• Início
  • Intranet
  • Conheça os 6 graus de maturidade de uma intranet inteligente

Conheça os 6 graus de maturidade de uma intranet inteligente

Conheça os graus de maturidade de uma intranet inovadora e bem desenvolvida!
intranet tecnologia da conex o de rede global dms do sistema gest documento uma comunica incorporada neg cio cios equipe 155457871

Os graus de maturidade de uma intranet são usados para representar a qualidade dessa ferramenta, é dessa forma que as empresas conseguem ter os dados e informações necessárias para se definir o que está funcionando ou fazendo falta na intranet da empresa. 

Graus De Maturidade De Uma Intranet.
graus de maturidade de uma intranet.

Intranet é um tipo de software de comunicação interna, que tem como objetivo servir como um canal único de comunicação, que seja simples, intuitivo e completo. Essa ferramentas acabam sendo a solução mais comum para se resolver uma comunicação interna problemática, uma vez que a intranet afeta todas áreas que medem o que deve existir nesse setor comunicativo.

No entanto, antes de compreender as métricas usadas pelos graus de maturidade de uma intranet, é essencial que se entenda o que é uma intranet e quais são as expectativas em relação a elas.

O que é uma intranet

A melhor definição para esse tipo de software, seria a ideia de uma internet privada que só permite o acesso aos colaboradores da empresa ou indivíduos com a devida autorização. A comparação com a internet não para por aí, uma vez que o protocolo de comunicação utilizado nas intranets é o mesmo encontrado na internet.

33Z 2104.W007.N001.1A.p15.1
Reprodução: Freepik

O objetivo por trás de se obter uma intranet, está diretamente ligado a ideia de possuir um canal de comunicação interna que seja completo, simples e intuitivo, onde os colaboradores irão encontrar com facilidade as informações e dados necessários para cumprir com suas tarefas. Agora que ficou claro o que é uma intranet, pode-se explicar o que são esses graus de maturidade de uma intranet.

LEIA TAMBÉM: O que é comunicação interna? 5 exemplos + Ideias Inovadoras

Graus de maturidade de uma intranet

Como foi dito anteriormente, os graus de maturidade de uma intranet são as métricas utilizadas para se definir o que está funcionando ou em falta na sua intranet.

É a partir deles que se compreende quais são as próximas que devem ser tomadas para aprimorar essa ferramenta. Abaixo, estarão listadas as métricas usadas pelas empresas para se medir os graus de maturidade de uma intranet:

  • Sponsor: também conhecido como patrocinador, sponsor é a garantia dos recursos organizacionais e financiamento e patrocínio executivo necessários que irão garantir a sustentabilidade de uma intranet;
  • Governança: a melhor definição para governança corporativa seria os mecanismo e princípios dentro de uma organização que busca evitar problemas dentro da companhia por meio de um conjunto de regras que otimize os processos;
  • Usuários: é de suma importância que a plataforma busque entregar as necessidades que os usuários da intranet desejem. Realizar pesquisas para entender qual é o comportamento do usuário na plataforma, é essencial para tal;
  • Design: sempre é interessante pensar num design para sua intranet que consiga entregar a melhor experiência de navegação possível para o usuário, levando sempre em consideração sugestões, resultados de pesquisas e etc;
  • Tecnologia: é importante que a intranet implementada na sua empresa tenha em mente as particularidades da mesma, ou seja, buscar uma ferramenta que seja feita sob demanda, no modelo custom-built (Soluções de Embalagem) é o ideal;
  • Treinamento: antes que seja uma exigência utilizar a intranet da empresa, é importante treinar os colaboradores para que eles façam o melhor uso possível dessa ferramenta, e possam portanto otimizar os processos.

Além desses pontos, é importante também ter uma equipe engajada com a intranet corporativa, uma vez que um time motivado vai adotar a ferramenta com mais facilidade.

Conheça 5 formas de otimizar o engajamento no trabalho!

Retorno

Criar um formato para receber feedbacks constantes, com critérios claros, para que assim se possa medir o retorno e o uso da ferramenta. A partir do momento que uma empresa entende essa iniciativa e passa a buscar alguém que seja especialista para auxiliar na passagem para próxima etapa, é nesse instante que a companhia está genuinamente preparada para mudar de estágio.

Graus De Maturidade De Uma Intranet
Reprodução: Freepik

É aí que a MMCafé entra, uma vez que ela possuí produtos e serviços que irão ajudar nestes graus de maturidade de uma intranet bem desenvolvida e intuitiva para a sua gestão.

LEIA TAMBÉM: Os 8 principais benefícios de uma intranet para empresas

Como a MMCafé pode te levar para o próximo nível?

A MMCafé oferece uma base de conhecimento única em todo o mercado, também oferece total suporte durante todo o processo de aprendizagem para o uso dessa ferramenta.

  1. O que é intranet?

    Uma intranet é uma plataforma de comunicação interna que possui a capacidade de unificar todo o sistema de troca de informações na companhia.

  2. Por que investir em uma intranet?

    Porque ela é o melhor caminho para trazer os colaboradores para uma única rede, o que abre espaço para muitas vantagens e benefícios para a gestão.

  3. Quais são os benefícios em se criar uma intranet?

    Maior capacidade de gerenciar e distribuir tarefas aos colaboradores, capacidade de armazenar cursos e materiais de capacitação para a equipe, auxilia na otimização do tempo de trabalho e aumenta o engajamento do time.

  4. Como saber se uma intranet é boa?

    Se ela possuir a capacidade de suprir todas as demandas da gestão da companhia – e for capaz de otimizar os processos na empresa, ela é uma boa intranet.

  5. Qual a melhor intranet disponível no mercado?

    A melhor intranet é aquela que se encaixa perfeitamente para o seu negócio e para o perfil dos seus colaboradores – e a plataforma da MMCafé possui uma intranet com uma centena de funcionalidades e 100% personalizável para atender exatamente as demandas que sua empresa precisa.

Diferente e especial em todas as funcionalidades, a plataforma da MMCafé tem como principal objetivo revolucionar o atendimento ao cliente e entregar um serviço de qualidade que mudará por completo as experiências dentro de sua empresa, guiando-a rumo ao sucesso! Tá esperando o que então? Venha fazer parte da MMCafé e solicite logo uma demonstração sem custos!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.