Skip to main content

Vantagens de uma intranet corporativa: 5 dicas que vão mudar para sempre sua empresa

Veja quais são as principais vantagens de uma intranet corporativa e descubra o poder que ela possui para otimizar todos os processos da sua empresa
Feature 11 1024X691 5 1E3795C8

A revolução da comunicação que a internet causou mudou – para sempre – a forma como os processos dentro de uma companhia eram organizados. Se antes tudo era necessariamente feito com papéis, agora, com apenas um celular, o gestor de uma companhia pode estabelecer contato direto – e simultâneo – com um colaborador enquanto caminha pela rua.

Entretanto, é justamente devido a capacidade da internet de transmitir e enviar mensagens de forma aberta – em uma rede pública – que a sua lógica deixa a desejar para a comunicação de uma empresa. E é neste momento que as vantagens de uma intranet corporativa, uma vez que uma internet não possui a capacidade de registrar, proteger e manter o sigilo de determinadas informações relevantes da empresa.

Para resolver esse problema, a intranet – que já existia antigamente e foi a precursora da internet – passou a ser uma opção extremamente importante – e muitas vezes indispensável – para empresas que queriam unificar a troca de mensagens e informações entre os colaboradores.

Neste artigo, você conhecerá 5 importantes vantagens de uma intranet corporativa e entender – na prática – o poder que ela possui de revolucionar a comunicação interna da sua companhia e mudar a forma como organizar os colaboradores. Mas antes, precisamos entender: o que é uma intranet?

O que é uma intranet e como ela surgiu

Para entendermos as vantagens de uma intranet corporativa, é necessário ter em mente primeiro o que é, de fato, uma intranet – e essa história começa a muitos anos atrás, em uma época de disputa entre as duas maiores potencias mundiais na época: Estados Unidos e União Soviética.

No final dos anos 60, com o acirramento da corrida espacial, os Estados Unidos queria acelerar o entendimento dos cientistas do seu país com o objetivo de chegar à Lua primeiro que o seu rival, a então União Soviética.

Vantagens De Uma Intranet Corporativa.
vantagens de uma intranet corporativa.

Para isso, a solução era unificar a comunicação entre as instituições mais importantes do país – como universidades e serviços de inteligência militares – através de um sistema capaz de realizar cálculos complexos – através dos computadores – para garantir que a informação fosse acelerada o mais rápido possível.

Além disso, esse sistema também precisava ser seguro, portanto, privado – e essa é uma das vantagens de uma intranet corporativa – afinal, como se tratava de assuntos governamentais, todo cuidado na transmissão dessas mensagens era pouco. E foi nesse contexto que a intranet – ou “internet privada” – surgiu.

Veja também: Entenda como uma intranet pode ajudar na sua empresa

As vantagens de uma intranet corporativa

Agora que você conheceu um pouco mais do contexto do seu nascimento, iremos falar diretamente das vantagens de uma intranet corporativa e o poder que ela possui de otimizar os processos de uma companhia.

Quando a gestão de uma empresa tem em mãos as vantagens de uma intranet corporativa, ela terá a capacidade de reorganizar os colaboradores em uma nova – e melhor – lógica de trabalho, com motivações e estímulos diferentes – e que farão, de fato, a diferença nos resultados da empresa. As 5 vantagens de uma intranet corporativa são as seguintes:

  • Otimização do tempo de trabalho dos colaboradores: ao trazer todos os membros da equipe para uma única rede – que seja completa e intuitiva – os colaboradores encontrarão o caminho para realizarem suas tarefas diárias muito mais rápido, o que torna seu tempo de trabalho mais eficiente e assertivo;
  • Unifica a comunicação da empresa: uma das principais vantagens de uma intranet corporativa é a sua capacidade de integrar a gestão e colaboradores em um único canal de transmissão e troca de mensagens, o que ajuda a manter toda a equipe em um mesmo local e estimular a convivência entre eles;
  • Melhor administração dos colaboradores pela gestão: quando a plataforma possui as ferramentas certa, uma das principais vantagens de uma intranet corporativa é esta. Com as funcionalidades do sistema, a gestão de uma empresa terá acesso a ferramentas que registram o uso da intranet pelos colaboradores, o que permite checar o trabalho e garantir o bom uso da plataforma;
  • Maior engajamento: ao permitir que os colaboradores utilizem de um sistema de comunicação simples e completo, uma das vantagens de uma intranet corporativa é, sem dúvida, a sua capacidade de estimular o engajamento na equipe – o que a torna mais dedicada e compromissada com os objetivos e missões da companhia;
  • Maior produtividade de toda a equipe: a principal entre as vantagens de uma intranet corporativa é, sem dúvida, o seu poder de otimizar a produtividade da equipe. Por uni-los em uma única plataforma – que reúne todas as informações relevantes sobre a companhia e sobre o cargo que o colaborador exerce – toda a equipe se tornará mais preparada, informada e atualizada sobre sua função e objetivos dentro da empresa – o que os tornará mais produtivos ainda.

Essas foram apenas algumas das diversas – e completas – vantagens de uma intranet corporativa. Entretanto, a dúvida ainda fica no ar: qual, dentre vários sistemas de intranet disponíveis no mercado hoje em dia seria o ideal para uma empresa?

Graphic Designer Job Description 1024X576 4
vantagens de uma intranet corporativa.

Para responder essa questão, é necessário compreender quais são as demandas de uma companhia. A intranet perfeita é aquela que se encaixa perfeitamente nos compromissos e missões específicas da empresa em questão.

Entretanto, ter em mãos uma intranet completa, com inúmeros serviços, funcionalidades e módulos especiais é uma boa maneira de assegurar que a missão da empresa será cumprida. Essa intranet existe – e é a Intranet Corporativa da MMCafé!

Descubra também: O que preciso saber antes de contratar uma intranet corporativa?

Venha fazer parte da MMCafé!

A MMCafé, por 2 anos consecutivos, foi consagrada com o melhor serviço de intranet do Brasil. O reconhecimento é fruto de um intenso trabalho em transformar a comunicação das empresas e tornar o ambiente de trabalho muito mais leve, assertivo e produtivo.

Design Skills Image 3
vantagens de uma intranet corporativa.

Com uma plataforma 100% personalizável, a MMCafé possui a missão de construir uma intranet que seja perfeita para você – e com todo o poder e capacidade que ela pode te oferecer.

O que é uma intranet?

Uma intranet é uma plataforma de comunicação interna capaz de trocar mensagens e informações entre membros privados – com permissão prévia para acesso.

Qual a diferença entre intranet e internet?

A internet é uma rede de comunicação pública, onde todos os computadores podem participar, captar e enviar mensagens e documentos. Já a intranet é uma rede privada, ou seja, seu foco é manter a troca de informações entre usuários específicos.

Por que adotar uma intranet?

Porque ela é o melhor sistema para manter sigilo das informações da empresa e garantir a proteção contra vazamentos – além de trazer os colaboradores para um mesmo ambiente interno.

Quais as vantagens da intranet?

Unificação da comunicação em uma única plataforma, otimização do tempo de trabalho, melhoria em todos os indicadores de performance dos colaboradores, automatização e previsibilidade para resolver problemas, etc.

Como saber se uma intranet é boa?

Se ela for capaz de trazer os colaboradores para um ambiente de trabalho leve, criativo, dinâmico, completo e assertivo, ela pode ser compreendida como um bom sistema. A Intranet Corporativa da MMCafé possui essas – e outras – possibilidades.

Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita da Intranet Corporativa da MMCafé e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso que já adotaram a plataforma e transformaram – para sempre – o modo como a comunicação interna é feita em suas empresas. Venha ser MMCafé!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.