Com o mundo conectado e dinâmico que vivemos hoje em dia, estar atento a todas as novidades e aplicá-las na empresa é a melhor maneira de aproveitar tudo o que a modernidade tem de interessante e o que ela pode oferecer.
Uma dessas novas tecnologias é a intranet – ou plataforma de comunicação interna. Apenas um sistema de intranet já seria o suficiente para promover grandes mudanças na comunicação interna de uma companhia, mas alias a intranet com arquitetura da informação é capaz de otimizá-la ainda e transformar – para sempre – a maneira como a troca de informações é feita entre a gestão e os colaboradores.
Hoje, neste artigo, iremos expor para você sobre esse modelo e conhecer um pouco mais a fundo sobre os componentes de uma intranet com arquitetura da informação e como cada um deles é importante para um projeto bem estruturado.
O primeiro elemento – e essencial – de uma intranet com arquitetura da informação não poderia ser outro que não o seu sistema de organização. Responsável em organizar todas as informações do website, evitando que o usuário tenha insatisfação por não encontrá-las em suas buscas.
O conteúdo é classificado e ordenado (categorização) levando em consideração as características da interface em questão, refletindo as áreas (divisões/conteúdos) principais com sistemas de taxonomia (nomenclaturas, termos adequados, vocabulário controlado), que servem para dar consistência ao vocabulário. É por isso que ao fazer um teste para saber se o usuário identifica as diversas categorias (subdivisão de tarefas) pela taxonomia, descobrimos o modelo mental dele.
Veja também: 6 provas de que a comunicação interna é importante
É a distribuição de conteúdos e funcionalidades nos fluxos interface/ambiente onde se cria um sistema de localização e estabelecem-se pontos de referências para que o usuário não se perca quando está navegando em um website.
São criados hipertextos (links) para que seja possível esta navegação e para que o usuário efetue suas atividades no ambiente de forma satisfatória. É a mobilidade do usuário no website, onde ele vê de forma clara e fácil os caminhos para que encontre o seu destino, otimizando seu tempo de acesso.
Descubra: 7 razões para implantar uma plataforma de comunicação interna
É a forma como os conteúdos são representados. São definidos através de signos (semiótica). É a comunicação entre usuário e conteúdo de forma efetiva com a representatividade dos signos em relação ao conteúdo de maneira que o usuário compreenda o que lhe é passado.
Esse sistema de rotulação um tanto peculiar – e tão interessante quanto – faz uso da psicologia da Gestalt, que se aplica à cognição visual, onde o usuário passa a ter uma percepção aberta quando olhar diferentes situações em relação à proposta do site.
São respostas dadas às dúvidas dos usuários. No caso dos conteúdos em grande quantidade é muito importante existir um sistema de busca, que torna mais ágil a pesquisa quando o usuário tem algum questionamento em um determinado momento na navegação.
É a busca das respostas para suas dúvidas naquele momento. Portanto, através deste sistema, o colaborador encontrará ainda mais agilidade – e facilidade- no momento em que precisar resolver suas demandas, questionamentos ou qualquer outro empecilho.
A MMCafé acumula missões e resolvê-las é o nosso ideal. Para isso, a nossa plataforma de comunicação campeã conta com inúmeros módulos diversificados, funcionalidades variadas e completas e um amplo – e completo – sistema de serviços para melhor atender as demandas da sua empresa e todo o seu time de colaboradores.
A intranet com arquitetura da informação da MMCafé é dinâmica, assertiva, extremamente completa e fácil de ser administrada e gerida, além de ser 100% customizável, o que garante ainda mais praticidade e elasticidade – o que a fará perfeita para se adequar à sua equipe.
A arquitetura da informação é sobre sintetizar um conjunto de dados e conteúdos de maneira simples e fácil de ser compreendida.
Através de um bom serviço de arquitetura da informação, seu modelo pode ser facilmente adaptado a uma intranet que possua capacidade de ser personalizável.
Se uma intranet permite a sua extensa modificação – de maneira substancial e significativa – na forma como o conteúdo é passado, como ele é estruturado e construído, ela pode ser considerada customizável o suficiente.
Somente uma plataforma de comunicação digital é capaz de unificar as informações relevantes para a empresa de forma essencial.
A MMCafé oferece uma demonstração gratuita do seu serviço de intranet – que garante uma performance que mudará a comunicação interna da empresa. O botão de solicitação está logo abaixo deste artigo.
Não fique de fora e se junte aos mais de 200 cases de sucesso em todo o país e venha conhecer a plataforma de comunicação interna da MMCafé e descubra o potencial que ela tem de mudar a troca de informações e mensagens na sua companhia. Venha ser MMCafé agora!