Skip to main content

Ferramentas da comunicação interna: 4 exemplos para facilitar a vida da sua empresa

Descubra as melhores ferramentas da comunicação interna e como elas podem transformar – para sempre – o ambiente de trabalho da sua empresa
Reproducao Clipartkey. 56E50140

Ferramentas da comunicação interna fazem parte do grupo de algumas das necessidades essenciais atuais que reproduzem empresas de sucesso na modernidade. É de suma importância aplicar dentro dos sistemas de sua companhia uma comunicação interna exemplar, simples e completa.

Para compreender isso de maneira completa, este artigo irá expor alguns exemplos de ferramentas da comunicação interna e como elas podem – e vão – facilitar, para sempre, a troca de mensagens e informações entre a gestão e os colaboradores da sua empresa.

Ficou curioso? Quer entender o que é de fato comunicação interna? Está a procura das melhores ferramentas da comunicação interna para te ajudar a aplicar esse sistema de diálogo dentro de sua companhia? Então fica com a gente e acompanhe essa leitura!

O que é Comunicação Interna?

Antes de te apresentarmos algumas das ferramentas da comunicação interna mais importantes e eficazes para se utilizar em uma empresa, primeiro é necessário entender o que é de fato essa comunicação interna e como ela funciona. 

A definição dessa técnica estaria ligada a criação de canais de comunicação internos de uma empresa que ofereça um canal único, onde os funcionários poderão encontrar, com facilidade, informações ou soluções para determinados processos, como cursos profissionalizantes, mural com novidades sobre a companhia, etc.

Esse canal – ou canais – podem tomar os mais variados formatos, desde revistas e newsletter corporativos ou até mesmo vídeos ou redes sociais próprias da companhia. Os tipos dependem de qual é a demanda e qual faz mais sentido para cada empresa.

Descubra: 3 maneiras de usar a comunicação interna na sua empresa

A importância de uma boa comunicação interna

O objetivo, como foi dito anteriormente, é criar um ambiente único onde os seus colaboradores possam encontrar com tranquilidade todas as informações, updates e soluções relevantes para problemáticas que aparecem no cotidiano dos colaboradores.

Ferramentas Da Comunicação Interna.
Ferramentas da comunicação interna

Agora que explicamos o que é comunicação interna, podemos passar para o que é de fato o coração pulsante deste artigo – as ferramentas da comunicação interna. Vamos falar de quatro bons exemplos do que são as ferramentas da comunicação interna e como elas vão facilitar a vida de sua companhia. Confira!

Entenda: o que é comunicação interna

4 ferramentas da Comunicação Interna

É evidente que não basta apenas criar um canal de comunicação interna de forma aleatória e sem sentido. Para isso, é essencial que você saiba – de fato – o que quer fazer, como quer fazer e por onde você quer fazer e qual demanda você deseja cumprir.

Para tal, é importante conhecer as melhores ferramentas da comunicação interna, como elas funcionam e onde exatamente elas irão impactar, e com isso, vamos apresentar quatro ferramentas para a comunicação interna!

Descubra: porque a comunicação interna nas empresas é tão importante?

Aplicativos de celular

Não é qualquer novidade dizer que nos dias de hoje basicamente todas as pessoas são donas de um smartphone, e por isso, também dizer que os aplicativos de celular nunca foram tão populares como são atualmente deixa de ser uma constatação genial e sim apenas algo esperado.

No meio das ferramentas da comunicação interna existem inúmeros aplicativos de celular que permitem fazer exatamente aquilo que se é necessário para ter uma comunicação interna eficaz. Com esses aplicativos, é possível publicar diversas informações, segmentar o público interno e construir times.

Intranet

A melhor forma de descrever essa ferramenta da comunicação interna é como uma rede interna de computadores – uma espécie de internet mais privada – que se expande apenas dentro dos limites da corporação e com acesso limitado apenas para colaboradores da empresa ou pessoas de fora com a devida autorização.

Esse serviço é de suma importância quando o assunto é comunicação interna de uma empresa e faz toda a diferença na hora de transmitir mensagens e gerenciar o trabalho dos colaboradores Por isso, a MMCafé realizou um grande investimento para criar uma intranet robusta e única, com a possibilidade de operar com vários departamentos interligados na sua plataforma digital, mesmo que estes estejam separados no aspecto físico.

Reproducao Daslanguagenes

Dessa forma, os funcionários da empresa conseguem acessar informações de grande importância para a realização de seus trabalhos de forma muito mais ágil, o que com certeza beneficiará o aspecto da produtividade da companhia. Por fim, através de uma robusta intranet, é possível fazer a distribuição digital de treinamentos, comunicados, relatórios de desempenho, materiais de cunho promocional e etc.

Veja mais: o que uma intranet call center pode fazer pela sua empresa?

Software sob encomenda

A MMCafé, entre várias opções das ferramentas da comunicação interna, possui um software sob demanda com uma resolução mais robusta, uma vez que este é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada empresa. Por isso, o software consegue ter a capacidade de solucionar grande parte dos problemas de diálogo

No início desse artigo, foi evidenciado que um dos alicerces da comunicação interna está relacionado a criar um canal simples e robusto que permita com que os colaboradores encontrem informações e atualizações sobre o andamento de processos e projetos, um software sob demanda não é nada além de perfeito para essa tarefa.

Além disso, esses tipos de software além de serem velozes acabam por ser absurdamente seguros, uma vez que os dados são criptografados e transmitidos em tempo real, e assim como é o caso das intranets, com o uso de um software desses, a delegação de tarefas, sintonia de equipes e controle de atividades é facilitado e portanto a produtividade também é aumentada.

Vídeos corporativos

As plataformas de transmissão de vídeos são extremamente visitadas por milhões de usuários todos os dias. Sites como Youtube, TikTok e afins possuem um público gigantesco com o seu formato de entretenimento focado no audiovisual. Se esse tipo de mídia consegue engajar um público tão grande, por que não trazer uma dessas ferramentas da comunicação interna para agregar ao desempenho de uma empresa? 

Vídeos Corporativos são uma das ferramentas de comunicação interna mais utilizadas pelas companhias, por conta de sua agilidade e dinamismo. Em empresas de porte maior, uma variação dos vídeos é usada: transmissões ao vivo. Essas lives são feitas para todo o quadro de trabalhadores, o que economiza dinheiro e tempo.

Relacionamento Com Clientes

O mais curioso é que ela é uma das ferramentas da comunicação interna que está disponível para todos os usuários. Através do Skype e Discord, é possível realizar ligações, produzir vídeos mais profissionais com outras ferramentas da comunicação interna como o CapCut e depois compartilhá-los em treinamentos, integrações e etc.

Nos vídeos, é possível transmitir informações importantes e, ao mesmo tempo, de uma forma leve e tranquila. Deste modo, o recebimento de novas orientações e atualizações se torna ainda mais agradável para todos os colaboradores.

Como a intranet da MMCafé pode te auxiliar!

Entretanto, a pergunta fica no ar: existe alguma plataforma que reúna todas essas ferramentas da comunicação interna em um só lugar? É possível unificar toda a troca de informações, administrar a distribuição de demandas dos colaboradores e otimizar ainda mais o tempo e produtividade da equipe?

Com a intranet da MMCafé, isso é possível. Com mais de 20 anos no mercado, a MMCafé sabe como criar uma plataforma que reúna todas as principais – e mais assertivas – ferramentas da comunicação interna, com a harmonia e complexidade que a sua empresa precisa.

É conveniente lembrar que centralizar as informações em um único canal com a capacidade de engajar o colaborador, torná-lo mais assertivo, mais capacitado e consequentemente, mais produtivo é de suma importância para promover a cultura organizacional necessária para otimizar todos os processos de uma companhia.

Portanto, não perca mais tempo! Se você precisa de ajuda para ter uma plataforma digital de altíssima qualidade, com as melhores ferramentas da comunicação interna e mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil. Venha fazer parte da MMCafé e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.