Skip to main content

Saúde mental no local de trabalho: 7 dicas de como apoiar o colaborador

Saiba das melhores práticas para que a sua empresa atue como parceira nos cuidados com a saúde mental no local de trabalho
Thequint 2017 04 56A9357F Bcd8 4C44 Bea7 43351574F333 Health 1 298Efd73

A saúde mental no local de trabalho é externamente importante por diversos motivos: tanto pelo bem-estar dos seus colaboradores, quanto para trazer a harmonia e equilíbrio na empresa obter o melhor rendimento possível de toda a sua equipe.

Portanto, se todo o seu time de colaboradores não estiverem mentalmente saudáveis, nenhum processo interno terá a capacidade de funcionar como deveria e muito será perdido – tanto para a sua equipe, quanto para a gestão de lucratividade da empresa.

É evidente que os colaboradores precisam cada vez mais lidar com doenças psicológicas, seja devido ao estresse no local de trabalho ou por questões pessoais. Com a consciência sobre o quanto isso afeta o bem-estar do trabalhador e sua produtividade, a empresa deve dar amparo e proporcionar uma boa saúde mental no local de trabalho.

Saúde Mental no Local de trabalho

Um problema de saúde mental não é tão visível aos olhos dos colegas e líderes. Ao contrário de um resfriado ou uma perna quebrada, os sintomas de estresse, ansiedade, depressão e outras doenças mentais podem ser ocultados ou erroneamente explicados.

Saúde Mental No Local De Trabalho
Saúde Mental No Local De Trabalho: 7 Dicas De Como Apoiar O Colaborador

E para complicar ainda mais, as pessoas geralmente relutam em discutir doenças mentais – especialmente a saúde mental no local de trabalho. Enquanto cada vez mais pessoas se conscientizam e manifestam seu apoio, ainda existe um estigma muito grande relacionado aos problemas psicológicos.

O Estigma e a Vergonha

Muitos funcionários sentem medo de falar de seus problemas psicológicos e temem serem tratados como instáveis e “malucos”, ou até mesmo a perda seu emprego. Nessas circunstâncias, é importante que o colaborador se sinta livre para falar sobre sua saúde mental no local de trabalho.

Por esse motivo, é muito importante para os colaboradores a criação de um ambiente que propicie genuinamente uma saúde mental no local de trabalho. Para a sua equipe funcionar como deveria, tudo precisa estar em ordem.

Fornecer recursos relevantes e construir uma cultura que priorize o bem-estar psicológico ajuda os funcionários com dificuldades a se sentirem seguros e incentiva a melhoraria da saúde mental no local de trabalho como um todo.

Por que a Saúde Mental no Local de Trabalho é Importante?

Nossas mentes são cruciais para nosso bem-estar, especialmente quando consideramos os efeitos prejudiciais que uma doença mental tem sobre a saúde física. É possível ter aumento da pressão arterial, desequilíbrios hormonais e aumento do risco de câncer.

Quando um funcionário está em constante estado de sofrimento interno, como consequência os resultados de seu trabalho também são prejudicados. Estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental agravam esse problema e deixam as pessoas menos focadas e produtivas.

Identifique os problemas já existentes

É possível que alguns dos seus profissionais já demonstrem problemas relacionados à saúde mental, como crises de ansiedade ou sintomas de estresse e depressão. É viável identificar essas questões quando há falta de motivação para a realização das atividades, queda nos resultados e no desempenho ou outros sinais.

Saúde Mental No Local De Trabalho
Saúde Mental No Local De Trabalho: 7 Dicas De Como Apoiar O Colaborador

Se você observou algum indicativo desse tipo nos membros da equipe, é hora de intervir. Converse com o colaborador de forma aberta, seja preciso em identificar o problema e busque entender as suas principais causas. Procurem por boas soluções de forma a tratar atenciosamente aqueles funcionários que já demonstram que a pandemia e o isolamento social afetaram a saúde metal deles de alguma maneira.

Maneiras de Ajudar sua Equipe

Felizmente, existem várias maneiras de apoiar o bem-estar mental de seus funcionários, trazer à luz os seus problemas e ajudá-los a resolverem as suas dificuldades quanto a sua saúde mental no local de trabalho.

Portanto, é extremamente necessário ter em mente todas essas ideias e saber aplicá-las na sua empresa da melhor maneira possível. Falaremos abaixo de alguns exemplos de como ajudar sua equipe e tornar o ambiente de trabalho mais saúdavel. São eles:

Fale francamente sobre saúde mental no local de trabalho

O primeiro passo para vencer o estigma é parar de tratar as doenças mentais como tabu. O estresse, apesar de ser algo corriqueiro, não pode ser normalizado a ponto de não ser tratado, principalmente quando é excessivo.

Quer seja um artigo que você leu, um programa que assistiu ou uma experiência pessoal que teve, falar sobre isso abertamente ajudará os outros a perceberem que não estão sozinhos. Compartilhe estes artigos e utilize a intranet da sua empresa também como ambiente de descompressão, configure em seu sistema uma área para a troca destes vídeos e demais materiais capazes de promover a saúde mental no local de trabalho.

Continue a conversa

Encontre e crie várias oportunidades para incorporar o assunto ao dia a dia dos seus colaboradores, para que os cuidados estejam sempre em processo de tratamento como prioridade máxima.

Saúde Mental No Local De Trabalho
Saúde Mental No Local De Trabalho: 7 Dicas De Como Apoiar O Colaborador

Inclua todos os perfis e áreas Seus funcionários não acreditarão que você realmente se preocupa com o bem-estar deles, a menos que todos os gerentes e executivos também demonstrem a importância da saúde mental.

Preste atenção e esteja pronto para ajudar

Se você notar um funcionário com uma mudança de comportamento repentina (ex: irritabilidade ou baixo-astral), não hesite em perguntar se está tudo bem, tente estabelecer um diálogo que pode ser o primeiro passo para a ajuda.

Ainda que ele diga que está bem, lembre-o de que você está lá para o ajudar e que ele conta com acesso a recursos de assistência sempre que achar necessário. Ter uma mão amiga disposta a ajudá-lo é uma ótima maneira de garantir que o seu problema pode e será resolvido.

Certifique-se de que as ferramentas e recursos são relevantes

Não importa quantas informações você forneça aos seus colaboradores – elas certamente não surtirão efeito se estiverem desatualizadas ou se forem irrelevantes para surtir o efeito necessário para o perfil dos seus colaboradores.

Audite com frequência seus recursos de saúde mental no local de trabalho para certificar-se de que estão claros, atualizados e contém conselhos práticos que seus funcionários podem usar para melhorar. Pode não parecer, mas essa preocupação pode ser o que faltava para que eles se sintam à vontade para falar.

Facilite o acesso a esses recursos

Semelhante ao ponto anterior, sua equipe não aproveitará muito as informações se elas forem difíceis de encontrar. Elimine barreiras de acesso, forneça o conteúdo em uma variedade de formatos (áudio, vídeo, escrito, etc) e minimize o número de etapas necessárias para encontrá-lo.

Saúde Mental No Local De Trabalho
Saúde Mental No Local De Trabalho: 7 Dicas De Como Apoiar O Colaborador

Na Intranet da MMCafé, além da galeria de arquivos de publicações, seu colaborador  conta com diversos recursos inteligentes para Busca, o que facilita e agiliza ainda mais as informações de que precisa em segundos.

Priorize a confidencialidade e o anonimato

Mesmo que a saúde mental possa estar normalizada em seu local de trabalho, algumas pessoas ainda podem se sentir desconfortáveis ​​em discutir isso. Tranquilize seus funcionários de que a privacidade deles é sua principal preocupação e que o uso de recursos de saúde mental nunca será monitorado ou rastreado.

A Intranet da MMCafé está 100% preparada para atender à LGPD e proteger os dados dos colaboradores, além de incluir dados sensíveis que são editados ou ocultados pelo próprio usuário, além da orientação do uso de dados e solicitação prévia ao colaborador.

Veja também: 3 ferramentas para melhorar ainda mais a comunicação interna entre os colaboradores

Projete um espaço de trabalho mentalmente saudável

É importante que seus funcionários se sintam energizados e estimulados pelo ambiente de trabalho. A produtividade, o envolvimento e o bem-estar geral aumentam quando as pessoas se sentem confortáveis ​​em locais de trabalho com iluminação natural, plantas e outras características positivas.

A doença mental é um problema sério, mas ainda pode ser tratada de uma maneira que faça as pessoas se sentirem compreendidas, apreciadas e esperançosas. Lembre-se sempre de deixar seus colaboradores com a sensação de que têm um plano de ação claro pela frente e que eles ou seus entes queridos podem ficar bem.

Comunique-se com a Intranet MMCafé

Como você pôde perceber neste artigo, a empresa, mas especificamente o RH, tem papel central quando se fala no cuidado com a saúde mental no local de trabalho. Isso se dá tanto na prevenção quanto na identificação e no encaminhamento de problemas.

  • Mantenha o canal de comunicação aberto: O RH precisa atuar como um promotor da saúde mental no local de trabalho. Para isso, é essencial que o canal de comunicação com os colaboradores esteja sempre aberto, de forma a auxiliar a equipe na prevenção e na resolução de problemas.

    Use a plataforma MMCafé para criar um canal de comunicação de fácil acesso para os colaboradores. Conte com recursos como Banners para destacar informações, envie comunicados, notifique seus colaboradores e crie formulários de contato direto com o time de especialistas para acompanhar os colaboradores. 
  • Capacite a equipe para as mudanças: A pandemia da COVID-19 exigiu uma série de mudanças nas empresas. Conte com a intranet MMCafé para capacitação e conscientização dos colaboradores sobre a importância da saúde mental no local de trabalho. Nossa plataforma permite a criação de Quizes, publicação de vídeos e ainda conta com a gamificação para incentivar os colaboradores a se interessarem pelo tema.
  • Interatividade entre pessoas: Crie um canal aberto, com diálogos constantes e interação entre os profissionais da empresa, pode contribuir para aliviar a pressão do dia a dia no trabalho e torna as relações mais empáticas. Na plataforma MMCafé, você pode criar publicações voltadas para receber feedbacks sobre esse tema ou abrir publicações para comentários. Estimule a interatividade entre equipes.

É importante que você comece a buscar as melhores estratégias nesse aspecto para garantir que os colaboradores não terão problemas relacionados ao trabalho. Portanto, siga as nossas dicas e comece, agora mesmo, a promover a saúde mental no local de trabalho!

Venha fazer parte da nossa plataforma de comunicação interna!

Nosso objetivo é transformar a comunicação interna da sua empresa e deixar tudo muito mais simples e prático. Para isso, nossa missão é trazer à você e a sua equipe as ferramentas necessárias para unificar toda a informação em um só lugar, otimizar o tempo e, dessa forma, aumentar a produtividade de todo o seu time. São mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços para te ajudar nessa tarefa.

Saúde Mental No Local De Trabalho
Saúde Mental No Local De Trabalho: 7 Dicas De Como Apoiar O Colaborador 8

Deseja conhecer como a Intranet da MMCafé pode contribuir como um portal também para auxiliar a saúde mental dos seus colaboradores? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo no botão abaixo e venha se juntar aos mais de 200 cases de sucesso!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.