Skip to main content

Gestão de comunicação: 5 ferramentas para otimizar o ambiente de trabalho

descubra 5 excelentes ferramentas para transformar a gestão de comunicação – para sempre – na sua empresa
Admin Ajax.php?Action=Kernel&Amp;P=Image&Amp;Src=%7B%22File%22%3A%22Wp Content%2Fuploads%2F2022%2F06%2Fillustration Of Internet Communication Graphics 4074957 1 1 Scaled

A troca de informações sempre fez parte de toda a história da humanidade e, sem ela, nenhum grande projeto pode ser realizado. Quando o canal de comunicação entre as pessoas se rompe, toda a sociedade perde e as coisas simplesmente não funcionam mais – ainda mais na era da informação que vivemos hoje em dia.

Por isso, ter uma boa gestão de comunicação é fundamental para realizar todos os processos internos em uma equipe – seja na distribuição de tarefas entre os colaboradores, seja para administrar e coordenar o andamento do trabalho. Independente de qual seja o objetivo específico, ter uma gestão de comunicação eficiente e assertiva não é apenas uma merda formalidade, mas algo essencial e que faz toda a diferença.

Neste artigo, iremos expor 5 excelentes ferramentas para otimizar – ainda mais – a gestão de comunicação na sua empresa, otimizar o tempo de trabalho da sua equipe, melhorar os indicadores de performance, agilizar a troca de mensagens, facilitar a capacitação dos seus colaboradores, aumentar o engajamento e a produtividade. Mas antes, precisamos saber: o que é gestão da comunicação?

A gestão de comunicação e como ela funciona

Como falamos anteriormente, nenhuma boa obra é realizada sem a devida troca de informações entre os colaboradores do projeto. Quando a equipe está desorganizada, sem um canal claro de transmissão de tarefas – e o sua devida vistoria e acompanhamento – cada colaborador tomará seu próprio caminho e nada de produtivo terá resultado.

Gestão De Comunicação
Ferramentas Para Otimizar A Gestão De Comunicação.

É neste contexto que entra o papel da gestão de comunicação. Quando a alta liderança possui os meios necessários para reorganizar a equipe, unificar a difusão de informações e administrar o trabalho realizado pelos colaboradores, todos os indicadores de performance na empresa melhoram: o tempo é otimizado, a equipe trabalha de forma mais rápida e assertiva e toda a produtividade da empresa ganha com isso.

Além desse detalhe, é necessário que a empresa não apenas tenha uma gestão de comunicação unificada – é necessário que esse canal único de transmissão seja simples, completo e acessível. Para isso, existem diversas ferramentas que toda gestão de comunicação precisa incorporar na empresa para torna-la verdadeiramente assertiva e eficiente.

Veja também: como administrar uma gestão da informação de maneira inteligente

5 ferramentas para gestão de comunicação

Otimizar os processos internos é essencial para que a empresa consiga evoluir e alcançar patamares ainda nunca explorados. Para isso, ter as ferramentas certas em mãos são fundamentais – e sem elas, nenhum caminho consegue ser trilhado. Algumas dessas ferramentas são as seguintes:

  • Sistema de Dashboard: ter uma ferramenta que consiga acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, compreender seu grau de rendimento, engajamento, informações sobre sua assertividade e produtividade é indispensável e tê-la em pleno funcionamento é capaz de fazer toda a diferença na hora de administrar e medir o nível da equipe. Com um bom sistema de dashboard, a gestão de comunicação será ainda mais eficiente;
  • Atendimento Interno automatizado: criar um caminho automático onde seus colaboradores podem resolver seus problemas e dúvidas ao encontrarem o setor da empresa responsável por atendê-los ajuda a otimizar o tempo da equipe o aumentar o grau de satisfação deles;
  • Chat: toda empresa precisa comunicar mensagens e informações para os seus colaboradores. Para isso, não há nada mais simples – e instantâneo – que um sistema de chat interno próprio da empresa, capaz de manter a salvo todas as mensagens, dados e registros;
  • Mural interativo: uma plataforma digital capaz de sintetizar novidades em relação aos projetos da empresa contribui pra manter a equipe informada e consciente sobre os caminhos da empresa;
  • Notificações: alertar os colaboradores e relembrá-los sobre suas tarefas cotidianas e novas missões a serem cumpridas é uma das ferramentas de gestão de comunicação mais simples e funcionais disponíveis.

Todas essas ferramentas possuem resultado prático na realidade e servem para otimizar todos os processos internos e tornar o corpo dos seus colaboradores mais produtivos e engajados com suas respectivas funções na empresa.

Graphic Designer Job Description 1024X576 1
Ferramentas para otimizar a gestão de comunicação.

Entretanto, as ferramentas que citamos acima terão um efeito muito mais prático e assertivo se forem aplicadas em uma única rede – capaz de sintetizá-las e explorar, ao máximo, todo o seu potencial. Esse sistema já existe: chama-se intranet. E a MMCafé, com mais de 20 anos no mercado de intranet do Brasil, possui todas as ferramentas que a sua equipe precisa.

Descubra: 4 ferramentas de comunicação interna para otimizar a sua empresa

O poder da intranet da MMCafé para a gestão de comunicação

A MMCafé surgiu nos anos 90 e carrega consigo o mesmo ideal, desde a sua fundação até aos dias de hoje: transformar a comunicação interna da sua empresa e torna-la muito mais simples. Para cumprir com essa missão, a plataforma da MMCafé conta com diversos módulos, mais de 100 funcionalidades e inúmeros serviços prontos para atender a gestão da sua empresa e aprimorar todos os processos internos.

Além disso, a plataforma campeã da MMCafé é totalmente personalizável – criada justamente para atender exatamente às demandas que sua equipe precisa. Portanto, o sistema de intranet consegue se encaixar perfeitamente com os desafios e necessidades.

Design Skills Image 1
Ferramentas para otimizar a gestão de comunicação.

Uma empresa eficiente é uma empresa integrada – e isso passa por ter um ótimo sistema de unificação. A MMCafé é essa estrutura, e suas funcionalidades são capazes de enviar e receber mensagens, armazenas dados como mídias e cursos de capacitação, comunicar novidades e dados relevantes sobre a companhia, identificar o grau de engajamento e de uso da plataforma e tornar a sua equipe ainda mais produtiva.

Solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo!

Com mais de 200 cases de sucesso em todo o país, a plataforma da MMCafé possui as ferramentas que sua companhia precisa para revolucionar – para sempre – toda a gestão de comunicação da sua equipe e otimizar todos os processos entre os colaboradores.

Não perca mais tempo e venha solicitar – ainda hoje – uma demonstração gratuita da plataforma de comunicação interna da MMCafé e descubra, na prática, o poder revolucionário que ela irá trazer para a gestão de comunicação da sua empresa. Venha fazer parte!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.