A melhor forma para se realizar pesquisas corporativas é por meio do uso de formulários em celulares e tablets, uma vez que as pesquisas devem ser realizadas com frequência para poder coletar dados de suma importância.
O uso de formulários impressos acabam atrapalhando, pelo fato que assim que se tornam obsoletos, eles são descartados e todo o investimento que a companhia fez nele acaba sendo jogado na lata de lixo.
Portanto, investir em formulários é a melhor maneira de garantir a organização e profissionalismo dentro da companhia e tornar todos os processos internos muito mais otimizados e produtivos.
Por que descartar o uso de formulários físicos?
Já faz algum tempo que as empresas vêm descartando o uso de formulários físicos e estão se voltando para o futuro, pensando em utilizar os EForms (Formulários Eletrônicos) por meio de smartphones e tablets.
Para se adquirir uma melhor visão das vantagens que esse material digital pode te entregar e fazer o devido uso de formulários, ao decorrer dessa primeira parte do artigo, você verá vantagens para a utilização de formulários digitais:
Mobilidade
É inegável a constatação de que a adoção de formulários em dispositivos móveis, como celulares e smartphones, oferece uma gama ampliada de vantagens para os pesquisadores envolvidos. Isso se fundamenta na capacidade inerente desses dispositivos em proporcionar uma mobilidade sem precedentes, uma vez que as empresas demandam a presença constante de seus colaboradores próximos a locais onde possam obter novos formulários impressos.
Através da incorporação de formulários digitais em celulares e tablets, emerge uma realidade onde a capacidade de se deslocar é virtualmente ilimitada, conferindo assim uma abertura significativa ao raio de ação do pesquisador dentro da estrutura da empresa. As limitações geográficas tradicionais são habilmente superadas por essa abordagem, uma vez que a capacidade de percorrer distâncias cada vez maiores é ampliada de maneira substancial.
Esse avanço tecnológico se traduz em uma transformação profunda na dinâmica de atuação do indivíduo dentro da empresa. A habilidade de acessar, preencher e enviar formulários através de dispositivos móveis estende o alcance do colaborador, permitindo-lhe realizar tarefas e coletar informações enquanto se movimenta por diferentes espaços e ambientes. Isso não só otimiza a eficiência do processo de coleta e registro de dados, mas também desencadeia uma expansão da área de influência e responsabilidade do indivíduo dentro da organização.
Em última análise, a incorporação de formulários móveis inaugura um novo paradigma de versatilidade e agilidade. Esse avanço tecnológico transcende as barreiras físicas e engendra uma era em que a atuação do pesquisador não é mais delimitada por fronteiras espaciais, potencializando assim a capacidade de contribuição do indivíduo em um espectro cada vez mais amplo de atividades e contextos corporativos.
Coleta de dados mais aprofundados
Material impresso é limitado. O uso de formulários físicos simplesmente limitam a informação que podem ser captados, e as perguntas e respostas acabam sendo resumidas, não há o que possa ser feito sobre essa realidade.
Com o uso de formulários em celulares e smartphones, se torna possível captar além das respostas escritas tradicionais, outros tipos de mídia que podem contribuir para a resposta dos entrevistados, como: vídeos, áudios, fotos, entre outros.
Amplitude
As facilitações geradas pelo uso de formulários em celulares e tablets, acaba proporcionando um maior número de pessoas entrevistadas, uma vez que o indivíduo em questão não precisa mais carregar consigo os formulários físicos.
Dessa forma, se torna possível a captação de um resultado mais preciso e fiel com a realidade encontrada no momento, algo que não ocorreria com formulários impressos, por conta de todas as limitações que esses trazem consigo.
Pesquisa
É lastimável o quanto documentos e dados impressos não têm pesquisa facilitada. O armazenamento de dados físicos, ainda que dispostos da melhor maneira possível, acabam por resultar em perda de tempo útil de trabalho e espaço, já que a pesquisa requere certo gasto energético.
Os arquivos digitais, pelo contrário, podem ser armazenados de maneira simples em nuvens ou bancos de dados de intranets. Com alguma ferramenta de busca, o cliente pode encontrar aquilo que deseja sem a menor complicação, apenas com uma palavra-chave.
Dicas para o uso de formulários digitais
É importante ter bastante planejamento antes de se iniciar um formulário digital. Por exemplo, é importante ter em mente que quanto menor for o formulário, maior será a chance desse ser preenchido.
Evidente que com mais informações, seria possível traçar um perfil ainda mais preciso do cliente, usuário ou entrevista em questão. No entanto, um formulário grande possivelmente assustaria o indivíduo fosse respondê-lo. Nesse trecho final do artigo, você verá algumas dicas para usar com maior eficácia os formulários de celulares e tablets.
Objetividade
É interessante que se crie um formulário simples, conciso e objetivo, mesmo que não se pergunte tudo que fosse do seu interesse, o indivíduo que vai preencher esse formulário de celulares e tablets, poderia facilmente ficar assustado com o tamanho dele.
Tanto por questões de estética, quanto de praticidade, é aconselhável que as perguntas presentes no formulário sejam curtas e diretas. Assim, o usuário poderá ter melhor visualização por dispositivos móveis, e também responderá o questionamento de forma direta e clara.
Autopreenchimento
Uma tática que pode auxiliar na aquisição de um novo cliente por meio do uso de formulários de celulares e tablets, é a permissão de uso da ferramenta de autopreenchimento, menos quando estamos falando de dados sigilosos que possam incluir o número do cartão de crédito ou coisa do gênero.
No final de tudo, apesar de parecer uma atitude pequena, ela pode acabar sendo o grande diferencial que fará o cliente ser conquistado – e isso fará toda a diferença nesse ponto.
Saiba como otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa!
Sugestão automática
Outra forma de facilitar o processo de preenchimento do formulário, é a tática de sugestão automática com AJAX (Asynchronous JavaScript e XML), de forma curta, seria o uso do objeto XMLHttpRequest para se comunicar com scripts do lado do servidor.
Esse script permite tanto o envio e recebimento de informações em uma extensa variedade mídias, incluindo JSON, XML, HTML, e até mesmo os clássicos arquivos de texto. Através dessa ferramenta, é possível sugerir uma opção de escrita quando o usuário começa a digitar, dessa forma, agilizando o processo de preenchimento.
Como a MMCafé pode te ajudar?
A MMCafé além de te oferecer uma base de conhecimento, também te dará suporte durante todo o processo de aprendizagem para o uso de suas ferramentas – por isso ela é tão importante.
O software de comunicação interna da MMCafé foi eleito o melhor do Brasil por dois anos consecutivos, além da nossa empresa também contar com diversas cases de sucesso para representar nosso sucesso.
Única nas suas mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços, a plataforma da MMCafé vem com o objetivo de revolucionar o atendimento ao cliente da sua empresa e entrega um serviço de qualidade que mudará por completo o funcionamento de sua companhia, lançando-a em direção ao sucesso!
Venha ser MMCafé!
No quesito organização, a MMCafé com certeza está em primeiro lugar. A Busca Poderosa é uma ferramenta de busca indexada que possibilita ao cliente realizar a pesquisa de um item em vários formatos de arquivos diferenciados.
Dessa maneira, é possível acessar sem dificuldade alguma a resposta de um funcionário “X”, sem precisar procurar a mesma resposta numa pilha de papéis guardados na gaveta. Com isso, é possível ter uma grande economia de espaço, período útil de trabalho, e dinheiro.
Acha que a MMCafé pode te ajudar? Então vem dar uma olhadinha nas ferramentas que ela pode te oferecer e solicite uma demonstração gratuita ainda hoje e veja a mudança acontecer!