Ter uma comunicação interna eficiente exige a estruturação de processos empresariais alinhados entre gestores e colaboradores. Uma rede corporativa aplicada de forma eficaz pode ser a ferramenta ideal para otimizar o trabalho e gerar resultados.
Toda organização que visa o crescimento exponencial entende a importância do fortalecimento do endomarketing e dos processos de comunicação interna efetivos. A geração de lucros depende exclusivamente de um trabalho realizado em conjunto.
Mas a rotina acelerada e a ampliação dos setores podem ocasionar problemas de comunicação entre membros da equipe. Uma empresa sem uma boa estratégia de comunicação interna, pode ser afetada pela desorganização e desfalque de componentes que estejam sem a orientação adequada. Que tal mudar este cenário?
O que é uma rede corporativa?
Um software ou plataforma responsável por armazenar as informações de uma empresa. A intranet (ou rede corporativa), assim como a internet convencional surgiu há mais de 20 anos com o objetivo de atender ao mundo corporativo, como uma internet própria, porém com permissão de acesso apenas aos gestores e colaboradores da empresa.
Qualquer pessoa da empresa que deseja ter uma informação rápida pode acessar o software/plataforma e através de um buscador encontrar a resposta que precisa para resolver a sua dúvida. É o principal meio para interagir com pessoas a distância, solicitar produtos e serviços online, pesquisar termos e demais funcionalidades.
É utilizada como a principal ferramenta de comunicação interna, facilitando diversos processos fundamentais para o crescimento e fortalecimento da organização. As vantagens de uma rede corporativa vão além de uma base de dados comum, pois é capaz de integrar setores e transformar o ambiente corporativo robótico em uma equipe interdisciplinar muito mais engajada.
Qual a funcionalidade de uma rede corporativa?
A rede corporativa funciona como uma base de dados para reunir informações importantes sobre determinada empresa. É restrita aos usuários designados pela empresa através de login e senha, proporcionando uma plataforma segura, inovadora e prática.
Com a evolução no campo tecnológico, a intranet também ganhou novas funcionalidades, passando de uma rede de armazenamento e buscas, para um ambiente interativo e com perfis de identificação para cada integrante.
Sua principal função é unificar todos os seus documentos, informativos, conexões, setores, canais, FAQ, e demais necessidades em um canal que resolva as demandas comunicacionais.
Fatores essenciais para iniciar uma rede corporativa
Muitos gestores se perguntam como iniciar um projeto de rede social corporativa e fazer com que esta ferramenta tenha a adesão esperada. Alguns fatores devem ser levados em conta para ter uma estratégia que realmente funcione e cumpra com todas as demandas necessárias.
Abaixo vamos te mostrar 5 informações essenciais ao implementar uma rede corporativa na sua empresa. Leia até o final para entender quais passos devem estar previstos no seu planejamento.
1 – Análise de necessidades
O primeiro passo para aplicar uma rede corporativa eficaz é a análise de todas as necessidades que a sua organização tem em relação à sua base de armazenamento de informações e comunicação interna.
Esta análise fará com que o gestor entenda exatamente o que busca em uma rede corporativa e qual projeto é o ideal para solucionar tais problemas. Assim, partir para as próximas etapas do processo.
2 – Investimento
O investimento também é uma parte super importante na idealização de um projeto de rede corporativa. Ter uma plataforma de comunicação interna segura e moderna fará toda a diferença para otimizar o trabalho, mas o valor varia de acordo com os recursos necessários para o seu negócio.
Seja para pequena, média ou grande empresa, o valor investido deve ser proporcional às necessidades que foram previstas no item 1. A rede corporativa personalizada trará o retorno esperado para solucionar todas as demandas.
3 – Equipe de suporte
Ter uma equipe de suporte para possíveis problemas de conexão é uma das informações essenciais ao iniciar uma rede corporativa. Mesmo com a modernidade de uma plataforma hospedada na nuvem, possíveis bugs devem ser levados em conta.
Caso aconteça, é importante que o suporte seja capacitado para resolver o problema o mais rápido possível, restabelecendo a conexão ou resolvendo imprevistos da plataforma.
4 – Integração entre equipes
A integração entre equipes é um desafio para empresas que possuem muitas áreas com diferentes funções. A comunicação entre os setores podem ter ruídos difíceis de solucionar sem um sistema que proporciona a ciência do que acontece em cada setor e como andam os processos da organização.
Uma das vantagens da rede corporativa é o fortalecimento da cultura organizacional. Fazer com que todas as áreas da empresa possam se conectar de maneira coerente, estabelece qual o principal objetivo para que todos estão caminhando.
Mas para fazer com que esta integração de fato aconteça, a plataforma deve ter funcionalidades que deixem o funcionário disposto a colaborar e participar das atividades propostas.
5 – Endomarketing fortalecido
Implementar uma intranet ou plataforma de comunicação interna em uma empresa na qual os colaboradores ainda não têm o hábito de participar, requer um impulso inicial para que os processos de contribuição e acesso virem rotina.
Para iniciar um projeto de rede corporativa, a empresa deve investir no endomarketing. Parte de um diagnóstico prévio sobre a linguagem deste funcionário e os níveis de conexão que ele já conhece. A partir deste ponto, criar estratégias que façam os colaboradores migrarem e terem interesse nessa nova plataforma, que será o principal canal de comunicação.
Contrate uma rede corporativa inovadora e eficaz
Unificar as informações de uma empresa em um rede corporativa é desenvolver uma cultura organizacional que alinhe os objetivos entre colaboradores e líderes, além de proporcionar a otimização de processos antes mais burocráticos.
A Rede Corporativa da MMCafé conta com mais de 100 funcionalidades para atender as demandas da sua organização. É capaz de promover junto ao time uma estrutura mais colaborativa, informada e capacitada, através de uma comunicação interna altamente prática e moderna.
Vantagens da MMCafé para a sua empresa
Tenha uma plataforma de comunicação interna intuitiva e dinâmica, fazendo com que os colaboradores sejam facilmente adeptos à implementação do novo canal. Vantagens que você encontra ao fechar um projeto de rede corporativa com a MMCafé:
- Aumento da produtividade geral: agilidade na captação de informações, como no recurso de “Busca indexada”, que utiliza os termos para encontrar o que precisa em segundos.
- Análise de métricas: utilize relatórios e Dashboards que dão as métricas que precisa em tempo real, facilitando na tomada de decisões.
- Interatividade: dê voz aos colaboradores e faça com que eles saibam que são importantes no processo de crescimento da empresa. Corrija possíveis falhas na comunicação e tenha uma via de mão dupla.
- Integração entre equipes de modelos presencial, híbrido e home office: utilize o recurso de aplicativo mobile para facilitar a comunicação e acompanhamento em todos os segmentos.
- Capacitação contínua: os recursos de quiz e gamificação são capazes de fazer o seu funcionário ser participativo na plataforma e aprender junto aos outros colaboradores, num modelo competitivo e recompensador.
Clique aqui e veja os módulos disponíveis para implementar na sua rede corporativa de acordo com a demanda da organização. Tenha essas e mais vantagens que só uma solução da MMCafé pode proporcionar para o segmento empresarial.
Implemente a plataforma da MMCafé e otimize a comunicação da sua empresa!
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Perguntas frequentes
Deixamos aqui algumas perguntas que são frequentes para os clientes que desejam ter uma rede corporativa da MMCafé.