A Arquitetura da Informação dentro de uma intranet

A Arquitetura da Informação exerce uma função essencial na sua intranet, você sabe qual?
3918929

Para entender a Arquitetura da Informação de uma intranet, primeiro é importante compreender o que é uma intranet.

Uma vez que sem essa base, se torna impossível enxergar a importância da arquitetura da informação que um software desses possui.

O que é uma intranet?

A melhor definição para esse tipo de software de comunicação interna é a ideia de comparar o funcionamento deste com a maneira que a internet funciona, já que além do protocolo de comunicação utilizado em ambas as tecnologias ser o mesmo, o funcionamento é extremamente semelhante.

4575
Reprodução: Freepik

Imagine que você tem uma internet de uso exclusivo seu e de seus colaboradores, pessoas de fora só podem acessá-la com devida autorização. Nessa rede privada, as informações mais importantes para a tomada de decisões, criação de projetos e finalização de tarefas estão disponíveis de maneira fácil e sem burocracias. 

Leia também: Entenda o que é Intranet e as suas vantagens!

O resultado dessa internet de uso exclusivo da empresa, é que os processos são otimizados, a comunicação é aprimorada e o desempenho elevado para outro patamar, isso tudo que foi descrito, é exatamente o que uma intranet bem implementada e construída faz na sua empresa.

Os componentes da arquitetura da informação 

Após essa definição do que é intranet, o restante do artigo irá mergulhar nos componentes que fazem parte da construção da arquitetura da informação dentro de uma intranet, e como cada um deles é essencial para o funcionamento desse software.

Sistema de organização

Esse sistema da Arquitetura da Informação é o responsável por organizar todas as informações que estão disponíveis na intranet. 

Levando em consideração as características particulares da interface, as informações então são ordenadas e classificadas, pensando já nos setores primordiais com sistemas de taxonomia (nomenclaturas, vocabulário controlado e termos adequados) com consistência vocal.

Pexels Designecologist 1999463
A Arquitetura da Informação dentro de uma intranet

É por esse motivo, que é realizado um teste que busca identificar se o usuário é capaz de se guiar pelas diversas categorias pela taxonomia, criando então um perfil mental desse indivíduo em questão.

Sistema de Navegação 

Nesse sistema, é onde ocorre a distribuição de conteúdos e funcionalidades dentro dos fluxos da interface, possibilitando a criação de um sistema de localização, que auxilie o usuário a não se perder enquanto está navegando pelo site.

Para tornar a navegação e efetuação das atividades em algo satisfatório, é interessante criar links por meio de hipertexto, para que o usuário enxergue de forma clara e fácil os caminhos necessários para chegar no seu destino, otimizando todo o processo.

Sistema de Rotulação 

Nesse sistema que se define como os conteúdos vão ser representados no software. Os signos são utilizados para sinalizar os conteúdos, criando dessa forma uma comunicação efetiva entre os conteúdos e os usuário.

É apenas através dessa representatividade de signos em relação ao conteúdo, que se torna possível a compreensão do usuário com que está sendo passado diante de seus olhos em relação a proposta da intranet.

Sistema de Busca 

São respostas dadas às dúvidas dos usuários, quando o assunto possuí conteúdos com quantidades avassaladoras, é muito importante que exista um sistema de busca, para que agilize a pesquisa quando o usuário tiver algum questionamento meio a navegação. 

Arquitetura Da Informação
A Arquitetura da Informação dentro de uma intranet

O sistema de busca é o responsável por responder as dúvidas dos usuários, por exemplo, quando estamos falando de conteúdos em grande quantidade, é de suma importância que exista um sistema desses, para que quando o usuário tenha alguma uma dúvida meio a navegação, ele possa buscar as respostas necessárias para as dúvidas de forma rápida e eficaz. 

Leia também: Como a Arquitetura da Informação atua para o sucesso do seu Atendimento!

Como a base de conhecimento da MMCafé pode te auxiliar com a arquitetura da informações?

A MMCafé oferecer uma base de conhecimento, também te dará terá total suporte durante todo o processo de aprendizagem para o uso dessa ferramenta.

O software de comunicação interna da MMCafé foi eleito o melhor do Brasil por dois anos consecutivos, a companhia também tem cases de sucesso para representar isso, um exemplo, é o do grupo Globo, que faz uso do software de comunicação interna da MMCafé!

Única em todas as funcionalidades, a plataforma da MMCafé deseja revolucionar o atendimento ao cliente da sua empresa e entregar um serviço que transforme por completo o funcionamento de sua empresa, possibilitando que a estrada para o sucesso seja pavimentada!

Tá esperando o que então? Venha fazer parte da equipe MMCafé e solicite uma demonstração sem custos!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.