• Início
  • Endomarketing
  • 3 Ideias de Endomarketing para as campanhas Maio Amarelo, Maio Laranja e Maio Cinza

3 Ideias de Endomarketing para as campanhas Maio Amarelo, Maio Laranja e Maio Cinza

Entenda como algumas ideias de endomarketing focadas em campanhas para o mês de maio podem tornar a sua empresa muito mais engajada, motivada e produtiva
ideias de endomarketing.
abril 29, 2021

O mês de maio é conhecido pelas comemorações dos dias das mães, inclusive a busca por dicas de ideias de endomarketing para esse tema está entre os assuntos mais pesquisados neste período.

Mas, você sabia que o mês de maio também é marcado por importantes campanhas de conscientização?

Ideias De Endomarketing. Reprodução: Cakeerp.
Ideias de endomarketing. Reprodução: Cakeerp.

Neste artigo separamos três campanhas que ocorrem durante o quinto mês do ano. Entenda a importância de tais iniciativas e conte com ideias de endomarketing para reforçar a importância de uma (ou de cada uma) delas em sua empresa.

MAIO AMARELO: O que é?

A campanha Maio Amarelo é um movimento pela redução de acidentes de trânsito e melhor segurança para todos. Tem o objetivo de promover a discussão, reflexão e conscientização sobre o tema entre órgãos de governos, empresas, entidades, associações, federações e a sociedade.

Objetivo

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema segurança no trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades

Por que maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Por que amarelo?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Maio Yellow 1024X493 1
ideias de endomarketing.

Para o ano de 2021, o tema da campanha será Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito. O motivo do tema tem relação com a crescente necessidade destes valores, devido a frequente intolerância entre as pessoas.

Segundo o site da campanha (incluir link para o site), “nada tem efeito se não for feito de forma responsável” e “a empatia é o carro chefe da convivência e torna qualquer relacionamento mais saudável.”

MAIO LARANJA – O que é?

18 de Maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.

Objetivo

A campanha visa informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Por que maio?

Esse dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Por que laranja?

A cor está ligada à Gérbera laranja, uma flor muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança.

Maio Laranja 1024X565 1
ideias de endomarketing.

Para o delegado Alesandro Barreto, com o isolamento social como incentivo, muitos jovens passam a ser vítimas de abusos. “No momento de hoje, as pessoas estão mais em casa, mais conectadas. As crianças estão mais expostas e os criminosos estão em uma verdadeira caçada por vítimas”, apontou Barreto.

Fonte: Gov

MAIO CINZA – O que é?

O Maio Cinza é uma campanha que alerta sobre a importância do diagnóstico dos tumores cerebrais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que classificou os tumores cerebrais em 120 categorias diferentes, aproximadamente 98% deles são de natureza benigna, enquanto apenas cerca de 2% são cancerosos.

Objetivo

Alerta para a importância do diagnóstico precoce dos tumores cerebrais. Eles são detectados a partir do crescimento desordenado das células normais do cérebro.

Por que Cinza?

O cinza simboliza estabilidade, sucesso e qualidade, mas, em excesso, pode transmitir morbidez e falta de vigor. Se bem utilizado, oferece equilíbrio e flexibilidade.

Maio.cinza 1024X588 1
ideias de endomarketing.

É a expressão da neutralidade, mas também símbolo da indecisão e da falta de energia. Mesmo que frequentemente caracterizada como uma cor sem movimento, o cinza é uma cor dotada de compostura, solidez e estabilidade.

Veja 3 maneiras de usar algumas ideias de endomarketing na sua empresa

Como minha empresa pode tornar as ideias de endomarketing em algo prático?

As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas de conscientização.

Para conseguir trazer as ideias de endomarketing para a realidade, uma boa maneira é disponibilizar na sua Intranet materiais com orientações a respeito da campanha a ser trabalhada na empresa. Contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção.

Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.

Na Intranet MMCafé você consegue armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito da campanha abordada.

Ideias de endomarketing para serem aplicadas

Saiba que é possível levar a conscientização no lugar de trabalho também, e por conta disso, separamos algumas ideias de endomarketing que poderão conectar o colaborador com essas questões.

Decore a sua empresa e a intranet

As campanhas de meses especiais geralmente tem a característica de cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho.

Você pode utilizar bexigas, adesivos, cartazes, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho como locais específicos – o hall de entrada, por exemplo. Além disso, é possível adequar a sua intranet utilizando as cores do mês e inserindo alguns banners sobre o tema.

Palestras e Treinamentos

As palestras ainda são uma das melhores formas de informar os seus colaboradores sobre conscientização, seja para o maio Amarelo, Laranja ou Cinza.

Se você tiver profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos podem realizar estas ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para falarem sobre o tema.

Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizando seus colaboradores e mantendo-os seguros neste momento delicado.

Kit para palestras

Por conta da pandemia, muitas empresas estão fechadas, trabalhando apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?!

Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um imã ou broche com o tema a ser trabalhado.

LEVE AS PAUTAS POR ONDE ESTIVER

O mês de Maio tem temas importantes e interessantes e é ótimo para realizar a conscientização, prevenção e a luta pelos direitos das crianças e adolescentes do nosso país. Implante uma plataforma de comunicação interna para tornar a comunicação com seus colaboradores cada vez mais eficiente.

Fale com nossos especialistas, caso queira conhecer a nossa plataforma premiada por 2 vezes como a melhor Intranet do Brasil. SOLICITE UMA DEMO!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.