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5 práticas para melhorar a integração do colaborador nas atividades empresariais

integração do colaborador

Integração do colaborador é um termo geralmente usado para se referir a novos membros que iniciam a sua jornada na empresa e precisam de uma orientação para praticar sua atividade e entender aquele ambiente. Mas hoje, vamos usar a expressão para auxiliar gestores no engajamento das atividades empresariais por membros já estabelecidos.

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5 práticas para melhorar a integração do colaborador nas atividades empresariais

Muitas empresas encontram dificuldades ao realizar novas implementações por notar a pouca receptividade e adequação de seus membros. Esses desafios são frutos de uma comunicação interna que apresenta falhas, necessitando uma estruturação de maneira inteligente.

O artigo de hoje vai ajudar você que deseja ter uma integração do colaborador mais expressiva nas atividades da empresa, fortalecendo a cultura organizacional que trará os resultados desejados. Leia até o final e entenda a fundo esta questão.

Importância da integração entre empresas e funcionários

Integrar significa tornar inteiro ou fazer um ser parte do todo. Assim trazemos este conceito para o ambiente empresarial, onde o colaborador é parte de uma organização que precisa estar unida com o mesmo propósito. 

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A integração do colaborador é primordial para que as atividades empresariais obtenham os resultados esperados. Ter colaboradores engajados significa mais motivação, produtividade, prevenção de falhas, harmonia entre equipes e mais lucro para a organização. Afinal, o lucro e o crescimento no mercado são a finalidade para qual uma empresa existe.

Como melhorar a integração do colaborador?

Uma empresa de alta performance é composta por pessoas engajadas, motivadas e cientes sobre seus propósitos. Mas o que fazer quando não tenho uma equipe com estas características?

Liderança inteligente

A integração do colaborador nas atividades da empresa depende, em grande parte, da gestão do líder frente a determinada equipe. Este ator é responsável por influenciar nas atitudes que tem ou deixa de tomar, determinantes para fortalecer a cultura organizacional. 

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Essa liderança precisa ter inteligência sobre a administração de times que precisam colaborar com a organização. Estar aberto ao diálogo, ser transparente, definir metas, encorajar e ter a iniciativa são características de um líder que proporcionará a integração do colaborador.

Clareza de objetivos

Os funcionários da sua empresa precisam entender o que é esperado deles e como eles podem alcançar o que a organização precisa. Ter objetivos de curto e médio prazo claros facilita os colaboradores a serem mais empenhados em seu trabalho, entendendo exatamente o caminho a ser percorrido.

Uma empresa sem clareza de objetivos é como se deixasse seus funcionários no escuro ou andando em círculos. Mas quando visualizam o destino, é estabelecido um senso de direção e faz com que as pessoas se engajem com o processo.

Obtenha uma melhor integração do colaborador sempre deixando explícitas as finalidades daquela atividade e qual o resultado almejado. Com o passar do tempo, essa dedicação coletiva se estabelece. 

Qualidade e frequência na comunicação

Comunicar-se com a equipe é fundamental para a integração do colaborador. Manter uma frequente troca de informações e feedbacks fazem os funcionários se conectarem melhor com seus líderes e gestores. 

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5 práticas para melhorar a integração do colaborador nas atividades empresariais

Mas de nada adianta estar sempre passando instruções se a comunicação não acontece de maneira estratégica. Melhor do que falar, é ter em mente qual o objetivo dessa fala, o porquê eu estou me comunicando e qual finalidade desejo ter. A comunicação quali-quantitativa é a chave para a integração do colaborador.

Reconhecimento e feedbacks

Mas para que esta integração e engajamento sejam contínuos, é recomendado que os gestores implementem uma cultura de reconhecer boas ações e também falhas. O reconhecimento é usado para recompensar um funcionário que obteve um desempenho positivo e corrigir as falhas quando não há sucesso. 

Dê feedbacks aos seus liderados sempre que terminar um projeto, quando concluir uma pesquisa ou posterior às avaliações do time. Tais práticas fazem o colaborador entender que está sendo visto e ouvido, que tem voz na equipe e é parte importante de um todo. 

Tenha uma ferramenta de comunicação eficaz

Uma boa ferramenta de comunicação é a chave para aumentar o engajamento e integração do colaborador nas atividades da empresa. Ter um canal que unifique a comunicação interna e ofereça recursos estratégicos pode transformar o estado atual da sua organização para um status de sucesso.

Adotar um portal corporativo pode ser a solução para aplicar as estratégias que listamos acima e ter seus funcionários mais empenhados em construir uma marca sólida junto à equipe. Através desta plataforma, você terá as funcionalidades que se encaixam no que a sua empresa precisa.

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5 práticas para melhorar a integração do colaborador nas atividades empresariais

A rede social corporativa é um software/plataforma destinada a reunir informações, dados, recursos e ferramentas para colaboradores e líderes. O acesso é restrito com login e senha apenas para quem é membro da organização, oferecendo segurança, inovação e dinamismo em um só lugar. 

Descubra: 5 vantagens que um sistema de intranet irá trazer para a gestão da sua empresa

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Perguntas frequentes

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado na integração do colaborador às ferramentas e atividades da comunicação interna empresarial. Abaixo estão as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema. Veja também: