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Pesquisa de Clima Organizacional: Como fazer uma em 4 passos

Clique aqui para ter instruções de como fazer a sua Pesquisa de Clima Organizacional para melhorar a estratégia da sua empresa!
Home Office Alice Mmcafe Intranet
janeiro 9, 2024

Simples de aplicar e muito útil para o diagnosticar oportunidades de melhorias na rotina dos colaboradores, uma pesquisa de clima organizacional bem estruturada leva a indicadores que contribuem com a estratégia da sua empresa.

Pesquisa De Clima Organizacional
Pesquisa De Clima Organizacional: Como Fazer Uma Em 4 Passos 8

Portanto, ter um método de fazer uma pesquisa de engajamento entre os colaboradores é essencial para garantir que a motivação e harmonia no ambiente de trabalho será garantida.

Nesse artigo, você vai descobrir como implementar uma pesquisa de clima organizacional de maneira eficiente, para conquistar o impacto positivo em positividade e motivação tão desejados.

Você sabe o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional? 

A pesquisa de clima organizacional é uma maneira utilizada para coletar informações relevantes sobre a percepção dos colaboradores em relação a diversos fatores relacionados ao trabalho, fatores esses que podem até mesmo afetar seu desenvolvimento e motivação dentro de uma empresa. 

Ela pode ser realizada de maneira presencial ou online, e produz um relatório completo. Dessa maneira, os gestores conseguem se situar acerca de quais melhorias devem ser feitas, se atentar às necessidades dos colaboradores, e evoluir como um todo.

Pesquisa De Clima Organizacional
Pesquisa De Clima Organizacional: Como Fazer Uma Em 4 Passos 9

No decorrer do texto, vão ser apresentados os objetivos da realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional, seus benefícios, e por fim, as instruções de como produzir a pesquisa da sua empresa.

E quais são os seus objetivos

As empresas estão aderindo a pesquisa de clima organizacional para mapear e compreender tudo o que está acontecendo dentro da empresa, tendo assim a oportunidade de melhorar diversos pontos que afetam toda a cadeia de trabalho.

Há modelos de Pesquisa de Clima Organizacional que contribuem para avaliação de desempenho, planejamento de ações e projetos que busquem melhoria contínua. 

Que benefícios a empresa ganha ao fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional ?

Nos tópicos abaixo, serão apresentadas algumas vantagens em realizar uma pesquisa de clima, tanto para sua empresa, quanto para o ambiente de trabalho em si e entre os colaboradores:

  • Mensuração e identificação de oportunidades para melhoria no local de trabalho;
  • Um ambiente agradável para os colaboradores;
  • Funcionários motivados que produzem mais e melhor;
  • Entender se os colaboradores possuem voz para ajudar a tornar as mudanças desejadas mais suaves possível;
  • Identificar barreiras de desempenho;
  • Aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;
  • Ter uma base sólida para focar em melhorias de qualidade;
  • Fazer com que o colaborador se sinta próximo e importante para a empresa.

A pesquisa de clima organizacional também é uma das melhores maneiras de promover muitas melhorias dentro da sua empresa. Afinal, todos vão contribuir com opiniões para que se chegue a um consenso do que é possível ajustar ou trazer de novo para a companhia.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos

Os objetivos de se fazer uma pesquisa de clima são muitos, sendo o principal deles avaliar o grau de satisfação dos funcionários em relação à organização, pois, ao detectar possíveis falhas da empresa, é possível solucioná-las com muita facilidade.

Pesquisa De Clima Organizacional
Pesquisa De Clima Organizacional: Como Fazer Uma Em 4 Passos 10

Veja agora como realizar uma pesquisa de clima organizacional e descubra como estimular o engajamento nos seus colaboradores e garantir mais produtividade na empresa.

1 – Crie o planejamento para conseguir colocar a pesquisa em prática 

O primeiro passo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional é montar todo o planejamento. Para isso, é fundamental responder a perguntas como: Qual a melhor época do ano para realizar a pesquisa? Quanto tempo levará para finalizar a pesquisa?

Além disso, é importante também saber quem será o responsável por disseminar a pesquisa e quem irá avaliar os resultados. É preciso saber como serão compartilhados os resultados.

 2 – Defina as perguntas de acordo com os seus objetivos principais

 No modelo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional, desenvolvido por Litwin e Stringer, existem 9 fatores fundamentais para conseguir medir de fato o clima da organização. São eles: Estrutura; Responsabilidade; Desafio; Recompensa; Relacionamento; Cooperação; Conflito; Identidade; Padrões.

Agora que conhece todos eles, leve em conta que as perguntas de seu questionário devem medir o sentimento de cada pessoa em relação a cada um desses pontos dentro da empresa.

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Todas essas respostas podem ser encontradas fazendo as perguntas certas dentro da pesquisa. Por isso, planeje as perguntas de acordo com as respostas mais importantes que precisa encontrar. O objetivo é descobrir como gerar mudanças significativas dentro da estrutura da empresa. 

3 – Calcule se o tempo de duração da pesquisa é o ideal 

Como todos precisam cumprir metas relacionadas ao seu escopo de trabalho, fica difícil separar um tempo para responder a pesquisa. Por esse motivo, facilite o trabalho de resposta dos colaboradores.

Na abordagem inicial, informe tempo estimado levado para preenchimento das respostas. Além disso, a cada pergunta, dê dicas que direcionem as respostas, formulando um questionário claro e objetivo que não confunda quem está respondendo.

Se o tempo estimado para concluir a pesquisa for maior do que 10 minutos, entregue-a em formato em que o pesquisado possa interrompê-la e reiniciá-la de onde parou. Para empresas com até 100 pessoas, indicamos algumas ferramentas online e gratuitas:

  • Typeform;
  • MindMiners;
  • Google Forms

Clientes MMCafé contam com as funcionalidades Enquetes e ainda há o Módulo QUIZ que pode ser adquirido clicando aqui. São recursos fáceis de usar e que trazem respostas já compiladas, facilitando análises e conclusões para a tomada de decisão. 

As soluções MMCafé atendem pequenas, médias e grandes empresas, portanto avalie o seu cenário para compreender se a sua empresa precisa de uma funcionalidade pontual ou uma solução completa para a Comunicação Interna.

4 – Incentive a participação na pesquisa 

Como a pesquisa é voluntária, é fundamental incentivar todos os funcionários a participarem com suas respostas. Afinal, “queremos a avaliação de todos para termos uma compreensão precisa de como é nosso clima de trabalho”.

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Para isso, deixe claro que as respostas são sigilosas e que somente os dados consolidados serão utilizados. Além disso, mostre que o objetivo é colher essas informações para buscar melhorar a empresa e o ambiente de trabalho. Se todos entenderem que suas opiniões serão ouvidas, analisadas e que os resultados levarão a ações concretas de melhorias, o engajamento será bem maior.

Divulgue portanto a pesquisa nos canais internos oficiais da empresa, convidando os colaboradores a fazerem parte deste importante momento.

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O que define a comunicação interna?

Tudo o que envolve a troca de mensagens e informações entre a alta liderança e corpo de colaboradores de uma companhia.

Por que investir em uma boa comunicação interna?

Porque só ela é capaz de otimizar os processos internos da companhia e tornar os colaboradores mais produtivos e engajados.

Quais as vantagens de uma comunicação interna eficiente?

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Qual a melhor forma de tornar a comunicação interna mais assertiva?

O melhor caminho para executar essa missão é através de um sistema digital de transmissão de informações – ou a chamada intranet.

Do que se trata uma plataforma de intranet?

A intranet é um sistema de comunicação interna capaz de otimizar o tempo e engajar os colaboradores com um espírito de equipe e de missão da empresa.

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