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Como fazer gamificação nas empresas com uma plataforma de comunicação interna

Aplicar gamificação nas empresas é a mais nova estratégia para conquistar profissionais mais engajados, competentes e produtivos; entenda como!
Gamificacao

A gamificação nas empresas tem tomado um papel de destaque nos últimos anos, já que é uma maneira moderna e criativa de aprimorar as estratégias de treinamento de colaboradores, além de aumentar o engajamento e produtividade. 

Aplicar a mecânica de jogos em um meio corporativo pode parecer curioso se você não conhece muito sobre a gamificação nas empresas, mas ao longo deste artigo, vamos te explicar como esse método foi desenvolvido e como você pode utilizá-lo na sua plataforma de comunicação interna

O que é gamificação?

A gamificação pode ser definida como a ideia de usar técnicas baseadas em jogos e transformá-las em métodos de engajamento e/ou mesmo de aprimorar treinamentos para o meio corporativo. Isso significa que a gamificação pega elementos de design de jogos e dos princípios e teorias gerais que orientam a jogabilidade e aplica-os a outros contextos.

Os conceitos de gamificação nas empresas começaram a ser incorporados em processos do dia a dia corporativo, como recrutamento, aprendizagem e desenvolvimento. 

Em pouco tempo foi perceptível o alcance de resultados e agora, a mecânica de jogos é usada em muitas empresas para melhorar o desempenho em vendas, atendimento ao cliente e treinamento.

Leia também: Gamificação: 5 motivos para transformar a comunicação da sua empresa

Como a gamificação nas empresas atua na resolução de problemas internos 

A gamificação nas empresas foi criada para otimizar os sistemas de treinamentos internos e aumentar o engajamento dos colaboradores, mas acabou resolvendo muitas outras questões. Veja como a gamificação pode atuar no sucesso da sua empresa: 

  • Engajamento do aluno aos treinamentos;
  • Aumento no desempenho da equipe de vendas;
  • Colaboradores melhor atualizados sobre informações e processos internos;
  • Melhoria na produtividade de colaboradores;
  • Maior participação em campanhas internas; 
  • Profissionais mais proativos, treinados e engajados. 

Essas são apenas algumas das vantagens de utilizar a gamificação nas empresas. Dependendo da forma como a empresa deseja aplicar a gamificação, diferentes resultados serão alcançados. 

Entenda uma das maneiras de utilizar a gamificação nas empresas de forma inteligente: 

Exemplo de gamificação nas empresas

Usemos de exemplo uma maneira de utilizar a gamificação nas empresas para transformar a monotonia das tarefas diárias comuns em missões emocionantes no dia a dia de colaboradores no setor de call center:

Os agentes do call center foram premiados com emblemas por cumprirem as metas de desempenho nessas missões. Por exemplo, aqueles que conseguirem fornecer respostas rápidas aos clientes receberão um “Emblema de resolução rápida”. 

Um sistema de pontos foi usado onde a realização de vários níveis ou tarefas dentro da base de conhecimento rendeu aos participantes prêmios ou troféus. Exemplos: usuários que acessaram determinadas páginas ou que comentaram determinados conteúdos.

Gamificação Nas Empresas
Como fazer gamificação nas empresas com uma plataforma de comunicação interna

Além disso, o uso de uma tabela de classificação permitiu que os gerentes monitorassem o desempenho. Isso deu maior visibilidade aos resultados da equipe do ponto de vista da gestão. 

E por sua vez, isso incentivou uma competição saudável entre os colaboradores, aumentando os níveis de engajamento. Os desafios também foram montados em um ambiente multijogador/multi-equipe, permitindo aos agentes que socializassem e aprendessem uns com os outros.

Essa é uma das formas de utilizar a gamificação nas empresas, mas entenda agora como aplicar em qualquer corporação de uma maneira efetiva: 

Veja também como otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa!

Como fazer gamificação nas empresas

Já deu para perceber que a gamificação nas empresas é uma estratégia funcional para alcançar resultados incríveis na sua organização. Mas afinal, como aplicar a gamificação no seu negócio? 

A solução mais prática, funcional e segura é optar por uma plataforma de comunicação interna completa e inteligente, como a da MMCafé! Nela, você encontra mais de 100 funcionalidades que otimizam a sua gestão, além de um módulo exclusivo de gamificação.

Gamificação com a plataforma de comunicação interna da MMCafé

No módulo de gamificação da MMCafé buscamos formas de estimular o conhecimento e engajamento de colaboradores dentro da plataforma de comunicação interna. Para isso, desenvolvemos a gamificação com base em um sistema de campanhas, medalhas, níveis e com uma tabela de classificação. 

Iremos te explicar cada um dos itens abaixo e como eles colaboram na montagem de uma estratégia de gamificação inteligente, veja: 

Campanhas

O primeiro passo para implementar a gamificação na sua plataforma de comunicação interna é definindo as campanhas. Nessa etapa, você escolhe o nome da campanha, o grupo que irá participar e a duração do evento. 

Se você deseja que seja algo sem data de validade, ou seja, que faça parte da sua plataforma, basta apenas informar a data de início. Esse caso atende bem para o incentivo de uso da plataforma e maior aderência aos programas de treinamento. 

Sobre campanhas com datas de duração específica: são ótimas ideias para ações de endomarketing! Isso porque envolvem ainda mais seus colaboradores e criam uma cultura de engajamento interno. 

Conheça 3 formas de usar o endomarketing na sua plataforma de comunicação interna!

Medalhas 

As medalhas são dadas aos colaboradores assim que se finaliza uma tarefa, que pode ser definida como buscas, acessos, compartilhamentos e muitos outros. Os emblemas são customizáveis e podem ser exibidos no perfil do colaborador depois de adquiridos. 

Uma coleção de medalhas é uma meta muito divertida que chama a atenção dos colaboradores, incentivando-os a cumprirem mais metas e buscarem subir de nível, conquistando mais medalhas. 

Níveis

Cada medalha apresenta um nível, ou seja, mesmo após conquistada, o colaborador pode subir de nível ao continuar cumprindo outras metas – ou desafios – que são necessários para conseguir a medalha especificada. 

Assim, a diminuição de resultados após a conquista da medalha também é evitada e os colaboradores se mantêm no desafio por mais tempo, buscando uma pontuação mais alta. 

Tabelas de classificação

A tabela de classificação é exibida no perfil de cada colaborador e mostra a posição em que ele está em comparação aos demais participantes. Para manter o espírito de competição saudável, não são exibidos os perfis de cada colaborador, mas apenas a pontuação. 

Assim, são evitados conflitos internos e o incentivo de se conquistar uma colocação mais alta permanece de maneira simples e prática. 

O módulo de gamificação da MMCafé foi desenvolvido para ser o melhor do mercado, pensado para cada estratégia de engajamento interno sem a possibilidade de causar desentendimento entre colaboradores.

Com um módulo de gamificação completo, personalizável e intuitivo como o da MMCafé, você tem a garantia de um envolvimento maior dos colaboradores nas políticas e processos internos e na sua plataforma de comunicação! 

Conheça 7 razões para implementar uma plataforma de Comunicação Interna.

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A MMCafé já está há mais de 20 anos no mercado, unindo criatividade, tecnologia de ponta e extensas pesquisas. Desenvolvemos uma plataforma de comunicação interna única, completa e customizável a um investimento totalmente acessível para sua empresa. 

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