Simples de aplicar e muito útil para o diagnosticar oportunidades de melhorias na rotina dos colaboradores, uma pesquisa de clima organizacional bem estruturada leva a indicadores que contribuem com a estratégia da sua empresa.
Portanto, ter um método de fazer uma pesquisa de engajamento entre os colaboradores é essencial para garantir que a motivação e harmonia no ambiente de trabalho será garantida.
Nesse artigo, você vai descobrir como implementar uma pesquisa de clima organizacional de maneira eficiente, para conquistar o impacto positivo em positividade e motivação tão desejados.
Você sabe o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma maneira utilizada para coletar informações relevantes sobre a percepção dos colaboradores em relação a diversos fatores relacionados ao trabalho, fatores esses que podem até mesmo afetar seu desenvolvimento e motivação dentro de uma empresa.
Ela pode ser realizada de maneira presencial ou online, e produz um relatório completo. Dessa maneira, os gestores conseguem se situar acerca de quais melhorias devem ser feitas, se atentar às necessidades dos colaboradores, e evoluir como um todo.
No decorrer do texto, vão ser apresentados os objetivos da realização de uma Pesquisa de Clima Organizacional, seus benefícios, e por fim, as instruções de como produzir a pesquisa da sua empresa.
E quais são os seus objetivos?
As empresas estão aderindo a pesquisa de clima organizacional para mapear e compreender tudo o que está acontecendo dentro da empresa, tendo assim a oportunidade de melhorar diversos pontos que afetam toda a cadeia de trabalho.
Há modelos de Pesquisa de Clima Organizacional que contribuem para avaliação de desempenho, planejamento de ações e projetos que busquem melhoria contínua.
Que benefícios a empresa ganha ao fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional ?
Nos tópicos abaixo, serão apresentadas algumas vantagens em realizar uma pesquisa de clima, tanto para sua empresa, quanto para o ambiente de trabalho em si e entre os colaboradores:
- Mensuração e identificação de oportunidades para melhoria no local de trabalho;
- Um ambiente agradável para os colaboradores;
- Funcionários motivados que produzem mais e melhor;
- Entender se os colaboradores possuem voz para ajudar a tornar as mudanças desejadas mais suaves possível;
- Identificar barreiras de desempenho;
- Aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;
- Ter uma base sólida para focar em melhorias de qualidade;
- Fazer com que o colaborador se sinta próximo e importante para a empresa.
A pesquisa de clima organizacional também é uma das melhores maneiras de promover muitas melhorias dentro da sua empresa. Afinal, todos vão contribuir com opiniões para que se chegue a um consenso do que é possível ajustar ou trazer de novo para a companhia.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos
Os objetivos de se fazer uma pesquisa de clima são muitos, sendo o principal deles avaliar o grau de satisfação dos funcionários em relação à organização, pois, ao detectar possíveis falhas da empresa, é possível solucioná-las com muita facilidade.
Veja agora como realizar uma pesquisa de clima organizacional e descubra como estimular o engajamento nos seus colaboradores e garantir mais produtividade na empresa.
1 – Crie o planejamento para conseguir colocar a pesquisa em prática
O primeiro passo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional é montar todo o planejamento. Para isso, é fundamental responder a perguntas como: Qual a melhor época do ano para realizar a pesquisa? Quanto tempo levará para finalizar a pesquisa?
Além disso, é importante também saber quem será o responsável por disseminar a pesquisa e quem irá avaliar os resultados. É preciso saber como serão compartilhados os resultados.
2 – Defina as perguntas de acordo com os seus objetivos principais
No modelo de como fazer uma pesquisa de clima organizacional, desenvolvido por Litwin e Stringer, existem 9 fatores fundamentais para conseguir medir de fato o clima da organização. São eles: Estrutura; Responsabilidade; Desafio; Recompensa; Relacionamento; Cooperação; Conflito; Identidade; Padrões.
Agora que conhece todos eles, leve em conta que as perguntas de seu questionário devem medir o sentimento de cada pessoa em relação a cada um desses pontos dentro da empresa.
Todas essas respostas podem ser encontradas fazendo as perguntas certas dentro da pesquisa. Por isso, planeje as perguntas de acordo com as respostas mais importantes que precisa encontrar. O objetivo é descobrir como gerar mudanças significativas dentro da estrutura da empresa.
3 – Calcule se o tempo de duração da pesquisa é o ideal
Como todos precisam cumprir metas relacionadas ao seu escopo de trabalho, fica difícil separar um tempo para responder a pesquisa. Por esse motivo, facilite o trabalho de resposta dos colaboradores.
Na abordagem inicial, informe tempo estimado levado para preenchimento das respostas. Além disso, a cada pergunta, dê dicas que direcionem as respostas, formulando um questionário claro e objetivo que não confunda quem está respondendo.
Se o tempo estimado para concluir a pesquisa for maior do que 10 minutos, entregue-a em formato em que o pesquisado possa interrompê-la e reiniciá-la de onde parou. Para empresas com até 100 pessoas, indicamos algumas ferramentas online e gratuitas:
- Typeform;
- MindMiners;
- Google Forms
Clientes MMCafé contam com as funcionalidades Enquetes e ainda há o Módulo QUIZ que pode ser adquirido clicando aqui. São recursos fáceis de usar e que trazem respostas já compiladas, facilitando análises e conclusões para a tomada de decisão.
As soluções MMCafé atendem pequenas, médias e grandes empresas, portanto avalie o seu cenário para compreender se a sua empresa precisa de uma funcionalidade pontual ou uma solução completa para a Comunicação Interna.
4 – Incentive a participação na pesquisa
Como a pesquisa é voluntária, é fundamental incentivar todos os funcionários a participarem com suas respostas. Afinal, “queremos a avaliação de todos para termos uma compreensão precisa de como é nosso clima de trabalho”.
Para isso, deixe claro que as respostas são sigilosas e que somente os dados consolidados serão utilizados. Além disso, mostre que o objetivo é colher essas informações para buscar melhorar a empresa e o ambiente de trabalho. Se todos entenderem que suas opiniões serão ouvidas, analisadas e que os resultados levarão a ações concretas de melhorias, o engajamento será bem maior.
Divulgue portanto a pesquisa nos canais internos oficiais da empresa, convidando os colaboradores a fazerem parte deste importante momento.
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