porque os funcionários engajados têm um desempenho em um nível mais alto. E quando você tem um grupo de funcionários engajados que trabalham juntos, a equipe tem um desempenho superior.

Não só isso, mas a moral dos funcionários pode ser contagiosa. Quando os membros da equipe estão cercados por colegas motivados que se preocupam com o que fazem, é mais provável que se sintam engajados em seu próprio papel.

O envolvimento individual leva ao envolvimento da equipe, e o desempenho de cada um também melhora o desempenho dos demais. Tudo isso decorre do engajamento no trabalho.

Aumento da produtividade dos funcionários

Quando há engajamento no trabalho, os funcionários altamente comprometidos são mais eficientes e produzem um trabalho de maior qualidade. Por que? Porque eles estão pessoalmente envolvidos em seus trabalhos, e o desempenho é importante para eles.

Design Skills Image 5
engajamento no trabalho.

Eles estão alinhados com as metas da equipe e do negócio e são responsáveis ​​por sua contribuição individual. Isso significa maior produtividade em sua empresa. Verifique o envolvimento dos funcionários em todas as reuniões individuais. Se você perceber uma queda no desempenho ou na produtividade, pode ser uma indicação de desengajamento.

Maior retenção de funcionários e menores taxas de rotatividade

Se você deseja construir uma equipe de alto desempenho, precisa que seus funcionários permaneçam por perto. É difícil para as equipes fazerem seu melhor trabalho se os colaboradores constantemente entram e saem da empresa.

Quando os funcionários de longa data saem, eles levam conhecimento e experiência valiosos com eles. Então, treinar novas contratações é um investimento significativo de tempo, energia e recursos.

O engajamento no trabalho cria um funcionário entusiasmado, satisfeito e comprometido com seus objetivos têm menos probabilidade de sair. Portanto, ter funcionários mais engajados torna sua equipe mais forte, mais experiente e mais bem equipada para atingir suas metas.

Conduza entrevistas de estadia regularmente. Ao contrário das entrevistas de saída, as entrevistas de permanência ajudam você a identificar um funcionário desengajado antes que um membro valioso da equipe saia; por isso, o engajamento no trabalho é extremamente importante. A cada 3 meses, pergunte aos funcionários o que os mantém na empresa e o que faria com que talvez um dia eles saíssem.

Turnover: 5 estratégias de comunicação para a retenção de funcionários

Alcançar os objetivos da equipe

Quando se fala em atingir metas, o envolvimento dos funcionários desempenha um papel enorme no sucesso e nas conquistas de sua equipe. Como gerente, é natural focar sua atenção nos objetivos do seu time. Entretanto, ao se mudar o direcionamento para o engajamento dos funcionários, um impacto direto e positivo será atingido em seus objetivos. 

As boas notícias? 92% dos funcionários acreditam que sua organização poderá atingir seus objetivos (Dados de pesquisa de pulso do Office Vibe). Por isso, é extremamente importante que esta etapa de se promover o engajamento no trabalho seja concluída da melhor forma possível.

Os membros da equipe que acreditam na visão da empresa são os que você precisa para levar a companhia até o topo. E eles o farão quando estiverem engajados em seu trabalho e alinhados com sua estratégia.

Para se alcançar esses benefícios, é preciso conhecer e aplicar boas estratégias que possibilitem um ambiente de trabalho completamente funcional, determinado e alinhado com o objetivo da marca.

Veja também: 10 ideias para melhorar o engajamento no trabalho

5 dicas para aumentar o engajamento no trabalho na sua empresa 

Tudo funciona melhor quando existe uma integração no esforço, divisão no trabalho e um foco claro e único. A fluidez no serviço e a leveza como ele é conduzido faz toda a diferença e os resultados são sentidos a olhos vistos.

Por isso, elencamos abaixo as melhores dicas para a sua gestão com o potencial de promovem o engajamento no trabalho de forma real e prática. Algumas dessas maneiras são as seguintes:

5. PROMOVA A INOVAÇÃO

Os funcionários de todos os níveis sentem que podem contribuir significativamente para a missão da empresa e usam suas próprias habilidades e conhecimentos pessoais para fazê-lo. Ao fazerem isso, não apenas se sentirão mais engajados enquanto trabalham, mas também se sentirão mais apaixonados por seus trabalhos. 

Ao promover o engajamento no trabalho fluido e natural, a mente criativa dos seus colaboradores é excitada ao máximo, o que cria um ambiente de trabalho único e inovador.

5 exemplos de ideias inovadoras para implementar na comunicação interna da sua empresa

4. OFERECER OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 

Os funcionários que sentem que estão em constante progresso e desenvolvimento em suas carreiras possuem mais chances ainda maiores de se manterem no mesmo emprego em um ano. 

Delinear um caminho claro e preciso para o crescimento dos seus colaboradores manterá os funcionários extremamente engajados e ajudará a você a reter os melhores talentos em sua empresa.

3. FORNEÇA FLEXIBILIDADE AOS FUNCIONÁRIOS

Horários de trabalho flexíveis e oportunidades de trabalho remoto são quase garantidos para aumentar o envolvimento dos funcionários. Esse tipo de flexibilidade atende ao indescritível equilíbrio entre vida profissional e pessoal que os funcionários desejam. 

Feature 11 1024X691 8
engajamento no trabalho.

Forneça aos funcionários a capacidade de ajustar suas horas de trabalho para acomodar horários de coleta depois da escola, uma aula de ginástica de que gostem ou projetos de paixão para mostrar que você valoriza os membros de sua equipe em um nível pessoal. Esse tipo de respeito e consideração promoverá ainda mais o engajamento no trabalho.. 

2. REALIZE PESQUISAS DE ENGAJAMENTO DE FUNCIONÁRIOS COM FREQUÊNCIA

O feedback dos funcionários é essencial para envolver sua força de trabalho com sucesso. Você pode buscar inspiração em corporações notáveis, mas no final das contas, sua equipe é única e responderá melhor a certas estratégias de engajamento no trabalho. 

As pesquisas de pulso rápido, por exemplo, fornecem os dados necessários para que se alcance exatamente o objetivo de compreender o nível de engajamento no trabalho.

Dessa forma, é possível entender o quanto os colaboradores estão dispostos, perceber possíveis problemas na estratégia e trabalhar diretamente na solução do problema.

1. DESENVOLVA UMA  COMUNICAÇÃO INTERNA INTEGRATIVA

Uma das principais maneiras de promover o engajamento no trabalho é através do contato direto e pessoal entre a Alta Liderança e seus colaboradores. Funcionários que estejam cientes do alinhamento e objetivos da empresa e que compreendam a sua importância na equipe se tornam mais dispostos e com mais vontade de fazer a companhia crescer como um todo.

A principal maneira de alcançar o engajamento no trabalho é por meio de uma plataforma de comunicação interna inteligente entre todos da empresa, que seja capaz de unir tanto colaboradores quanto os mais altos cargos em um mesmo canal. 

Um grupo conectado, onde todos possam manter-se atualizados, interagir e trocar experiências de maneira saudável. Isso transforma completamente a energia do ambiente de trabalho: a torna leve, limpa e, sobretudo, produtiva.

Como uma plataforma de comunicação interna pode te ajudar 

Quando o assunto é criar uma rede de comunicação interna fluida e intuitiva, a MMCafé é a maior referência do mercado no Brasil. A empresa realiza constantes atualizações em sua plataforma há mais de 20 anos e ainda oferece mais de 12 módulos voltados exclusivamente para a criação de uma plataforma de comunicação entre colaboradores e a Alta Liderança.

É somente através de um ambiente de trabalho fluido e criativo que uma empresa pode alcançar metas de alto prestígio e se tornar uma referência de modelo de gestão de funcionários funcional e produtiva.

Sociabilidade 

O ideal de toda empresa é que todos os seus colaboradores estejam engajados em atingir as metas e levar a companhia para frente. Com o estímulo orgânico entre os funcionários, seja entre eles e com os mais altos cargos da empresa, o ambiente de trabalho é impactado positivamente e a promoção efetiva da marca cresce junto.

Uma unidade espontânea entre funcionários e chefes, uma relação dinâmica e descontraída entre colegas da mesma função e uma equipe organizada e focada é uma das características de uma boa sociabilidade através de uma boa plataforma de comunicação interna.

A MMCafé possui todos os serviços necessários para se criar uma plataforma de comunicação interna que promova o engajamento no trabalho da sua empresa! Somente uma equipe eleita por 2 anos como a melhor empresa de plataforma de intranet pode te oferecer isso!

Integração 

O engajamento no trabalho permite que a integração entre todos na equipe flua de maneira natural e autônoma, sem a necessidade constante de cobrança da Alta Liderança.

Graphic Designer Job Description 1024X576 8
engajamento no trabalho.

Quando se tem uma empresa unida, focada e integrada, o trabalho se desenrola organicamente. Os funcionários ficam mais felizes, os chefes alcançam as metas estabelecidas e a companhia se torna cada vez maior e melhor.

Produtividade 

Além de promover a integração entre todos da equipe, a produção da empresa ganha como um todo e os lucros tendem a crescer constantemente. Isso acontece porque os colaboradores acabam por exercer sua função designada de forma mais efetiva e disposta

A ideia na criação de uma plataforma de comunicação inteligente e intuitiva é fazer com que o funcionário sinta que o trabalho para o qual foi designado seja como um hobby que ele ama praticar e que se esforça nele com todo o esmero e dedicação que só uma pessoa realmente interessada e focada naquilo teria a capacidade de realizar.

Engajamento no trabalho com a MMCafé 

Por meio da MMCafé, você irá garantir o que há de melhor no mercado brasileiro em criação de plataformas de comunicação interna inteligente e intuitiva!

Para fornecer a melhor qualidade possível, a MMCafé possui várias funcionalidades e programas voltados única e exclusivamente para a maximização da produtividade e integralidade entre colaboradores e liderança! a MMCafé atua focada em três categorias:

Serviços

A MMCafé é especialista na criação de um ambiente de trabalho funcional e criativo, e por isso conta com uma variedade de serviços fornecidos aos seus clientes! Alguns dos serviços fornecidos pela MMCafé são:

  • Hospedagem em nuvem 100% funcional e dinâmica;
  • Customização da plataforma de intranet focada exclusivamente nas demandas do cliente;
  • Treinamento básico e avançado para melhor capacitar os colaboradores;
  • Suporte especial para as demandas exclusivas do cliente;
  • Conteúdo constante e de qualidade para manter a sua intranet sempre atualizada e recheada de materiais informativos de alto valor.

É somente através de uma boa plataforma de comunicação interna intuitiva e dinâmica que a sua empresa terá os mecanismos necessários para tornar o ambiente de trabalho cada vez mais eficiente e funcional!

Módulos

Especializado para cada demanda específica, os módulos abrangem a área de atuação da MMCafé voltada para um conjunto projetos e estratégias funcionais.

Além disso, o serviço da Intranet Corporativa da MMCafé possui garantia comprovada e aplicadas nas maiores empresas do mundo. A MMCafé tambem traz diversos módulos. Alguns bem interessantes são:

A gamificação e os Questionários/Quiz

Na gamificação os colaboradores disputam, de maneira leve e criativa, com o foco de atingir as metas e alcançar seus objetivos, com a premiação para os melhores colocados, como emblemas, brindes e recompensas especiais.

Illustration Of Internet Communication Graphics 4074957 1 12
engajamento no trabalho.

No sistema de quiz acontece a avaliação sobre a própria plataforma ou outros assuntos, pelos funcionários, o que possibilita que ela se torne ainda mais prática e efetiva. Não apenas isso, o quiz também permite que os colaboradores avaliem as funções e métodos que a empresa pratica e no que ela poderia melhorar. É uma ferramenta de autocorreção da própria companhia! Interessante, não é?

O que é a gamificação e como aplicá-la na sua empresa

Chamados internos

Através das chamadas internas, a alta liderança possui um canal de comunicação direta com seus colaboradores. E essa comunicação ocorre paralelamente também, com a possibilidade de colaboradores e áreas abrirem tickets para tratativa de demandas.

Com isso, as ideias da gerência ou da equipe podem ser passadas de maneira mais eficaz e transparente, além de poder solucionar as dúvidas de seus colaboradores.

Esses são um dos vários módulos que a MMCafé disponibiliza para seus clientes, sempre com o intuito de promover a integração máxima no ambiente de trabalho da empresa!

Funcionalidades

Com anos de experiência no mercado, a MMCafé divide os planos de atuação em seus programas de maneira específica e inteligente, de acordo com a demanda dos seus clientes! Algumas das funcionalidades que a MMCafé fornece aos seus clientes são:

  • Plataforma de comunicação interna inteligente: Arquivos, vídeos, imagens, notícias e muito mais!
  • Produtividade 100% eficiente: Aplicativo, busca indexada, favoritos, busca rápida em arquivos, entre outros;
  • Treinamento e capacitação: vídeos, avaliação de desempenho, etc.

Em todos os planos, a MMCafé trará para a sua companhia a interatividade entre os colaboradores, aumento da produtividade, organização de tarefas e efetividade nas funções designadas, comunicação inteligente e intuitiva e sobretudo integração.

Conheça a plataforma de comunicação interna da MMCafé! 

Agora que você sabe dos inúmeros benefícios e vantagens de se promover o engajamento no trabalho através de uma boa plataforma de comunicação interna entre colaboradores e liderança, não perca tempo e integre o sistema na sua empresa! A MMcafé nasceu com a ideia de tornar o ambiente de trabalho funcional, através das melhores estratégias e projetos para a sua empresa!

O que é o engajamento no trabalho?

O engajamento no trabalho diz respeito ao grau de motivação e disposição do colaborador no ambiente da empresa.

Por que é importante se atentar ao engajamento no trabalho.?

Porque é através dele que uma empresa consegue medir o quanto um colaborador está disposto e produtivo – e trabalhar em cima dessa medida.

Como aumentar o engajamento no trabalho?

Através de uma boa campanha de endomarketing – pensada do zero e feita de maneira inteligente – é possível aumentar o grau de satisfação do colaborador no trabalho e, consequentemente, o seu engajamento.

O que é endomarketing?

O endomarketing é um conjunto de técnicas e estratégias provenientes do marketing tradicional aplicadas aos próprios colaboradores – portanto, de forma interna.

Qual a melhor maneira de aplicar um bom endomarketing?

O melhor caminho para um bom endomarketing é através de uma plataforma de comunicação interna com as ferramentas que possibilitem o cumprimento deste objetivo – e a Intranet da MMCafé possui essas ferramentas.

Com mais de 20 anos de existência, a MMCafé possui mais de 200 cases de sucesso, realizados em mais de 23 países espalhados por todo o globo, e a sua repercussão positiva é mais uma prova de que o foco da companhia é trazer o que há de melhor em plataforma de comunicação interna para a sua empresa, transformar a rotina de trabalho em algo orgânico e totalmente natural. Não espere e faça já uma demonstração gratuita dos serviços da MMCafé agora mesmo! 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.