O Movimento Abril Verde nasceu com o propósito de conscientizar os colaboradores da empresa com informações qualificadas capazes de promover mais segurança e reduzir o número de acidentes no local de trabalho.
A campanha também é sobre saúde: O objetivo do Endomarketing para o Abril Verde é incentivar o debate entre a gestão e os funcionários sobre como tornar o exercício da profissão muito mais leve, tanto físico quanto mentalmente.
Neste artigo você entenderá mais sobre o Abril Verde, quais seus benefícios e como implementá-lo na sua empresa de maneira prática e funcional.
O que é e como surgiu o Abril Verde
Durante o mês de abril, diferentes órgãos públicos e instituições aderem à campanha Abril Verde, que promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde dos trabalhadores brasileiro.
O mês de Abril foi o escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.
A campanha é fruto do esforço em criar uma rotina de trabalho mais saudável, reduzir os acidentes, conscientizar toda a empresa sobre o tema e pensar em formas de como implementar as medidas necessárias para deixar o ambiente profissional o mais seguro possível.
Como surgiu
O mês da campanha nasceu de um acidente ocorrido em abril numa mina da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A explosão causou a morte de mais de 70 trabalhadores.
Por muitos anos a segurança no trabalho não era discutida, e infelizmente em serviços de maior periculosidade o assunto não era motivo de debate. Após o acidente da Virgínia, questões sobre a proteção dos colaboradores passaram a ser mais discutidas no espaço público.
Em 2005, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi instituído no Brasil. Após a promulgação da lei, o Abril Verde passou a ser promovido em instituições e empresas.
A situação dos acidentes de trabalho hoje em dia
Segundo uma matéria da Revista Proteção, publicada em seu portal, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, comentou sobre a situação inaceitável de 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho, sobre 860 mil pessoas que sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo.
Ainda segundo a revista, ele estimou que os custos globais podem chegar a 2,8 trilhões de dólares anualmente. Aqui no Brasil, o ranking de cidades com maiores números de acidente estão:
1º lugar: São Paulo (254.208);
2º lugar: Minas Gerais (77.252);
3º lugar: Rio Grande do Sul (59.627);
4º lugar: Paraná (52.132);
5º lugar: Rio de Janeiro (51.036).
A soma dos acidentes da região Sul é responsável por 158.113 acidentes, que se aproxima de 22% do total nacional. As faixas etárias que têm entre 20 e 34 anos são as mais atingidas, e a relação entre gêneros mostra que a incidência é maior entre homens (494.746) do que entre mulheres (223.152).
Já no ranking geral o Brasil ocupa o 4º lugar de acidentes fatais de trabalho, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), onde são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.
Os benefícios do Abril Verde
Instituir Endomarketing para o Abril Verde em uma empresa não é apenas uma formalidade ou sobre seguir uma moda. A campanha traz resultados práticos para todos da equipe.
Alguns dos benefícios de se implementar Endomarketing para o Abril Verde são:
- Redução de acidentes no trabalho: o debate interno entre colaboradores e a gestão sobre o tema é capaz de gerar ideias efetivas para promover uma maior segurança no exercício da profissão;
- Maior percepção de segurança: Dedicar um mês inteiro com o tema da campanha, criar palestras e distribuir informações relevantes sobre como tornar o ambiente de trabalho mais seguro gera nos colaboradores uma maior sensação de proteção e segurança;
- Melhora no engajamento da equipe: Um bom funcionário precisa estar constantemente motivado na sua empresa para exercer seu trabalho com excelência. Criar ações efetivas na companhia voltadas para os colaboradores os fazem se sentirem importantes e valorizados, o que só aumenta o engajamento deles dentro do time;
- Melhora na comunicação interna: Incentivar o debate entre a alta liderança e os colaboradores dentro da empresa ajuda no desenvolvimento de uma melhor comunicação interna, o que torna o contato entre a equipe muito mais saudável e aberto. A Intranet Corporativa da MMCafé é especialista em comunicação interna e garante a otimização do tempo com uma plataforma extremamente completa e 100% personalizável;
Além dos benefícios gerais, há também vantagens particulares na implementação da campanha, como a conscientização do próprio funcionário sobre sua forma de exercer sua profissão no ambiente de trabalho e cuidados que deve tomar, o que só contribui para a segurança e proteção dentro da empresa.
Conheça essas 10 ideias de ações de engajamento no trabalho e como aplicar cada uma delas!
7 ações efetivas de endomarketing para o Abril Verde na sua empresa
Incentivar o debate entre a equipe sobre um tema tão importante não apenas é necessário como extremamente benéfico para o progresso da empresa como um todo.
Existem diversas formas de se instituir Endomarketing para o Abril Verde e gerar uma discussão sobre o tema. Algumas das melhores ideias para isso são:
Palestras e Workshops
As palestras ainda são uma das melhores formas de informar os seus colaboradores sobre Endomarketing para o Abril Verde e a segurança e prevenção à acidentes de trabalho.
Se você tiver profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos podem realizar estas ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para falarem sobre o tema. Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizando seus colaboradores e mantendo-os seguros neste momento delicado.
Trazer técnicos e especialistas na área de segurança é uma excelente maneira de capacitar os colaboradores e a gestão na hora de implementar medidas de proteção no ambiente de trabalho.
Além de trazer informação com a qualidade de quem é profissional no assunto, toda a equipe se torna mais consciente sobre sua segurança individual, o que consequentemente contribui para a proteção do time como um todo.
Decoração com tema
Decorar a empresa com a cor verde, utilizar laços e adesivos com o tema da campanha não tem um efeito apenas visual: transformar o debate em algo físico ajuda a manter a discussão viva e consequentemente a conscientização ganha maior destaque.
Deixar a empresa com a cara do Abril Verde reforça ainda mais a ideia da campanha, o que contribui para a promoção e reafirmação do tema.
Campanhas de comunicação interna
Endomarketing para o Abril Verde também é sobre comunicação. Apenas através de um diálogo saudável e dinâmico entre colaboradores e a gestão é que a empresa terá o que precisa para tornar o tema da campanha efetivo.
As campanhas de meses especiais geralmente tem a característica de cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho.
Você pode utilizar bexigas, adesivos, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho e locais específicos, como o hall de entrada. Além disso, é possível adequar a sua intranet utilizando as cores do mês e inserindo alguns banners sobre o tema.
Para isso, a Intranet Campeã da MMCafé conta com diversas ferramentas inteligentes capazes de aprimorar a comunicação interna entre a equipe, transmitir informações de maneira direta, enviar mensagens, notificar funcionários e repassar avisos importantes de forma simples e completa!
Entenda o que é uma intranet e para que ela serve clicando aqui!
Kit para palestras
Por conta da pandemia, muitas empresas estão fechadas, trabalhando apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?!
Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um imã ou broche com o tema Endomarketing para o Abril Verde.
Realize a SIPAT
O mês de Abril é um ótimo mês para promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e esta é uma maneira bem interessante de sua empresa participar da campanha Abril Verde.
Durante a SIPAT existem alguns temas que são obrigatórios de se trabalhar, porém, você pode aproveitar a semana e realizar também ações relacionadas à prevenção de acidentes, alimentação, ergonomia ou à saúde mental.
Utilize a Gamificação
A Gamificação é uma das melhores formas de transmitir informações, garantindo o aprendizado através dela. Ela pode ser utilizada tanto dentro como fora da sua intranet, portanto, você pode realizar ações com dinâmicas para os colaboradores e é uma excelente ideia utilizá-la para o Endomarketing para o Abril Verde.
Um exemplo: peça aos colaboradores para identificarem quais são os erros mais comuns dentro da empresa que vão contra as regras da SIPAT. Aqueles que estiverem bem informados poderão ser recompensados com medalhas virtuais ou diferentes brindes, caso a sua empresa opte por eles.
Teste os conhecimentos com QUIZ
Formular algumas perguntas relacionadas à segurança e saúde do trabalhador, seguidas de respostas que podem ser preenchidas através de um QUIZ, é uma maneira interativa e eficaz de compreender quão atualizados os seus colaboradores estão.
Identifique os gaps a serem corrigidos antes de algum possível dano ou prejuízo relacionados à acidentes na sua empresa.
O mês de Abril tem uma temática muito importante e interessante e é ótimo para realizar a reciclagem de treinamentos, além de implantar novas medidas voltadas à segurança dos colaboradores.
Torne a comunicação com seus colaboradores cada vez mais eficiente com diversas iniciativas sugeridas pela equipe MMCafé. Fale com nossos especialistas, caso queira conhecer a nossa plataforma premiada por 2 vezes como a melhor Intranet do Brasil.
A Intranet Corporativa MMCafé: sua empresa customizada para Abril Verde
Através da plataforma de comunicação 100% customizável da MMCafé, você terá acesso a uma série de funcionalidades, módulos e serviços criados exclusivamente com o propósito de trazer praticidade e otimização do tempo da sua empresa!
Além dos benefícios da plataforma da MMCafé, você poderá personalizá-la da forma como quiser! Alterar a cor, fixar banners, enviar mensagens e criar avisos são algumas das diversas formas de trazer o Abril Verde para sua empresa com o menor custo possível!
Com a Intranet da MMCafé, você terá todas as ferramentas que precisa para aprimorar a comunicação interna na sua empresa, tornar a transmissão de informações a mais direta possível e, dessa forma, aumentar a produtividade de todo o seu time!
Busca Poderosa
Com a ferramenta de pesquisa inteligente e completa da MMCafé, os usuários da plataforma encontrarão exatamente documentos, vídeos, lives e artigos que procuram.
A funcionalidade é uma excelente forma de conectar a demanda do usuário ao conteúdo procurado. Para isso, a Busca Poderosa conta com um algoritmo rico, capaz de ligar o ponto A (pesquisa) ao ponto B (resultados) da forma mais rápida e assertiva possível.
Estas são algumas das microfuncionalidades incluídas na Busca Poderosa que a tornam tão prática e eficiente:
Busca Indexada
O algoritmo rico da Busca Poderosa possui uma microfuncionalidade chamada “Busca Indexada”. Através dela, a ferramenta é capaz de encontrar qualquer palavra ou termos procurados em quaisquer arquivos word, excel ou PDF, por exemplo, pois eles são organizados e indexados pelo sistema.
Ou seja: a Busca Indexada é capaz de encontrar a informação até mesmo dentro de PDFs e outros documentos de texto!
Sistema de pesos
Outra microfuncionalidade dentro da Busca Poderosa é o seu sistema de pesos, que ranqueia documentos, links e artigos de acordo com a sua relevância para o perfil de usuário que estiver realizando a pesquisa, o que torna os resultados mais rápidos e eficientes.
Versionamento
Através do versionamento, você não só é capaz de verificar facilmente a versão atual da plataforma como garante que qualquer alteração feita nela será salva automaticamente, o que contribui para que preserve registros e informações, que podem ser acessados posteriormente a qualquer momento.
Além disso, o versionamento da MMCafé possui um controle automático de versão, o que permite aos usuários com permissão que rastreiem alterações feitas na plataforma, comparem versões e até as restaurem – se necessário!
Gamificação
O módulo de gamificação transforma o ambiente de trabalho em um local de competição saudável e dinâmico.
Através da gamificação, seus colaboradores serão constantemente desafiados a cumprirem desafios e funções com direito a premiações exclusivas e personalizáveis.
Ter acesso a emblemas especiais, pontuações no ranking e muitas outras recompensas estimulam o engajamento do funcionário, o que o torna mais disposto no alinhamento da empresa e aumenta a sua produtividade.
Aprenda como fazer gamificação nas empresas com uma plataforma de comunicação interna!
Solicite uma demonstração gratuita da Intranet Campeã da MMCafé!
Evolua a comunicação interna da sua empresa com a Intranet Corporativa da MMCafé e descubra na prática o poder que ela tem de transformar completamente o ambiente de trabalho para sempre!
Incorpore a Intranet da MMCafé e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso que usam a nossa plataforma e mudaram suas empresas para sempre!
Não perca mais tempo e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita da nossa Intranet Corporativa mais premiada do Brasil!