Skip to main content

5 formas de otimizar o engajamento de equipe com uma base de conhecimento

Entenda como uma base de conhecimento pode influenciar no engajamento de equipe da sua central de atendimento.
5 Formas De Otimizar O Engajamento De Equipe Com Uma Base De Conhecimento

O engajamento de equipe é essencial na política interna de todas as empresas, já que é um dos indicadores mais importantes para medir a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho. 

As pessoas em geral desejam estar mais envolvidas em suas atividades, entusiasmadas com a organização, ter um senso de pertencimento e flexibilidade em relação a horários e localização de trabalho.

Mais do que nunca, o engajamento de equipe é um objetivo estratégico de negócios, já que colaboradores engajados levam à diminuição de rotatividade, níveis mais altos de produtividade e melhor qualidade na execução de suas atividades.

Quer saber mais sobre a importância do engajamento de equipe e como utilizá-lo em prol da sua organização? Então continue no nosso artigo! 

A importância do engajamento de equipe para o sucesso da sua empresa 

Para funcionários engajados, felizes e totalmente comprometidos, o trabalho é mais do que uma atividade remunerada – é a dedicação para com seus empregadores e a função que os torna apaixonados por suas tarefas, o que muitas vezes se reflete em seus resultados.

Com ideias eficazes de engajamento de equipe, os colaboradores não só terão a capacidade de melhorar seu desempenho, mas a empresa também terá resultados como: 

  • Colaboradores com maior dedicação à organização;
  • Aumento na otimização de tarefas e consequentemente, melhorias na produtividade;
  • Melhor retenção de clientes; 
  • Melhor aquisição e retenção de talentos;
  • Menor rotatividade de colaboradores;
  • Ambiente mais seguro de trabalho! 

Deu para perceber como é importante possuir uma política interna para o engajamento de equipe, não é? Veja como você pode implementar essa estratégia na sua companhia com as nossas dicas abaixo.

Conheça 5 estratégias de comunicação para a retenção de funcionários!

5 formas de otimizar o engajamento de equipe na sua central de atendimento

Frequentemente, as empresas perdem as questões centrais relacionadas ao engajamento de equipe porque os executivos presumem que o engajamento está limitado a questões como salário e remunerações. 

O que é um equívoco, já que as melhores práticas de engajamento de equipe são elaboradas considerando um melhor ambiente de trabalho e uma comunicação mais clara e sincera entre os colaboradores e gestores da empresa. Sendo assim, conheça as técnicas essenciais para transformar o engajamento de equipe da sua empresa: 

Proporcione uma comunicação bidirecional

Para promover o engajamento de equipe, o primeiro requisito é manter os colaboradores atualizados e esclarecidos. Se as organizações agirem de forma sigilosa e divulgarem informações apenas com base na “necessidade de saber”, isso provavelmente causará taxas mais baixas de engajamento entre seus funcionários. 

Eles precisam estar mais envolvidos nos objetivos e propósitos da empresa, pois ao sentirem que fazem parte do time e entenderem a importância de uma boa execução do seu trabalho, entregarão sua melhor versão para as atividades.

Incentive a participação na comunidade

Uma organização é essencialmente uma comunidade; cada membro cumpre uma tarefa específica e serve a comunidade como um todo – por isso o trabalho em equipe é tão importante. 

Para estimular esse espírito de comunidade entre seus colaboradores, qualquer atividade de engajamento pode ajudar, desde a organização de um grande evento anual até simplesmente o ato de levar uma equipe para almoçar. 

Reconheça um bom trabalho

Se os colaboradores não receberem reconhecimento por seu trabalho, a maioria não fornecerá seu potencial máximo e poderá procurar outra organização na qual se sinta mais valorizado

Por esse motivo, é sempre aconselhável criar um ambiente rico em reconhecimento, onde o bom trabalho é recompensado – e notado pela gestão da empresa – com vantagens, incentivos. 

Incentive o crescimento pessoal

Cada colaborador que é contratado deve ser promovido e polido para auxiliar no crescimento de longo prazo da organização. Lembre-se que você não está apenas investindo no futuro de sua empresa, mas também criando um senso de lealdade entre seus colaboradores.

Todo funcionário sempre irá valorizar uma empresa que o apoia em sua carreira profissional e agrega valor à sua vida pessoal – por isso o reconhecimento é tão importante e relevante. 

Crie um senso de propósito

Quando um colaborador sente uma conexão emocional com sua marca, ele será capaz de fornecer um investimento pessoal mais alto e contribuir em uma medida muito maior. Por isso, é bom implementar políticas da empresa e criar uma identidade e valores da marca.

Você deve estar se perguntando como implementar essas medidas de engajamento de equipe na sua empresa, não é? A forma mais eficaz e rápida é utilizando uma base de conhecimento personalizável e inteligente, como a da MMCafé! 

Como a base de conhecimento da MMCafé pode te ajudar 

Alcançar metas com o engajamento de equipe é um trabalho extenso e que exige esforço e criatividade. Mas com a base de conhecimento da MMCafé os resultados podem vir mais rapidamente que o esperado. 

Com uma base de conhecimento intuitiva e completa como a da MMCafé você encontra centenas de funcionalidades e módulos voltados para o engajamento de equipe. Veja como alguns deles podem ajudar a sua empresa a alcançar resultados incríveis com engajamento de equipe:

Comentários 

Com a funcionalidade Comentários, os colaboradores podem comentar nas postagens da sua base de conhecimento e marcar colegas de trabalho no mesmo conteúdo!

Além de incentivar a participação dos colaboradores na interação das comunicações, captando suas observações e insights, essa funcionalidade ainda abre portas para o engajamento de equipe e compartilhamento de conteúdo

Feedback de conteúdo 

Com a funcionalidade Feedback de Conteúdo, o colaborador tem a opção de sugerir mudanças, tirar dúvidas sobre o conteúdo ou procedimentos e até mesmo dizer quão útil foi a informação.

Isso além de otimizar a gestão, também faz com que a equipe se mantenha sempre motivada e extremamente engajada e que sua opinião seja valorizada e reconhecida. 

Cursos

Como comentamos acima, os profissionais apreciam uma empresa que agrega valor aos seus conhecimentos e crescimento intelectual. Assim, o módulo de cursos é uma alternativa que traz grande lucratividade para empresa.

Uma vez que está investindo em profissionais mais qualificados e, ao mesmo tempo, aumentando o senso de gratidão dos colaboradores e otimizando o engajamento de equipe

Quiz 

O quiz é uma iniciativa muito didática e proativa de aumentar o engajamento de equipe na sua empresa por dar voz às suas sugestões, elogios e dicas sobre o que pode ser consertado e o que poderia melhorar.

Você pode configurar este módulo  para que os colaboradores testem o seu conhecimento sobre a companhia, normas internas e cultura organizacional, ou também para avaliar a qualidade da satisfação dos colaboradores

Gamificação 

Com o módulo de Gamificação o gestor poderá criar desafios lúdicos para seus colaboradores e dar recompensas virtuais para aumentar a interatividade com a base de conhecimento, o que também colabora para a capacitação e engajamento de equipe. 

Esses são apenas alguns dos módulos e funcionalidades que você pode aplicar da sua base de conhecimento inteligente da MMCafé. Conheça mais sobre a nossa empresa e como podemos te ajudar a atuar com um engajamento de equipe completo e intuitivo! 

Aprenda conosco o que é uma base de conhecimento e como montar a sua em 5 passos! 

Conheça a base de conhecimento da MMCafé! 

A MMCafé é uma organização com mais de 20 anos de mercado, período em que realizamos extensas pesquisas a fim de desenvolver uma base de conhecimento única, intuitiva e segura. E foi exatamente isso que fizemos!

A nossa base de conhecimento é a plataforma com o maior diferencial do mercado, eleita por 2 anos como a melhor intranet do Brasil e com experiência comprovada e cases de sucesso nos mais diferentes segmentos.

Do que se trata o engajamento de equipe?

O engajamento de equipe é sobre tudo o que envolva a disposição e motivação dos colaboradores em torno da missão e tarefas da empresa.

Como estimular o engajamento?

Através de uma boa campanha de endomarketing – feita de maneira inteligente e estratégica – é possível gerar a motivação necessária para a equipe.

O que é o endomarketing?

Endomarketing diz respeito as ações de marketing interno com a finalidade de gerar o estímulo e engajamento da equipe.

Como criar uma boa campanha de endomarketing?

A melhor maneira de executar essa tarefa é através de um sistema de comunicação interna digital – a conhecida intranet.

O que é um serviço de intranet?

Uma intranet é uma plataforma digital que unifica a comunicação de uma companhia e consegue recriar toda a lógica do trabalho para o mundo virtual. A intranet da MMCafé possui funcionalidades e módulos capazes de estimular isso.

Se ficou interessado pelo nosso serviço e busca uma empresa confiável para desenvolver a sua base de conhecimento completa, solicite uma demonstração gratuita e conheça mais sobre o nosso serviço!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.