Skip to main content

3 ferramentas para melhorar a comunicação na empresa

Descubra como utilizar boas ferramentas para melhorar a comunicação na empresa e garantir que a gestão troque informações da melhor maneira possível!
Reproducao Navo 1 C9E3C5E5

Todos os dias, milhares de gestores buscam maneiras de aperfeiçoar a comunicação interna das suas empresas. Várias soluções e caminhos são pensados, entretanto, muitos deles não conseguem atingir o objetivo desejado e se demonstram um verdadeiro fiasco.

Ferramentas Para Melhorar A Comunicação Na Empresa
ferramentas para melhorar a comunicação na empresa

Entretanto, existem boas ferramentas para melhorar a comunicação na empresa e saber aplicá-las no momento certo e da forma certa é a chave para transformar, por completo, toda a troca de informações, mensagens, documentos e otimizar ainda mais a comunicação interna da companhia.

Neste artigo, iremos expor as 5 melhores ferramentas para melhorar a comunicação na empresa, torná-la ainda mais simples, intuitiva, unificar a troca de mensagens e aumentar ainda mais o engajamento e produtividade dos colaboradores. Mas antes, uma pergunta precisa ser respondida: o que são  ferramentas para melhorar a comunicação na empresa?

A definição de ferramentas para melhorar a comunicação na empresa

Para descobrirmos quais são as vantagens e benefícios envolvidos nas  ferramentas para melhorar a comunicação na empresa, é necessário primeiro definirmos o que isso significa. Uma ferramenta de aperfeiçoamento de comunicação interna é tudo aquilo que auxilia e otimiza o processo de troca de informação e mensagens dentro do ambiente de trabalho. Portanto, as funcionalidades de uma intranet, sistema de chat, mural, galeria, fluxo de atendimento são alguns exemplos dessas ferramentas.

Reproducao Clipartkey. 1

Quando boas ferramentas para melhorar a comunicação na empresa são implementadas, toda a equipe ganha: a produtividade aumenta, os colaboradores se tornam mais engajados e toda a companhia cresce junto. Por isso, é essencial ter um bom sistema de comunicação interna que suporte todas essas ferramentas e garanta a sua utilidade ao máximo.

Descubra: 3 ferramentas para melhorar a comunicação interna na sua empresa

As vantagens das ferramentas para melhorar a comunicação na empresa

Ter os meios necessários para garantir que toda gestão da sua empresa transmita mensagens para todos os colaboradores de maneira direta e assertiva é o principal objetivo das ferramentas de comunicação no meio corporativo.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a definição das ferramentas de comunicação e o seu diferencial, vamos apresentar todas as vantagens que boas  ferramentas para melhorar a comunicação na empresa podem trazer para a sua equipe. São elas:

Veja também: descubra o poder do Chat Interno e 3 vantagens que ela vai trazer para a sua equipe

Otimização do tempo de trabalho

Uma das grandes vantagens que as ferramentas para melhorar a comunicação na empresa trazem para os seus colaboradores é, sem dúvida, a otimização do tempo de trabalho. Isso acontece porque essas ferramentas atuam principalmente no processo de simplificar a troca de informações e estimular a comunicação entre os colaboradores com sistemas simples, completos e intuitivos. 

Pelas ferramentas atuarem principalmente em uma plataforma de comunicação interna, elas são capazes de unificar toda a comunicação em um único lugar. Portanto, todo o processo de trabalho de um colaborador, seja pesquisar sobre informações relevantes sobre a empresa dentro da plataforma, encaminhar documentos pelo sistema de chat e tudo mais é feito sem sair da intranet.

Melhora nos indicadores de performance

Outro grande benefício que as ferramentas para melhorar a comunicação na empresa trazem aos colaboradores é otimizar ainda mais os indicadores de performance, seja na hora de realizar uma tarefa, atendimento ao cliente e etc.

Reproducao Suprema Propaganda 2

As ferramentas, quando agrupadas, atuam como um grande sistema que aglutina uma rede social, sistema de armazenamento de dados e aplicativo de mensagens em um único lugar. Deste modo, o colaborador não precisa sair da intranet para executar suas tarefas: tudo é resolvido no próprio sistema.

Deste modo, o colaborador se concentra ainda mais nos processos internos da companhia e tem o seu trabalho mais focado e organizado, o que estimula o seu engajamento e otimiza seus indicadores de performance em todos os níveis.

Descubra: 7 erros na comunicação e como melhorar os indicadores de performance

Aumenta a produtividade da equipe

Por último e mais importante, o poder das ferramentas para melhorar a comunicação na empresa, quando juntos e agrupados de maneira harmônica, trazer uma maior produtividade dos próprios colaboradores. Seu grande poder é tornar todas as atividades possíveis dentro da sua plataforma, o que automatiza todo o processo do trabalho e o torna ainda mais eficiente e previsível.

Além disso, devido a sua capacidade de sistematizar toda a comunicação interna da equipe, a gestão de uma empresa consegue transmitir, com muito mais facilidade, todas as mensagens e informações relevantes, notificar os colaboradores e garantir que eles abriram determinados documentos, em qual momento receberam e etc.

A plataforma de comunicação da MMCafé e suas ferramentas

Quando o assunto é resolver problemas e superar todos os desafios, a MMCafé é especialista neste assunto. Com mais de 20 anos no mercado de intranet, sua missão continua a mesma desde a sua fundação: transformar sua vida e deixá-la muito mais simples e assertiva.

Para isso, a MMCafé conta com ferramentas originais, feitas do zero e um sistema 100% customizável, capazes de se moldarem exatamente às demandas que sua empresa precisa. Algumas das principais ferramentas da plataforma são:

  • Dashboard: registre todas informações relevantes sobre as atividades do usuários da sua plataforma, como quem acessou determinada página, quem não acessou, quantos usuários online, etc;
  • Fluxo de Atendimento: conecte a demanda do seu colaborador com o setor dentro da empresa capaz de solucioná-lo com uma ferramenta totalmente automatizada;
  • Gamificação: transforme o ambiente de trabalho com a mesma lógica e estrutura dos jogos ao criar metas e desafios a serem cumpridos periodicamente, com a premiação dos colaboradores mais bem engajados;
  • Chat Interno: garante a troca de mensagens e informações entre seus colaboradores ainda mais simples, acessíveis e garanta que tudo ficará a salvo;
  • Busca Poderosa: permita que seus colaboradores encontrem tudo o que precisam dentro da sua plataforma com um sistema de pesquisa que acha palavras buscadas até dentro de documentos, como PDF, EXCEL e mais.

A plataforma de comunicação interna da MMCafé possui diversas funcionalidades, módulos e serviços prontos para mudar, para sempre, a troca de mensagens e informações dentro da sua companhia, registrar e salvar tudo, notificar e alertar colaboradores e torná-los ainda mais engajados e produtivos.

Venha fazer parte da MMCafé!

Garanta que a sua empresa tenha todos os meios necessários para unificar a comunicação entre a gestão e os colaboradores, otimizar o tempo de trabalho e transformar, para sempre, o modo como a troca de mensagens e informações é feita na sua companhia.

Venha fazer parte da nossa intranet e se junte aos mais de 200 cases de sucesso que já adotaram a nossa plataforma e mudaram a comunicação interna das suas empresas! Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.