Com o contínuo avanço da tecnologia, o universo se tornou cada vez mais orgânico, rápido e dinâmico – o que abriu a porta para que diversas ideias e metodologias fossem desenvolvidas e tiradas do papel. A internet permitiu estabelecer conexões e ter conhecimento sobre todas essas ideias.
Por isso, é importante saber como aliar uma alta liderança competente e preparada com um corpo de colaboradores dedicados e comprometidos com a missão da empresa.
Assim, compreender como unificar uma boa estratégia de comunicação interna com ferramentas corporativas pode ser a chave que faltava para expandir ainda mais as possibilidades do ambiente empresarial e garantir ainda mais assertividade, profissionalismo e otimização – tanto do rendimento das operações, quanto do seu grau de complexidade.
Neste artigo, iremos entender um pouco mais sobre como estabelecer uma estratégia de comunicação interna será fundamental e indispensável para o pleno funcionamento dos processos da empresa – bem como compreender quais as melhores ferramentas para isso. Mas antes precisamos saber: do que se trata uma estratégia de comunicação interna?
O que é uma estratégia de comunicação interna
Como citamos anteriormente, a cada dia que se passa novas tecnologias surgem e estão disponíveis no mercado – e muitas delas são totalmente gratuitas – que permitem otimizar toda a atividade empresarial – desde os aspectos mais básicos e comuns até os mais complexos e que exigem elevado grau de conhecimento e técnica para serem executados.
Por isso, estar sempre atualizado e alinhado às novas ideias é o melhor caminho para garantir o sucesso de um projeto – sobretudo quando falamos em um sentido corporativo, onde toda a ajuda é sempre bem vinda e tem o poder de elevar a produtividade dos membros da equipe.
Porém, não basta apenas ter em mãos todas essas tecnologias e ideias criativas: é preciso estabelecer uma metodologia dentro do ambiente de trabalho que seja capaz de extrair o que há de melhor nessas ferramentas. Para isso, ter uma estratégia de comunicação interna é fundamental.
Em um sentido empresarial, uma estratégia de comunicação interna pode ser definida com uma fórmula pré-programada que a gestão possui em mãos para poder lidar com os seus colaboradores da maneira mais eficiente e assertiva possível. Sem uma metodologia clara e específica, a empresa pode perder muito da sua eficiência – o que reflete diretamente na produtividade e engajamento dos colaboradores.
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Porque uma estratégia de comunicação interna é tão importante
Toda empresa – para exercer suas atividades corporativas da melhor maneira possível – necessita de estratégias de ação para cada setor dentro do ambiente de trabalho. Sem uma organização clara e um método específico de como lidar com os colaboradores, toda a interação será executada de forma aleatória e imprevisível, o que abrirá margem para ruídos, má comunicação de tarefas e informações e perda direta na produtividade do time.
Porém, quando uma estratégia de comunicação interna está presente no ambiente de trabalho, não apenas os colaboradores ganham com isso, mas a empresa como um tudo – isso porque os resultados se refletem na prática e podem ser medidos com indicadores de desempenho.
Os benefícios de uma estratégia de comunicação interna
Um dos maiores benefícios em estabelecer uma metodologia pré-programada está na elevação do engajamento da equipe. Isso acontece porque grande parte da razão da baixa adesão de um colaborador para executar a missão da empresa se encontra em seu baixo conhecimento – ou inexistente – em relação a importância da sua função para promover mudanças na empresa. Quando este conhecimento existe, o engajamento se torna real.
Outra grande vantagem de uma estratégia de comunicação interna é seu poder organizacional, que prevê uma forma fixa e otimizada que a gestão possui para se relacionar com seus colaboradores. Uma vez que o método existe, a companhia não será refém de imprevistos, o que irá garantir um padrão – conhecido tanto pela gestão quanto pelos colaboradores – o que deixará a relação entre ambos ainda mais transparente.
Por fim, o ponto mais importante é que ter uma estratégia de comunicação interna ajuda a estimular a produtividade – já que criar um método de relação passa por estabelecer métricas funcionais e com resultados práticos. Ao ter organizado uma maneira de lidar com a equipe, a otimização do tempo de trabalho existirá – o que aumenta a produtividade.
Descubra: Comunicação interna nas empresas: Por que ela é tão importante?
Qual o melhor caminho para incorporar uma estratégia de comunicação na minha empresa?
Agora que você compreendeu um pouco melhor sobre o conceito de estratégia de comunicação interna – e porque ela é tão importante e fundamental para o pleno funcionamento das atividades corporativas – podemos avançar para a próxima etapa deste artigo e responder a seguinte pergunta: qual a melhor maneira de incorporar o método no ambiente de trabalho da minha empresa?
A resposta para essa pergunta é bastante simples: o melhor caminho para extrair o máximo potencial de uma estratégia de comunicação interna é por meio de uma plataforma digital que unifica toda a troca de mensagens e informações da empresa – e o nome desse sistema se chama Intranet Corporativa.
Nós, da MMCafé possuímos uma plataforma de comunicação interna que não só integra todos os membros de uma empresa em uma grande rede de informações, como disponibiliza à gestão ferramentas capazes de otimizar a administração das tarefas dos colaboradores, bem como encaminhar mensagens, documentos e muito mais!
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