Gamificação é o uso de elementos de design de jogo, como pontuação, recompensas ou competição com outros, em contextos não relacionados a jogos – por isso ela é tão interessante.
Para os negócios, a gamificação se concentra em envolver as pessoas e criar ou estimular mudanças comportamentais – o que transforma a comunicação interna da empresa e a deixa muito mais eficiente.
A seguir, confira 5 maneiras pelas quais a gamificação transforma a comunicação da sua empresa – e como aplica-la na sua companhia com uma plataforma de comunicação interna.
1. INCORPORE VALORES DE NEGÓCIOS E MELHORE O ENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES
A visão e os valores de negócios não podem ser simplesmente criados pela administração e impulsionados, na esperança de que os colaboradores entendam.
Então, como você cria os valores da empresa onde pessoas irão conviver? Como você mantém seus funcionários envolvidos com essa visão e com sua empresa como um todo? Estabelecer sua cultura é um processo contínuo e a gamificação irá desempenhar um papel fundamental.
A gamificação é integrada à Intranet MMCafé e pode ser usada com sucesso por toda a sua equipe. Recompensas na intranet de uma empresa são uma forma poderosa de construir uma cultura de reconhecimento, celebrar o sucesso individual e manter os valores da empresa “em primeiro plano”.
Como qualquer plataforma social, essas medalhas de reconhecimento são públicas e transparentes. É inestimável construir uma cultura virtual; uma preocupação crescente para aqueles com departamentos ou colaboradores remotos.
O melhor de tudo é manter esses valores constantemente visíveis, em destaque, incorporados aos processos diários de sua empresa.
Veja mais: Como funciona o sistema de gamificação?
2. IMPULSIONE A ADOÇÃO E COMPREENSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS E PROCESSOS
A tecnologia define o local de trabalho. Agora temos dezenas, centenas, até milhares de aplicativos e ferramentas diferentes em qualquer organização, todos projetados para nos ajudar a fazermos melhor nosso trabalho.
Essas ferramentas também estão em constante evolução e mudança. Foi se tempo em que a Microsoft lançava cds do Office Suite a cada 3 ou 4 anos (quem lembra as alegrias do Windows 95, 97, 2000, XP, 2003, 2007…?) – agora, graças aos aplicativos baseados em nuvem, essas atualizações são instantâneas e contínuas.
Aprendemos melhor fazendo. Introduzir a gamificação na adoção de tecnologia é uma maneira poderosa de envolver os funcionários em suas novas ferramentas e também uma ótima abordagem para solucionar problemas ou ‘testar’ essas ferramentas em situações da vida real.
Por exemplo, a criação de uma competição de ‘caça ao tesouro’ após o lançamento da intranet de sua empresa faz com que os funcionários aprendam ativamente como usar a plataforma.
Adaptando a caça ao tesouro para suas funções do dia-a-dia, como acessar diariamente a intranet, dar feedback a respeito dos conteúdos ou interagir em geral, aumenta a compreensão e adesão deles à ferramenta e seu funcionamento.
3. MELHORE O ENVOLVIMENTO DO USUÁRIO
É nosso trabalho transmitir nossa mensagem e garantir que os funcionários se envolvam com o que enviamos. No entanto, como qualquer profissional de comunicação interna testemunhará, fazer com que os funcionários gostem, compartilhem, comentem, contribuam ou mesmo simplesmente reconheçam as comunicações pode ser uma tarefa um tanto difícil. Às vezes, parece um jogo de sorte.
Um dos melhores exemplos comerciais desse cenário foi o conceito original do LinkedIn. Você recebe uma pontuação de conclusão de perfil e ‘emblemas’ podem ser adicionados ao seu perfil para demonstrar suas habilidades, treinamento, recomendações e muito mais.
Mesmo agora, o número de conexões é uma característica dominante e um ‘emblema’ de validação social – uma indicação de influência e alcance. Em seu perfil individual, você também pode obter informações sobre quem viu seu perfil e suas postagens.
Seguindo uma linha de raciocínio semelhante, a Gamificação presente na Intranet MMCafé utiliza a ideia de reputação social como sugestão de competição para configurar qualquer objetivo em um incentivo gamificado. Aliás, a plataforma MMCafé é desenvolvida a partir da mesma tecnologia que o próprio LinkedIN.
Como comunicadores internos, conceda emblemas ou pontuações que vão depender dos principais KPIs programados, como por exemplo a integridade de um perfil ou o nível de influência medido por contribuições. Oferecemos aos usuários incentivos intrínsecos para aumentar o envolvimento deles.
4. TRANSFORME A COMUNICAÇÃO: ESPECIALMENTE PARA INFORMAÇÕES OU PROCESSOS CRÍTICOS
Existe um paradoxo infeliz nas comunicações internas. Às vezes, as informações mais importantes são também interpretadas como as mais cansativas e desinteressantes e acabam não sendo absorvidas. Ou, são mais difíceis de serem comunicadas.
Portanto, embora seja essencial que nossos funcionários conheçam e entendam os procedimentos de saúde, segurança ou o processo de denúncias em relação à discriminação, eles são realmente difíceis e delicados de serem aplicados na prática.
A gamificação pode não ser apropriada para todas as situações. No entanto, se desenvolvido e entregue com cuidado, ela pode mudar a forma como os funcionários se envolvem com o conteúdo.
Em vez de ler um documento de ‘como fazer’, ou simplesmente “passar” por um briefing, a gamificação pode ser usada para aplicar esse aprendizado a cenários da vida real ou praticar técnicas para construir confiança.
Descubra 7 benefícios para fazer gamificação nas empresas com uma plataforma de comunicação interna
5. AUMENTE A PRODUTIVIDADE, EFICIÊNCIA E RESULTADOS DE NEGÓCIOS
Um dos usos mais comuns da gamificação é fazer benchmarking e incentivar a equipe, especialmente aqueles que atuam em vendas ou atendimento ao cliente. Crie painéis individuais e de equipe, com metas e os funcionários recebendo distintivos, pontos ou outras formas de reconhecimento por seus esforços. Isso aciona os gatilhos de motivação que vão além das recompensas monetárias: por exemplo, status, reconhecimento e apreciação.
Além do mais, a gamificação pode ser utilizada para dar aos colaboradores algo que eles agora esperam em um ambiente digital sempre ativo: feedback e percepções em tempo real.
Em vez de esperar pelos números tradicionais de vendas em planilhas, ou talvez análises mensais ou anuais, os funcionários podem entender onde estão e como concentrar seus esforços para melhorar seus resultados.
Isso tem um impacto direto na experiência que eles oferecem aos clientes finais, por exemplo. Os colaboradores quando estão motivados, focados e engajados com seu próprio desempenho, apresentam maior probabilidade de pontuar alto para a satisfação do cliente.
Veja também: Como uma plataforma de gamificação irá revolucionar a comunicação da sua empresa
COMO TRAZER A GAMIFICAÇÃO PARA O LOCAL DE TRABALHO
A gamificação desempenha um papel importante na forma como motivamos, treinamos e engajamos os colaboradores. No entanto, também precisa de uma palavra de advertência.
Simplesmente adicionar pontos e emblemas em uma tentativa de tornar “coisas chatas” mais interessantes é uma solução de curto prazo e, de certa forma, ofensiva para a inteligência de sua equipe.
Para funcionar de forma eficaz, é necessária uma abordagem estratégica, pensada para médio ou longo prazo. Ou, pensada para campanhas específicas. Quando bem planejada, a gamificação pode fornecer resultados tangíveis e surpreendentes. Entre em contato com nosso time de especialistas e veja como a Gamificação da MMCafé irá transformar a comunicação da sua empresa.