Skip to main content

Software de intranet corporativa: Quais são seus benefícios?

veja como um software de intranet corporativa pode – e vai – revolucionar a comunicação interna da sua empresa
Reproducao Via Carreira C Caddfd09

Estar conectado em relação ao mundo moderno e se utilizar de todas as ferramentas criativas que ele pode trazer é essencial para promover a diferença – principalmente quando o assunto envolve a comunicação interna de uma companhia. A internet abriu espaço para que as pessoas pudessem desenvolver tecnologias de todos os tipos. Uma delas é o software de intranet corporativa.

Mas, afinal, o que é um software de intranet corporativa? Como ela funciona e quais são as vantagens de se ter uma boa plataforma de comunicação interna? Caso a sua empresa esteja com dificuldades de otimizar os processos de suas equipes, é bom ter em mente que um bom software de intranet corporativa pode – e vai – fazer toda a diferença na sua empresa.

Nesse artigo, você vai entender o que é um software de intranet corporativa e a base que faz com que uma plataforma de comunicação interna seja essencial, irá compreender o que você vai ganhar ao implementar uma dessas ferramentas e, por fim, como conseguir um bom software de intranet corporativa para a sua empresa e otimizar todos os processos. Ficou curioso? Então segue a leitura!

A base da intranet: comunicação Interna

Antes de entendermos exatamente o que é – de fato – um software de intranet corporativa, é necessário explicarmos antes o que é uma intranet e qual é a sua função primordial para aprimorar a comunicação interna de uma companhia e transformar a maneira como a gestão lida e administra seus colaboradores.

No mundo corporativo atual, é essencial que uma empresa tenha uma troca de informações interna invejável – e isso passa por ter as ferramentas certas para executar essa missão. A intranet é uma dessas ferramentas – e seu pode vai muito além do que o senso comum pode acreditar.

Software De Intranet Corporativa
Software de intranet corporativa

Nos anos 60, com o avanço tecnológico dos computadores e de sua respectiva capacidade de armazenar dados, surgiu a ideia de criar uma rede capaz de realizar a troca de informações entre eles (além de garantir que essas informações, por serem enviadas e recebidas em uma rede inédita, seria segura justamente por ser irrastreável) e unificar a comunicação em um só lugar. E foi assim que a intranet surgiu.

Entretanto, com o progressivo avanço da tecnologia, ter um computador caseiro já era uma realidade – e muitas pessoas poderiam comprá-los em todo o mundo. Deste modo, como foi com a intranet, era necessário criar um canal que permitisse a livre troca de dados e informações entre eles – mas, dessa vez, de maneira pública. A internet avançou ainda mais os conhecimentos humanos e criou todo um novo mundo, porém, justamente por ser pública, não é tão interessante para uma comunicação interna.

Foi nesse contexto que a necessidade de se ter uma intranet voltou – e muito mais completa e interessante que a sua primeira versão. E o que define um sistema de intranet é, sem dúvida, a comunicação interna. A melhor definição para comunicação interna é que ela estaria relacionada a um canal único de informações, que seja simples, intuitivo e completo e que permita com que os colaboradores da empresa tenham acesso rápido e sobre atualizações e informações sobre seu trabalho.

Veja também: 3 ferramentas para melhorar a comunicação interna da sua equipe

Por que ter um bom software de intranet corporativa?

O ambiente informacional de um sistema de comunicação interna pode tomar as mais diversas formas, desde coisas mais tradicionais como newsletters e revistas corporativas, até mesmo ferramentas mais atuais como redes sociais, vídeos e, é claro, um bom software de intranet corporativa.

Uma comunicação interna de qualidade – proveniente de um software de intranet corporativa – irá permitir com que os processos de sua empresa sejam otimizados ao máximo e garantir que os colaboradores conquistem patamares de produtividade e engajamento nunca antes alcançados. as empresas com os melhores desempenhos, são aquelas que possuem alguma ferramenta de comunicação interna de qualidade implementada em suas companhias.

De forma objetiva, são por esses fatores que é interessante para os empresários de hoje irem atrás de um software de intranet corporativa de qualidade, afinal, entre todas as ferramentas de comunicação interna que existem, uma das mais intuitivas e completas é a intranet.

Como funciona uma intranet na prática?

A melhor forma de explicar intranet para um leigo é comparar essa ferramenta com a internet, mas de uso exclusivo da empresa, com acesso limitado para apenas os colaboradores da companhia e pessoas de fora com autorização necessária.

Se falarmos de maneira tecnológica, o software de intranet corporativa acaba por ser invejável para solucionar problemas de comunicação interna, pois eles permitem que se crie um canal de troca de mensagens e informações entre um departamento com os demais colaboradores da empresa.

Nas entranhas de uma companhia, todos os departamentos possuem informações e atualizações que podem ser compartilhadas com os demais setores, ou até mesmo podemos falar de uma forma única de comunicação direta com os colaboradores.

Reproducao Conal Contabilidade 1

Essas são apenas algumas ideias de como utilizar uma intranet. Os responsáveis por cada departamento devem definir o que deve ser publicado aos demais colaboradores. Um software de intranet corporativa é o melhor passo inicial que uma empresa pode tomar para aprimorar a comunicação interna de uma companhia.

A concepção de um software de intranet corporativa nasce por meio das necessidades de uma empresa. Portanto, essa ferramenta não deve ser apenas concebida pelos os especialistas de informática de uma companhia, mas sim, conforme as necessidades que todos as partes de uma empresa precisam.

Entenda: como uma intranet irá transformar a comunicação interna da sua empresa

Afinal, quais são os benefícios de uma intranet?

Como foi explicado anteriormente, um software de intranet corporativa capazes de criar uma plataforma de comunicação é uma espécie de rede particular/internet de uso exclusivo para colaboradores de uma empresa, uma vez que ela usa do mesmo protocolo usado pela internet, o chamado de TCP/IP.

Apesar desse software de intranet corporativa ser considerado como uma “internet privada”, ele permitirá que micros que estejam localizados numa filial, por exemplo, acessem o conteúdo de outros servidores pertencentes à matriz, tudo remotamente claro.

No quesito segurança, para evitar invasões as suas redes de intranet, as empresas vão estar revestidas como um firewall (parede de fogo), que é composto por micros com um software especial que irá filtrar o acesso à rede, tudo isso, por um baixíssimo nível de implementação.

A empresa também irá se beneficiar da intranet quando o assunto é otimização de seus processos relacionados à comunicação, uma vez que esses irão circular de forma mais intensa e com segurança, independente do nível de sigilo dessas, em suma, irá proteger a empresa de um modo geral.

Um dos fatores que fazem com as companhias tenham ambas as redes, tanto para o público, por meio do fornecimento de wi-fi, quanto para os colaboradores, ou seja, uma empresa que busca o sucesso precisa ter uma intranet, já que ela oferece a maior segurança de dados e informações sigilosas possível dentro da companhia.

Conheça o software de intranet corporativa da MMCafé! 

Toda grande conquista necessita de boas pessoas, com coragem e a determinação necessária para conquistar todos os objetivos e cumprir com todas as missões. A força de vontade e a energia de vencer são características que todos os grandes vencedores da história da humanidade possuem – e é somente com essas virtudes que uma empresa é capaz de alcançar novos patamares e se estabelecer com uma marca séria e de autoridade.

Entretanto, nenhuma boa obra é realizada sem os meios necessários – as ferramentas certas, no lugar certo e na hora certa. A MMCafé existe para isso: fornecer para a sua empresa o que é preciso para otimizar todos os processos internos e a comunicação da sua empresa!

Reproducao Avio

Com mais de 100 funcionalidades, diversos módulos e serviços exclusivos, o software de intranet corporativa da MMCafé é capaz de unificar toda a comunicação interna da sua companhia em um só lugar – o que torna todo o processo de troca de mensagens, informações, capacitação dos colaboradores, notificações, avisos e administração de toda a sua equipe muito mais simples e assertiva!

Além disso, toda a plataforma da MMCafé é completamente personalizável – o que permite que a gestão da sua empresa use-a da melhor maneira possível e da forma que mais se encaixa nas demandas dos seus colaboradores.

A intranet é capaz de administrar as informações dos usuários, permite armazenar cursos e materiais de capacitação dos colaboradores, comunicar mensagens pelo chat interno, publicar notícias no mural, notificar a equipe e tornar todos os processos ainda mais rápidos, completos, simples e produtivos!

Venha fazer parte da nossa plataforma!

A MMCafé gosta de desafios e realizar missões é o nosso ideal. Com mais de 20 anos no mercado brasileiro com um software de intranet corporativa campeã, sua empresa terão as ferramentas que vão permitir o avanço e progresso da sua companhia, melhorar todos os indicadores de performance, otimizar o tempo de produção dos colaboradores e aumentar – ainda mais – a produtividade de toda a sua equipe.

Não perca mais tempo e venha se juntar aos mais de 200 cases de sucesso em todo o território brasileiro e descubra- na prática – o poder revolucionário que o software de intranet corporativa da MMCafé irá fazer pela sua empresa!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.