• Início
  • Intranet
  • Por que a gamificação no trabalho é indispensável para uma empresa

Por que a gamificação no trabalho é indispensável para uma empresa

Entenda os motivos que fazem a gamificação no trabalho ser uma peça fundamental na sua empresa na hora de engajar seus colaboradores.

Fórmulas e métodos são buscados todos os dias por empresas em todo o mundo para tornarem seus colaboradores mais engajados, compromissados e capacitados para exercerem as funções pelas quais eles foram designados.

Muitas dessas fórmulas se provaram um verdadeiro fiasco na hora de converter visitantes em possíveis clientes, já outras, muito pelo contrário, se mostraram promissoras e entregaram resultados comprovados. Esse é o caso da gamificação no trabalho.

Muito além do que uma estratégia de engajamento, a gamificação no trabalho traz resultados reais e já é aceito como uma maneira de estimular o trabalho, a cooperação, energia e foco no cumprimento da missão da empresa. Afinal de contas, do que se trata a gamificação no trabalho?

Gamificação no trabalho é sobre criar uma grande missão

Vivemos em uma era digital, onde o que é real e o que é virtual muitas vezes se confundem. Enquanto humanidade, estamos tão conectados com o digital que incorporamos os aspectos e características próprios da sua natureza. Ou seja: nos tornamos tão parte do mundo virtual como ele de nós.

Gamificação No Trabalho.
gamificação no trabalho.

Quando falamos de integração com o digital, o universo dos jogos surge como um tema recorrente, afinal, ele está presente em nossas vidas por muito tempo e sua estrutura e lógica de funcionamento se incorporou em nossas vidas, para além das telas. É nesse contexto que surge a gamificação no trabalho.

Como em qualquer jogo, a gamificação no trabalho também possui algumas características que fazem parte da estratégia de transportar a lógica de um jogo para o ambiente de trabalho corporativo. Portanto, a gamificação no trabalho, em resumo, é sobre isso: criar um grande senso de missão nos colaboradores.

Veja também: como funciona um sistema de gamificação?

O mito do herói na gamificação no trabalho

Jogos com uma missão pré definida em uma história existem ao montes e não é novidade para qualquer um. Entretanto, o que poderia ter passado batido para muitas pessoas é que a história de uma pessoa comum que passa por desafios e provações ao longo do tempo até se tornar um herói não existe por acaso. A história do guerreiro é tão antiga quanto parte de nós.

Reproducao Dbriefing

O mito do herói diz respeito a caminhada que todo ser humano precisa fazer para superar todos os seus medos e fraquezas para se tornar alguém de sucesso. Os jogos, filmes e todos os tipos de mídia se utilizam deste conceito na hora de criar histórias que inspiram milhões de pessoas em todo o mundo. Na gamificação no trabalho, isso não é diferente.

Uma boa gamificação no trabalho é capaz de gerar o mesmo espírito de missão que o mito do herói, presente na mente inconsciente de todos os ser humanos, carrega. É através da boa utilização deste conceito que a gamificação no trabalho possui o poder de transformar a rotina de trabalho em uma grande e épica missão, com desafios, tarefas e uma recompensa no final.

Veja mais: 7 benefícios da gamificação na empresas

Como criar uma boa gamificação no trabalho

Estimular o engajamento dos colaboradores, otimizar o tempo e os indicadores de performance, unificar a comunicação interna e aumentar a produtividade da empresa é uma das vantagens que uma boa implementação da gamificação no trabalho pode trazer para uma companhia.

Entretanto, é preciso sabedoria na hora de aplicá-la. Para isso, a gestão responsável por promover a gamificação precisa se atentar aos detalhes, porque são eles que fazem a diferença. Esses detalhas incluem as características que irão compor o grande sistema da gamificação.

Portanto, é necessário que a gestão compreenda primeiro o perfil dos seus colaboradores, quais são seus objetivos, o que eles pretendem melhorar, corrigir e criar. Ter esses elementos em mente é o primeiro passo para aplicar gamificação no trabalho de qualidade.

Descubra: Como implementar uma boa gamificação no trabalho

A gamificação na prática: o que fazer?

Com o perfil dos seus colaboradores e com um objetivo específico já estabelecido, a gestão precisa responder a seguinte pergunta: como prosseguir e implementar um sistema de gamificação funcional, assertivo e completo?

Uma boa gamificação envolve trazer a função do trabalho dos seus colaboradores para uma missão mais importante. É preciso fazê-los enxergar suas atribuições como muito mais do que um comprometimento burocrático: os colaboradores precisam compreender que fazem parte de algo maior e que sua missão na empresa tem a capacidade de fazer toda a diferença.

Portanto, a gestão precisa estabelecer missões, sejam elas semanais, quinzenais, mensais ou qual se encaixar melhor na demanda da empresa. Através do cumprimento de pequenas tarefas ao longo dessa jornada que envolvam conhecer mais sobre a empresa e sobre suas próprias atribuições, e que serão premiadas e recompensadas ao final da jornada por aquele que melhor desempenhar sua função, o sistema de gamificação é capaz de gerar o estímulo que o colaborador precisava para crescer ainda mais.

Veja mais: 5 motivos para implementar a gamificação mo seu ambiente de trabalho

A gamificação no trabalho que a MMCafé pode oferecer

Existem inúmeras maneiras de se implementar a lógica da gamificação na sua empresa. Seja ela fisicamente ou virtualmente, a gamificação no trabalho traz resultados reais e possui a capacidade de otimizar o tempo e a produtividade dentro do ambiente de trabalho. Entretanto, é necessário que ela seja feita de maneira competente e satisfatória.

Reproducao Dbriefing 1

A MMCafé está no mercado de plataformas de comunicação interna por mais de 20 anos e segue com o mesmo propósito desde a sua fundação: tornar a sua vida muito mais simples. E, para te ajudar na tarefa de promover o melhor sistema de gamificação no trabalho possível, a MMCafé possui em usa intranet um módulo totalmente exclusivo e desenvolvido do zero: o módulo de Gamificação.

Através dele, a gestão da sua empresa é capaz de transformar totalmente o ambiente de trabalho em um verdadeiro game, com uma grande missão, com tarefas no meio do caminho e recompensas especiais aos vencedores, como medalhas exclusivas e únicas, pontuação no ranking da empresa e muito mais.

O mundo moderno foi capaz de solucionar diversos problemas e otimizar diversas tarefas que já fazíamos enquanto humanidade e transformá-las para sempre. A gamificação é uma dessas ideias que surgiram para otimizar o ambiente de trabalho, fazê-lo ainda mais interessante e tornar os colaboradores ainda mais engajados e produtivos.

Venha para a MMCafé!

É por isso que a gamificação é, sem dúvida, indispensável para a sua empresa. E a MMCafé possui as ferramentas que a sua empresa precisa para implementá-la de maneira ideal e 100% personalizável. Com mais de 100 funcionalidades na sua plataforma e vários módulos exclusivos, a MMCafé conta um time pronto para atendê-lo e garantir com que a gamificação na sua empresa será a mais bem sucedida possível.

  1. O que é a gamificação?

    A gamificação é o ato de aplicar as mesmas estruturas e lógica dos jogos para um determinado processo – como em uma empresa, por exemplo.

  2. Quais as vantagens de uma gamificação?

    Trazer os incentivos criados pela competitividade e espírito de superação provenientes do sistema dos jogos.

  3. Por que aplicar a gamificação no trabalho?

    Porque a gamificação estimula o trabalho do colaborador para cumprir com as tarefas em menor prazo e com maior qualidade – aja vista as recompensas que ele terá, como pontuação no sistema de ranqueamento, medalhas na plataforma digital, etc.

  4. Qual a melhor maneira de inserir a gamificação?

    A melhor plataforma disponível hoje no mercado de trabalho para aplicar a gamificação na melhor maneira possível é pela intranet.

  5. Como saber se uma intranet é boa para a gamificação?

    Se ela fornecer todas as ferramentas e funcionalidades que permitam inserir a gamificação da forma mais completa e assertiva possível, ela é uma boa intranet. A MMCafé possui todas essas ferramentas.

Venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso da MMCafé! Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita da nossa plataforma de comunicação interna e descubra, na prática, porque fomos escolhidos, por 2 anos consecutivos, como a melhor intranet do Brasil. Venha fazer parte do nosso sucesso!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.