Skip to main content

O que é intranet e para que serve?

Entenda o que é intranet, para que serve e como ela pode ser o que você precisa para otimizar a prestação de serviço da sua empresa!
Banner_O_Que_Intranet
09/01/2024

Você sabe o que é intranet e por quê ela tem extrema importância nos dias de hoje? Apesar de na década de 90 a intranet ter uma função completamente diferente do que temos atualmente no mercado, ela sempre foi fundamental para a organização, gestão e análises da empresa.

Que É Intranet
O Que É Intranet E Para Que Serve?

Esse sistema conta com ferramentas essenciais para otimizar o trabalho dos gestores e aumentar o desempenho dos colaboradores, em uma plataforma intuitiva, funcional e que pode ser personalizada para atender melhor às necessidades da sua empresa! 

Empresas que optaram por implantar uma Intranet eficiente experimentaram resultados extraordinários em um tempo relativamente curto de uso. Entenda o que é intranet com a MMCafé e como ela pode te ajudar a alavancar os negócios

O que é intranet?

De forma simplificada, a intranet pode ser descrita como uma rede de computadores, análoga à internet convencional, mas com uma distinção crucial: a intranet não possui alcance global.

Em essência, a intranet representa uma rede de âmbito local, muitas vezes utilizando os servidores internos da empresa para conceder acesso aos seus funcionários e colaboradores a diversas funcionalidades e módulos presentes na plataforma. Além disso, existe a possibilidade de acesso remoto, permitindo que os recursos sejam utilizados a partir de qualquer local ou dispositivo com conectividade.

Compreender o conceito de intranet nos leva a reconhecer que sua importância transcende a mera proteção de dados corporativos. Ela desempenha um papel fundamental na otimização da comunicação interna, facilitando a troca de informações entre os membros da equipe. Além disso, a intranet contribui significativamente para o aprimoramento da gestão de funcionários, tornando o processo mais simples e intuitivo.

Dessa forma, ao implementar e utilizar uma intranet de forma eficaz, as empresas não apenas fortalecem a segurança de suas informações sensíveis, mas também estabelecem uma base sólida para a colaboração interna eficiente e para uma administração de recursos humanos mais eficaz.

Como começou a intranet

Muitos podem se perguntar o que é intranet, mas poucos se interessam em descobrir como esse sistema começou. Bom, podemos te garantir que foi há bastante tempo! Na década de 90, junto com a ascensão da internet, a primeira versão da Intranet que conhecemos começou a ser desenvolvida.

O Que É Intranet E Para Que Serve?
O Que É Intranet E Para Que Serve?

A intranet foi a precursora para revolucionar a comunicação interna das empresas. Assim como serviu para proteção de informações corporativas. 

Para que serve uma Intranet? 

Para entender o que é intranet, você deve compreender que o principal objetivo desse sistema é ter uma rede corporativa onde a comunicação entre os colaboradores e a equipe seja simples, rápida e assertiva

A intranet pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão de projetos, permitindo que os membros da equipe trabalhem juntos em tempo real, mesmo que estejam em locais diferentes. Pode ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência da empresa.

Em uma plataforma como a MMCafé, que hoje oferece centenas de funcionalidades que otimizam o desempenho dos funcionários, algumas funções e módulos merecem destaque:

Funções e módulos de uma intranet

Ainda falando sobre a MMCafé, as funções e módulos de uma intranet podem ser personalizadas de acordo com a necessidade e interesse da empresa. Veja alguns atributos que a Intranet da MMCafé oferece para a sua plataforma abaixo: 

  • Gamificação;
  • Planilhas Interativas;
  • Grupos Dinâmicos;
  • Fluxo de Atendimento;
  • Chat;
  • Cursos; 
  • Entre outros.

Todos esses atributos facilitam a sua gestão e garantem funcionários atualizados e bem treinados à distância de um clique. Alias, não se esqueça e descubra O que é comunicação interna? 5 exemplos + Ideias Inovadoras

As vantagens de ter e entender o que é Intranet com a MMCafé

Agora que você já sabe o que é intranet, vamos falar um pouco das vantagens de se ter uma intranet como a da MMCafé. De acordo com a pesquisa do Gartner, quase três quartos (74%) dos CFOs esperam fazer a transição permanente de funcionários que antes eram presenciais para trabalho remoto. Essa mudança é impulsionada em grande parte pelo desejo de cortar custos imobiliários. 

O Que É Intranet E Para Que Serve?
O Que É Intranet E Para Que Serve?

Nós da MMCafé disponibilizamos a possibilidade de acesso à rede Intranet totalmente remota. Assim, o colaborador pode acessar a plataforma da sua própria casa, facilitando o Home Office e cortando os custos imobiliários da empresa. 

Uma Intranet intuitiva e completa como a que oferecemos na MMCafé pode ser tudo o que a sua empresa precisa para potencializar seus negócios e facilitar a sua gestão. Veja abaixo alguns canais que garantem o sucesso do seu negócio e que a MMCafé disponibiliza: 

Canais de comunicação interna

A comunicação interna é muito importante para uma boa gestão na sua empresa! É com ela que você conseguirá manter seus funcionários envolvidos e focados em suas funções e prioridades de trabalho.

  • Tenha alertas, comunicados e mensagens personalizadas;
  • Garanta a leitura dos comunicados com Notificações e relatórios para auditoria;
  • Distribua funções e metas entre os colaboradores diariamente;
  • Tenha sua própria Rede Social Corporativa e aumente o engajamento e comunicação entre seus colaboradores!

É com estes canais de comunicação interna que você criará a cultura da sua empresa. Com uma boa CI, a empresa fortalece como seus colaboradores interpretam sua imagem, o que representa e o porquê de sua missão ser importante.

Engajamento de equipe

Funcionários satisfeitos e bem treinados são o que garantem o sucesso da sua companhia, e o engajamento de equipe é a maneira mais eficaz de conquistar esses números. 

  • Tenha um feedback completo do seu colaborador;
  • Crie Quiz para ter uma interação dinâmica com seu colaborador;
  • Crie pesquisas de desempenho de colaboradores e dê aos seus funcionários oportunidades de opinar

Engajamento de equipe é um fator primordial que muitas vezes pode ser deixado de lado pelas empresas. Já que profissionais engajados aumentam a produtividade e colaboram com a missão da empresa

Gestão da informação 

Com tantas possibilidades nos dias de hoje para captar informações de clientes, concorrentes e parceiros, pode acabar ficando difícil de gerir tantos dados. Com a intranet, você pode facilmente resolver esse problema. 

  • Tenha fácil acesso aos Números de Visualizações de suas páginas e faça o controle de participação de seus colaboradores;
  • Gerencie as permissões de acesso de acordo com a função do seu colaborador com a Gestão de Usuário;
  • Gere Dashboards personalizados para visualizar relatórios e dados de acessos e ações dos seus colaboradores dentro da plataforma;
  • Entre outras funcionalidades de Gestão da Informação que você pode ver clicando aqui.

Os atuais meios de comunicação entre os colaboradores e gestores podem ser úteis, mas tem como ficar melhor com a Intranet da MMCafé – e muito mais produtivo e eficiente!

Cta_3__Ficou_Interessado_Entao_Veja_Tambem
O Que É Intranet E Para Que Serve? | Mmcafé

Ficou interessado? Então veja também: Como criar uma intranet para empresa: o que você precisa saber

Entendeu o que é intranet? Agora venha elaborar a sua com a MMCafé! 

Agora que você já sabe o que é a Intranet e todos os benefícios que ela traz para a sua organização, venha ter a sua Intranet com a MMCafé, eleita por dois anos a melhor Intranet do Brasil!

Com uma extensa lista de cases de sucesso, a MMCafé provou ter uma plataforma inovadora e eficiente que otimiza seus serviços e destaca sua empresa. Solicite uma demonstração e veja seu negócio decolar conosco!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.