Skip to main content

Como funciona o sistema de Gamificação: 3 elementos que o definem

Tornar o ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo é o foco de um sistema de gamificação. Veja o que ele é e como inseri-lo na sua empresa
Como Funciona Gamificacao
31/05/2023

O sistema de gamificação é uma das maneiras que as empresas em todo o mundo encontraram para aprimorar o jeito como os colaboradores exercem suas funções dentro da companhia.

Mais do que uma mera formalidade moderna, o sistema de gamificação é útil para tornar os funcionários mais competitivos e produtivos, o que estimula o crescimento individual dos colaboradores e os tornam cada vez mais engajados nos objetivos e alinhamento futuro da empresa.

Entretanto, o que é e como o sistema de gamificação funciona na prática? Neste artigo, explicaremos mais sobre a gamificação, como o sistema funciona e a forma como você pode inseri-la na sua empresa.

O que é a gamificação?

Como o próprio nome dá a entender, a gamificação significa transformar um sistema com a lógica de um jogo. Ou seja: A gamificação tem como objetivo fazer o funcionamento de uma instituição ou empresa ser como o de um game. Dessa forma, o sistema de gamificação traz toda a mecânica presente dos jogos: Ranking, pontuações, objetivos e premiações

A ideia da gamificação, portanto, é absorver o espírito competitivo e desafiador dos jogos e aplicá-los dentro da empresa, com o objetivo de tornar os colaboradores mais engajados e motivados, o que acaba por otimizar o tempo de trabalho e aumentar a produção.

Descubra de maneira completa tudo o que você precisa saber sobre Gamificação

Como o sistema de gamificação funciona

A aplicação do sistema de gamificação em uma empresa consiste em transformar as funções dos colaboradores com incentivos semelhantes aos que acontecem no universo dos jogos.

Deste modo, toda a mecânica existente nos games passa para o funcionamento da empresa, e boa parte da forma como os colaboradores exercem suas funções é alterada. Existem diversos tipos de sistemas de gamificação, com mais ou menos atribuições. Entretanto, eles se baseiam em três pontos:

Como fazer a gamificação em uma empresa por uma Intranet?

Ranking

Geralmente, os jogos online possuem um sistema de ranqueamento onde os jogadores são desafiados a cumprirem determinadas tarefas com o objetivo de ganharem pontuações e pegarem os primeiros lugares nas colocações.

Em um bom sistema de gamificação, essa competitividade entre os colaboradores em busca do topo do ranking é feita de maneira privada, ou seja, os funcionários não têm acesso aos nomes dos outros colaboradores na tabela de pontuação; somente podem saber da sua própria posição.

O sistema de gamificação inteligente da MMCafé trabalha exatamente nessa linha: Utiliza a lógica eficiente dos jogos ao mesmo tempo que impede os conflitos internos ao não exibir pontuações publicamente.

Tarefas

Parte essencial da gamificação consiste em estabelecer tarefas periódicas a serem cumpridas, como entregar certa demanda até determinado prazo, bater uma meta de vendas, etc.

Deste modo, o sistema de gamificação mantém viva a ideia de atingir os objetivos da empresa ao dividirem as tarefas em pequenas atividades e metas de curto prazo.

Premiações

A parte mais importante e engajadora do sistema de gamificação são as premiações. É através da distribuição de prêmios que os colaboradores se sentem motivados a atingirem suas metas.

Boa parte das bonificações dentro de um sistema de gamificação consiste em emblemas e medalhas especiais, que atribuem grande importância para aqueles que as possuem.

Quanto maior o nível e mais raro é um emblema mais ele é disputado, o que incentiva os colaboradores a cumprirem suas tarefas e a conquistarem as premiações mais elevadas.

Descubra 5 motivos para implementar a gamificação na sua empresa e mudar a comunicação para sempre

O sistema de gamificação da MMCafé

Um bom sistema de gamificação exige uma boa plataforma de comunicação interna. Com a MMCafé, você terá acesso a uma Intranet Corporativa que nasceu com o propósito de otimizar a sua empresa e tornar seus colaboradores muito mais produtivos e eficientes!

A gamificação é uma maneira inteligente de engajar os funcionários a aprenderem mais sobre a empresa e a cumprirem suas tarefas. Com a MMCafé, você terá em mãos a ferramenta ideal para gerar motivação em toda a sua equipe!

Compartilhe conhecimento

Com o sistema de gamificação da MMCafé, usuário é incentivado a estudar mais a própria plataforma de comunicação, aprender mais sobre suas funções e a própria empresa com o objetivo de adquirir medalhas e emblemas especiais.

Com a funcionalidade Busca Poderosa inclusa na Intranet Corporativa da MMCafé, os colaboradores terão a ferramenta que precisam para pesquisarem os conteúdos exigidos nas tarefas de maneira extremamente fácil e assertiva.

Teste o aprendizado

O sistema de gamificação permite que você teste o aprendizado dos seus funcionários de maneira extremamente prática, ao atribuir o cumprimento das tarefas de acordo com os emblemas e medalhas que cada colaborador possui.

Dessa forma, a gestão da sua empresa terá facilidade em reconhecer quais são os funcionários mais motivados e dispostos a aprenderem cada vez mais sobre suas próprias funções e a companhia!

Incentive o uso da Intranet Corporativa

Como o sistema de gamificação da MMCafé pontua os usuários que cumprem com os objetivos de aprenderem mais sobre a empresa, o incentivo em descobrir mais sobre o funcionamento da própria Intranet e dos processos internos da companhia aumenta ainda mais.

Assim, os colaboradores acabam por se capacitarem no processo de aumentar a pontuação e subir no ranking, tudo isso de maneira privada e individual.

Portanto, o sistema de gamificação da MMcafé estimula a competitividade ao mesmo tempo que mantém o sigilo entre os colaboradores. Dessa forma, as relações dentro da equipe continuam saudáveis e a produtividade aumenta.

Venha fazer parte da MMCafé!

A Intranet Corporativa da MMCafé é especializada em resolver problemas e tornar a comunicação interna das empresas muito mais simples e assertiva. Com a nossa plataforma campeã, você terá todas as ferramentas que precisa para tornar o seu time muito mais otimizado, prático e completo!

O que é a gamificação?

Gamificação é o processo de transformar o ambiente de trabalho ao aplicar a mesma lógica dos jogos.

Por que fazer a gamificação nas empresas?

Porque essa é a melhor maneira de tornar todos os processos internos muito mais otimizados elevar os indicadores de performance.

Quais são os benefícios da gamificação nas empresas?

Maior otimização do tempo de trabalho, maior capacitação, engajamento e produtividade dos colaboradores.

Como fazer a gamificação nas empresas?

A melhor forma de fazer isso é por um sistema de comunicação interna – a chamada intranet.

Do que se trata uma plataforma de intranet?

Uma plataforma de comunicação interna – ou intranet – é uma rede que unifica toda a transmissão de informações e dados entre a gestão de uma empresa com os seus colaboradores. Com a MMCafé, a intranet da sua companhia terão todas as ferramentas capazes de realizar essa missão.

Não perca mais tempo e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita da nossa Intranet Corporativa e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso em todo o Brasil!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.