O mês de maio é conhecido pelas comemorações dos dias das mães, inclusive a busca por dicas de ideias de endomarketing para esse tema está entre os assuntos mais pesquisados neste período.
Mas, você sabia que o mês de maio também é marcado por importantes campanhas de conscientização? Por isso ele é tão importante e necessário para trazer luz a temas tão relevantes.
Neste artigo separamos três campanhas que ocorrem durante o quinto mês do ano. Entenda a importância de tais iniciativas e conte com ideias de endomarketing para reforçar a importância de uma (ou de cada uma) delas em sua empresa.
MAIO AMARELO: O que é?
A campanha Maio Amarelo é um movimento pela redução de acidentes de trânsito e melhor segurança para todos. Tem o objetivo de promover a discussão, reflexão e conscientização sobre o tema entre órgãos de governos, empresas, entidades, associações, federações e a sociedade.
O objetivo do Maio Amarelo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema segurança no trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
Por que maio? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Por que amarelo?
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Para o ano de 2021, o tema da campanha será Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito. O motivo do tema tem relação com a crescente necessidade destes valores, devido a frequente intolerância entre as pessoas.
Segundo o site da campanha (incluir link para o site), “nada tem efeito se não for feito de forma responsável” e “a empatia é o carro chefe da convivência e torna qualquer relacionamento mais saudável.”
MAIO LARANJA – O que é?
18 de Maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.
O objetivo da campanha visa informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Esse dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Por que laranja?
A cor está ligada à Gérbera laranja, uma flor muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança – a cor é escolhida com consciência e possui um propósito.
Para o delegado Alesandro Barreto, com o isolamento social como incentivo, muitos jovens passam a ser vítimas de abusos. “No momento de hoje, as pessoas estão mais em casa, mais conectadas. As crianças estão mais expostas e os criminosos estão em uma verdadeira caçada por vítimas”, apontou Barreto.
Fonte: Gov
MAIO CINZA – O que é?
O Maio Cinza é uma campanha que alerta sobre a importância do diagnóstico dos tumores cerebrais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que classificou os tumores cerebrais em 120 categorias diferentes, aproximadamente 98% deles são de natureza benigna, enquanto apenas cerca de 2% são cancerosos.
o objetivo é dar um alerta para a importância do diagnóstico precoce dos tumores cerebrais. Eles são detectados a partir do crescimento desordenado das células normais do cérebro.
Por que Cinza?
O cinza simboliza estabilidade, sucesso e qualidade – na questão do simbolismo das cores – mas, em excesso, pode transmitir morbidez e falta de vigor. Se bem utilizado, oferece equilíbrio e flexibilidade.
É a expressão da neutralidade, mas também símbolo da indecisão e da falta de energia. Mesmo que frequentemente caracterizada como uma cor sem movimento, o cinza é uma cor dotada de compostura, solidez e estabilidade.
Veja 3 maneiras de usar algumas ideias de endomarketing na sua empresa
Como minha empresa pode tornar as ideias de endomarketing em algo prático?
As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas de conscientização. Para conseguir trazer as ideias de endomarketing para a realidade, uma boa maneira é disponibilizar na sua Intranet materiais com orientações a respeito da campanha a ser trabalhada na empresa.
Contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.
Na Intranet MMCafé você consegue armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito da campanha abordada.
Ideias de endomarketing para serem aplicadas
Desenvolver ideias de endomarketing é a melhor maneira para poder gerar o engajamento necessário para a sua empresa e tornar os colaboradores mais motivados e produtivos.
Saiba que é possível levar a conscientização no lugar de trabalho também, e por conta disso, separamos algumas ideias de endomarketing que poderão conectar o colaborador com essas questões.
Decore a sua empresa e a intranet
As campanhas de meses especiais geralmente tem a característica de cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho – e isso faz toda a diferença.
Você pode utilizar bexigas, adesivos, cartazes, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho como locais específicos – o hall de entrada, por exemplo. Além disso, é possível adequar a sua intranet utilizando as cores do mês e inserindo alguns banners sobre o tema.
Palestras e Treinamentos
As palestras ainda são uma das melhores formas de informar os seus colaboradores sobre conscientização, seja para o maio Amarelo, Laranja ou Cinza. Se você tiver profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos podem realizar estas ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para falarem sobre o tema.
Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizando seus colaboradores e mantendo-os seguros neste momento delicado.
Kit para palestras
Por conta da pandemia, muitas empresas estão fechadas, trabalhando apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?!
Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um imã ou broche com o tema a ser trabalhado para a campanha.
LEVE AS PAUTAS POR ONDE ESTIVER
O mês de Maio tem temas importantes e interessantes e é ótimo para realizar a conscientização, prevenção e a luta pelos direitos das crianças e adolescentes do nosso país. Implante uma plataforma de comunicação interna para tornar a comunicação com seus colaboradores cada vez mais eficiente.
Venha se juntar a MMCafé e incorpore a Intranet Corporativa e desfrute de todas as funcionalidades, modulos e serviços e se junte aos mais de 200 cases de sucesso da nossa plataforma!
Fale com nossos especialistas, caso queira conhecer a nossa plataforma premiada por 2 vezes como a melhor Intranet do Brasil. SOLICITE UMA DEMO hoje mesmo e veja mudança acontecer!