A crise global iniciada em 2020 com a Covid-19 acelerou muitas mudanças, entre elas as relações no mercado de trabalho. E com isso, ambientes como um escritório serão cada vez menos necessários. Para os especialistas em recursos humanos, o home office e o teletrabalho vieram pra ficar.
Tanto que o assunto já é discutido no Congresso Nacional. Inclusive a Câmara dos Deputados analisa atualmente diversos projetos de regulamentação do teletrabalho. Uma das questões a ser resolvida é o custo dos equipamentos e das despesas.
O Legislativo tenta modernizar as leis, observando também os direitos adquiridos pelos trabalhadores. As empresas também são interessadas em prezar pela segurança dos seus funcionários e em adotar o regime home office ou de teletrabalho. Mas, você sabe a diferença entre o home office e teletrabalho?
A princípio, as duas modalidades se confundem, principalmente por tratarem do expediente fora do ambiente corporativo, mas há algumas características que as diferem. O home office (escritório em casa, em tradução livre) é uma modalidade específica para quem pode alternar o trabalho à distância e o presencial, cabendo à empresa o controle da jornada laboral.
Inúmeras pesquisas mostram que a produtividade de quem atua em home office é cerca de 13% maior. Além disso, com a forma de trabalho híbrida, reduz-se a pressão por espaço, custos com energia elétrica e materiais de escritório.
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Quando o serviço é realizado sempre à distância do escritório, indústria, loja ou endereço corporativo que reúna os demais profissionais da empresa, ele se configura como teletrabalho. Esta designação foi incluída na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 2017, no contexto da reforma trabalhista, e obriga a utilização de recursos tecnológicos para o desenvolvimento do ofício.
Até o início do ano passado, antes do começo da pandemia, para que um funcionário desenvolvesse o teletrabalho, a empresa precisava registrar essa informação no contrato individual. No entanto, a Medida Provisória 927/2020, editada em março do ano passado, flexibilizou as leis trabalhistas para o enfrentamento da pandemia, dispensando a necessidade da anotação. Os contratos e aditivos celebrados a partir de julho, quando venceu a MP, estão sob o crivo da CLT.
Durante todo o ano passado (2020), a média de brasileiros que desenvolveram suas atividades em regime remoto foi de 7,9 milhões de pessoas, segundo dados da PNAD Covid-19. Destes, cerca de mais de 30% dos profissionais tinham ensino superior completo ou pós-graduação.
A pesquisa também indica que o potencial de pessoas que poderiam atuar remotamente ultrapassa 20 milhões, o que representa um quarto de toda a população ocupada, que é de 80 milhões em todo o país trabalhando remotamente.
Ter os meios necessários para executar um bom trabalho home office requer não apenas força de vontade e determinação por parte da equipe – é necessário ter boas ferramentas à disposição. Para de ajudar nessa tarefa, descubra agora as melhores dicas para o teletrabalho agora mesmo. Algumas dessas ideias são as seguintes:
A melhor forma de estabelecer expectativas provavelmente é ao fazer uma chamada em massa, reforçando a mensagem depois, por meio de conversas individuais ou contato com pequenos grupos. Aqui estão algumas dicas para definir e comunicar adequadamente suas expectativas ao gerenciar uma equipe remotamente.
Você pode discutir as expectativas diferenciadas de vários membros de sua equipe durante esse tempo individual, o que será crítico se você gerenciar uma equipe multifuncional. E a maneira como você comunica tais expectativas impacta muito na forma como sua equipe vai respondê-las e cumpri-las.
Considere marcar uma pequena reunião individual (10 ou 15 minutos) uma ou duas vezes por semana com todos em sua equipe. Certifique-se de que sua equipe saiba que você está disponível fora desse horário também, se acontecerem imprevistos. Aqui estão algumas dicas para garantir que todos em sua equipe sejam ouvidos e obter o tempo necessário do gerente enquanto trabalham remotamente.
Você não quer ser intrusivo ou ineficiente com reuniões diárias desnecessárias; portanto, podem ser necessárias tentativas e também erros para descobrir a frequência de comunicação que funciona para você e sua equipe, à medida que você aprende a gerenciá-la remotamente.
Embora uma equipe remota possa significar que você não precisa investir em instalações físicas caras, com escritórios, salas de reunião e cozinhas, você ainda precisa investir na infraestrutura de que sua equipe precisa para funcionar com eficácia. Dicas para utilização de ferramentas trabalho remoto:
No mínimo, sua equipe precisará de um sistema de comunicação seguro – e capaz de fornecer toda a segurança que a gestão da sua empresa precisa para executar as obrigações do dia. Para isso, uma ferramenta de responsabilidade de tarefas e um calendário de conteúdo.
Aprender a gerenciar remotamente uma equipe requer pelo menos o reconhecimento de que as distrações durante o trabalho em casa serão muito mais comuns do que em um ambiente de escritório. Twitter, Netflix, cachorros, crianças e a calmaria do sofá simplesmente não deixam de existir quando trabalhamos remotamente.
As distrações estão fadadas a acontecerem ao longo do dia. Como equilibrar distrações ao trabalhar remotamente: Distrações vão acontecer. Aqui estão algumas dicas para garantir que você e sua equipe não se sintam culpados pela perda ocasional de foco.
O que é fundamental é que você, como gerente, aproveite as distrações de vez em quando. Mostre à sua equipe que você está bem, com passeios ocasionais no Twitter ou um pouco de tempo para brincar com o cachorro. Essas distrações são saudáveis e inevitáveis, portanto, é inútil lutar contra elas.
Algumas pessoas precisam das interações sociais que acontecem em um escritório com uma equipe de colegas. Certifique-se de dedicar algum tempo para garantir que todos estejam indo bem em seu trabalho remoto.
Aqui estão algumas maneiras de resolver os problemas que estão ao seu alcance, bem como ajudar os membros da equipe a lidarem com coisas que não podem ser consertadas. As dicas para auxiliar sua gestão nesse propósito são as seguintes:
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Se trata de toda tarefa realizada por um colaborador fora do espaço físico da empresa, semelhante ao home office.
O teletrabalho possui o potencial de ser muito mais barato e eficiente – se feito com qualidade e com as ferramentas digitais necessárias.
Maior otimização do tempo de trabalho, maior engajamento do colaborador, melhor administração das tarefas executadas pela equipe, elevação nos indicadores de performance, entre outros.
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