Você conhece a campanha Abril Verde? Esta importante iniciativa pode ser usada como base para estratégias de endomarketing e fortalecimento de uma cultura organizacional que se preocupa com a saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores.
Equipes bem estruturadas, capacitadas e engajadas são fundamentais para que uma empresa atue no mercado em alta performance. A capacitação individual não se sobressai a uma comunicação interna inteligente, quando um grupo está alinhado e dedicado a cumprir as metas estabelecidas.
Mas ainda mais importante do que uma equipe motivada, é a preservação da integridade física e mental de seus membros quando estão em atuação. O Abril Verde tem objetivo de virar os olhares sobre a segurança e qualidade de vida dos funcionários no ambiente interno, alguns dos principais pilares para um trabalho bem executado.
Entenda qual a pauta principal do Abril Verde e como pequenas, médias e grandes empresas podem utilizar as estratégias de endomarketing para fortalecer a cultura organizacional. Leia até o final e veja o conteúdo completo.
O que é o Abril Verde?
A campanha Abril Verde foi iniciada no ano de 2014 e tem como objetivo principal a prevenção e redução de acidentes de trabalho. Suas estratégias são aplicadas para a promoção da qualidade de vida e bem-estar dos funcionários, evitando que sua integridade física e mental sejam comprometidas.
A escolha do mês de abril deu-se pela incidência de duas outras datas importantes: o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalhos. Esta última data foi estabelecida em 2003 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), em homenagem ao grupo de trabalhadores que foram vítimas de um acidente em uma mina nos Estados Unidos.
Acidentes de Trabalho são, geralmente, resultado de displicências de líderes e equipes, tanto pela falta de manutenção de máquinas, quanto pela falha na comunicação entre funcionários e gestores. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para ter uma equipe íntegra e preservada.
Estratégias para fortalecer o endomarketing
O endomarketing é um conjunto de ações para fortalecer a cultura organizacional e credibilizar a empresa perante seus colaboradores. A aplicação de estratégias de marketing interno promovem equipes muito mais motivadas e comprometidas, obtendo resultados crescentes para a organização.
Quando os colaboradores entendem que têm papel importante e são agentes de transformação dentro da empresa, sentem-se mais inspirados a realizar o trabalho com dedicação, melhorar erros, identificar falhas no seu dia a dia e contribuir para que a empresa obtenha conquistas de posição e lucros.
Mas essa união só acontece quando os colaboradores sabem da sua importância e do seu propósito dentro da organização, entendendo o caminho a ser seguido junto aos seus gestores e líderes para alcançar o sucesso. E para que isso aconteça efetivamente, algumas estratégias devem ser implementadas pela comunicação interna.
Sugestão de quiz para campanhas do Abril Verde
O quiz é uma ferramenta para engajar colaboradores em causas e assuntos relacionados ao ambiente corporativo. Nesse caso, pode ser usado para conscientizar funcionários e líderes sobre a campanha do Abril Verde e a prevenção de acidentes de trabalho.
O ideal é que a empresa dedique o mês de abril para promover palestras e apresentações que instruam os funcionários a manter um ambiente seguro, organizado e integrado, dando as informações que os membros da organização precisam para entender sobre a importância da data e das medidas de prevenção.
Posterior a esse trabalho, a implementação do quiz é uma forma de engajar e manter essa comunicação melhor estabelecida. Mas como aplicar esta ferramenta de modo que todos os setores possam participar e abrangendo os assuntos importantes da pauta?
Assunto importantes do Abril Verde
A Abril Verde é uma campanha para falar, principalmente, de medidas que auxiliem na prevenção de acidentes de trabalho. Porém, esse não é o único assunto referente à campanha dentro das empresas.
As doenças ocupacionais não acontecem apenas por fatores físicos, mas também observamos uma alta de problemas psicológicos relacionados ao trabalho excessivo e divergência entre membros. A Síndrome de Burnout, por exemplo, é bastante comum em ambientes em que os funcionários são submetidos a alta demanda de trabalho e pressão por entrega e prazos.
Falar sobre todos os problemas que envolvem a saúde física, psicológica e emocional dos colaboradores da empresa fará com que o quiz torne-se ainda mais completo. As pautas devem estar baseadas em dados e informações de órgãos competentes, favorecendo a credibilidade da empresa e a instauração de práticas corretas.
Como realizar o quiz?
O quiz da campanha do Abril Verde pode ser realizado através da plataforma de comunicação interna da empresa, com uma série de perguntas pré-programadas sobre segurança, bem-estar e saúde no trabalho.
A aplicação do quiz através da plataforma fará com que todos os funcionários tenham acesso, dando a oportunidades para que membros de diferentes setores participem. As perguntas também precisam estar relacionadas a assuntos que já foram expostos, através de palestras e eventos corporativos.
Prepare de 10 a 15 perguntas práticas sobre o ambiente da sua organização e possíveis acontecimentos, perguntando ao colaborador qual a atitude correta a ser tomada. Também podem estar entre as questões algumas perguntas sobre definição de termos importantes e procedimentos adotados em casos de urgência.
Com as estratégias e métodos certos, todas as equipes poderão responder ao quiz e ter a oportunidade de receber uma recompensa. A recompensa final será uma forma de fortalecer ainda mais esse engajamento, motivando colaboradores sempre estarem inteirados sobre as propostas da empresa e participantes ativos para melhorias.
A MMCafé tem a solução ideal para sua empresa!
Conte com a experiência de uma empresa com mais de 200 cases de sucesso em sua trajetória. Só a MMCafé pode oferecer a solução personalizada para atender as demandas da comunicação interna da sua empresa, prevenindo falhas e otimizando processos do trabalho.
Temos ferramentas de quiz e gamificação que irão transformar o modo como são aplicadas campanhas dentro da organização, melhorando o engajamento e o comprometimento da equipe com pautas relevantes. Solicite uma demonstração e veja todas as ferramentas incríveis que temos para alavancar seus resultados.
Perguntas frequentes
Esperamos que este conteúdo sobre Abril Verde e estratégias de endomarketing tenham te ajudado a entender melhor o assunto e aplicar as ações da campanha na sua empresa. Abaixo, respondemos algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema. Veja também: