Skip to main content

Busca Poderosa: A melhor ferramenta de pesquisa de intranet em 2022

Encontre exatamente o que você precisa: A Busca Poderosa, a ferramenta ideal para otimizar o tempo e aumentar a produtividade. 
As Vantagens Da Busca Poderosa. Reprodução: Via Carreira.
24/06/2022

Quando falamos sobre modernizar o ambiente de trabalho, a Busca Poderosa é uma funcionalidade tão importante que simplesmente não poderia ficar de fora.

Através dessa ferramenta, as pesquisas feitas dentro de uma plataforma de intranet se tornam muito mais eficientes e diretas, o que acaba por reduzir o tempo gasto na procura de determinada página e, consequentemente, aumenta a produtividade do colaborador por otimizar o tempo de trabalho.

Reproducao Ideia Trip
Reprodução: Ideia Trip.

Curioso para saber mais? Neste artigo falaremos mais sobre o que é a Busca Poderosa, seus recursos, benefícios e como aplicar a melhor ferramenta de pesquisa interna na sua empresa!

Além da Busca Poderosa, veja outras ferramentas inteligentes para aplicar na sua empresa

O que é a Busca Poderosa?

Como o próprio nome sugere, a Busca Poderosa é uma ferramenta de pesquisa que otimiza o tempo do usuário através da indexação dos textos mais relevantes para a plataforma. 

Em outras palavras: A ferramenta de busca consegue maximizar o tempo de pesquisa através da organização dos textos da própria intranet em um sistema de pontuações, que ranqueia as páginas de acordo com a sua relevância.

Reproducao Suprema Propaganda
Reprodução: Suprema Propaganda.

Além da Busca Poderosa possuir um sistema de organização de textos moderno e eficiente, a ferramenta também identifica as palavras buscadas em outros tipos de arquivos, como PDF, Excel, entre outros. Ou seja, se o arquivo que um usuário procura estiver em um arquivo de PDF, a Busca Poderosa o encontrará.

Os benefícios de se ter ferramentas digitais de comunicação interna

Sistema de pontuação

O que torna a Busca Poderosa uma ferramenta avançada de pesquisa diferente das demais é seu sistema de pontuação, que avalia e ranqueia as páginas de acordo com a pesquisa do usuário dentro da plataforma.

Para isso, a ferramenta se utiliza de uma programação inteligente que pontua a pesquisa de acordo com a relevância. O sistema de pontuação considera todos esses seguintes pontos:

  • Título: É a relevância mais importante para o sistema. Se a palavra ou termo buscado estiver no título, a Busca Poderosa automaticamente o ranqueia com a maior pontuação;
  • Descrição: Seguido do título, a descrição possui um peso bastante considerável na análise do sistema de pontuação e também ranqueia a página como de muita relevância para o usuário;
  • HTML: Também conhecido como o “corpo da página”, a Busca Poderosa também leva em conta uma página cujo termo pesquisado aparecer em algum lugar no HTML da mesma;
  • Usuário criador: A busca também dá prioridade àquele responsável por criar a página. É uma excelente forma de encontrar um conteúdo de determinada área ao atrelar a pesquisa o nome de um colaborador responsável pelo material;
  • Palavras-chave: Através do sistema de palavra-chave, o usuário poderá encontrar de forma direta o conteúdo pelo qual procura, uma vez que palavras-chave sempre estão atreladas em materiais relevantes;
  • Densidade: A ferramenta também leva em consideração a densidade da palavra ou termo pesquisado no texto.

A Busca Poderosa não para por aí: Ela também considera o número de vezes em que o termo aparece na página procurada. Por exemplo, se a palavra buscada aparece tanto na descrição quanto no título de uma página, o sistema a ranqueia melhor do que outra página em que a palavra apareça apenas no título.

Aproximação

Por meio do mecanismo de aproximação, a Busca Poderosa também garante a mesma relevância de busca em uma mesma palavra escrita de maneiras diferentes.

Por exemplo: Ao pesquisarmos a própria palavra “aproximação” sem o cedilha e acento, a ferramenta entenderá que a palavra buscada é a mesma e irá pontuar a página com a mesma relevância.

Esse mecanismo também é válido (e muito prático) para pesquisas com nomes próprios. Se o usuário quiser encontrar um texto produzido por alguém chamado “Mariah” mas pesquisar por “Maria”, a Busca Poderosa também reconhece e entenderá ambas as formas escritas como a mesma.

Em outras palavras: Essa funcionalidade garante uma busca ainda mais eficiente, o que torna o tempo de pesquisa ainda mais agilizado e funcional, melhora o funcionamento da empresa e garante que a produtividade seja maximizada em maior escala.

Descubra outras formas de aumentar a produtividade no trabalho da sua equipe

Busca em área

Por meio da busca em área, o usuário poderá focar a sua busca em widgets específicos da plataforma. Ou seja, a pesquisa do usuário se concentrará dentro de uma categoria específica da intranet, como na página de “notícias”, por exemplo.

Reproducao Primeira Via 1
Reprodução: Primeira Via.

Dessa forma, o colaborador garante ainda mais efetividade na sua busca, o que torna sua pesquisa mais direta e funcional – e isso ajuda na otimização do tempo de trabalho como um todo.

Essa e outras 100 funcionalidades que a MMCafé irá te oferecer

Através da plataforma de comunicação interna da MMCafé, eleita por 2 anos consecutivos como a melhor intranet do Brasil, você encontrará tudo o que precisa para tornar o processo de transmissão e compartilhamento de informações o mais eficiente e produtivo possível!

A MMCafé possui mais de 100 funcionalidades criadas com o que há de mais moderno da tecnologia de comunicação digital disponível no mercado! Com a intranet da MMCafé, você terá acesso a uma série de serviços, módulos e funcionalidades exclusivas e totalmente customizáveis para atender a sua demanda!

Fluxo de atendimento

Chegue do ponto A ao ponto B o mais rápido possível! Com essa funcionalidade, o usuário da plataforma terá disponível uma trilha automatizada no seu atendimento, que o guiará do problema requerido até o canal especializado para resolvê-lo

Ou seja, com o fluxo de atendimento, o usuário terá acesso a uma página que elenca todos os tipos de problemas que ele pode ter de maneira geral; na medida em que ele avança no sistema, as opções se tornam mais específicas até chegar ao problema exato do usuário.

Dessa forma, o sistema garante que cada colaborador encontre de maneira direta e automatizada o setor pelo qual seu problema pode ser solucionado, o que torna os processos dentro da empresa muito mais práticos e dinâmicos.

Dashboard

Tenha acesso às informações e dados dos seus colaboradores de maneira 100% integral e automatizada: Com a funcionalidade do dashboard, a gestão da empresa consegue coletar registros dos seus funcionários na utilização da plataforma. 

Com o dashboard, a alta liderança consegue um melhor conhecimento dos seus colaboradores, pois o sistema revela quais foram as páginas mais acessadas dentro da plataforma, quantos foram os acessos, quantos usuários online, quais são os mais ativos e muito mais!

Versionamento

Com o módulo de versionamento, a gestão consegue acompanhar a evolução da própria plataforma de maneira simples e direta. Além disso, a alta liderança tem acesso às reformas e melhorias feitas na versão atual, como também tem acesso a todas as informações contidas em todas as outras versões, verificar os usuários ativos em cada versão, etc.

Com isso, a empresa poderá verificar qual versão teve mais adesão dos funcionários, quais foram os erros e acertos e melhorar ainda mais o sistema de comunicação da empresa, como também poderá alternar de versão a qualquer momento.

Veja também outras ferramentas para se aplicar na intranet da sua empresa

Não perca mais tempo e solicite uma demonstração gratuita da MMCafé!

Só a MMCafé, com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação interna, poderá oferecer essa e diversas outras funcionalidades 100% originais!

Venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso e incorpore a intranet da MMCafé na sua empresa agora mesmo – e veja a mudança acontecer na prática e com resultados reais!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.