O mês de junho é marcado pelo Junho Vermelho, um movimento criado para envolver governo e conscientizar a população sobre a importância da doação, aumentar os bancos de sangue e assim conseguir doadores regulares. Mas, além do “junho vermelho”, você sabia que em junho também somos convidados a nos conscientizar melhor sobre a anemia e a leucemia? Essa campanha é o Junho Laranja.
Manter os seus colaboradores sempre engajados com campanhas de endomarketing vai muito além do que uma mera formalidade – ela é capaz de conscientizar, trazer luz a problemas contundentes e ajudar a tornar o ambiente de trabalho muito mais inclusivo e respeitoso.
Conheça agora as principais informações sobre as campanhas junho vermelho e junho laranja, seguidas de sugestões de 5 ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja. Confira como a sua empresa pode aderir às campanhas de conscientização.
SOBRE O JUNHO VERMELHO
Dentro da campanha do Junho Vermelho, no dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam na importante missão de salvar vidas todos os dias.
Você sabia que, segundo dados do Ministério da Saúde atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue? A porcentagem é considerada extremamente baixa. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é que pelo menos 3% da população seja doadora de sangue.
Todos estamos sujeitos a precisar de uma transfusão de sangue em algum (ou mais de um) momento. E, quando isso acontece, a única saída é contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum elemento que substitua o sangue humano.
No artigo sobre Doação de sangue | Guia definitivo reunimos os pontos mais importantes para apoiar a sua empresa a se tornar embaixadora desta iniciativa e incentivar seus colaboradores. Ao final do artigo listamos ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja.
SOBRE O JUNHO LARANJA
A campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização a respeito de cuidados com a saúde do sangue. Ela destaca o combate à anemia e à leucemia e relaciona fatores importantes, como o incentivo à doação de sangue e de medula óssea.
Portanto, a campanha do Junho Laranja visa trazer ao debate público um tema que, em suma, salva a vida de milhares de brasileiros todos os dias. Abaixo, reunimos os pontos mais importantes para apoiar a sua empresa a se tornar embaixadora desta iniciativa de conscientização.
E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ANEMIA E LEUCEMIA?
A anemia é definida pela diminuição da concentração dos glóbulos vermelhos no sangue e indica que algo não está em pleno funcionamento em nosso corpo. Os sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. Para o diagnóstico da anemia é indicada uma avaliação clínica, além de exames de sangue.
Já a leucemia é um dos tumores malignos mais incidentes na população mundial. A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, que se multiplicam em número acima do normal. O diagnóstico é feito a partir de um hemograma, que mostrará a contagem das células do sangue.
SINTOMAS DA LEUCEMIA
As leucemias crônicas costumam ser assintomáticas, mas os pacientes podem apresentar aumento do fígado e do baço, aumento dos linfonodos (as chamadas “ínguas”) e, às vezes, emagrecimento repentino ou cansaço constante.
Já as leucemias agudas são mais agressivas e os pacientes podem desenvolver diversos sintomas ao longo da doença, tais como febre, cansaço, palidez, falta de ar, emagrecimento e suores noturnos. Portanto, é importante ficar sempre atento quando esses sintomas aparecerem e procurar um médico o mais rápido possível.
COMO PODEMOS EVITAR A LEUCEMIA
Infelizmente, as leucemias não são doenças evitáveis, pois até hoje não foram identificados fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças. Sua aparição é sempre uma surpresa para os seus portadores e estar atento quanto aos sintomas o mais cedo possível é a melhor maneira de lidar com a doença.
Entretanto, ter uma vida saudável e um corpo saudável permitem que o tratamento da leucemia seja iniciado, ao passo que pacientes com muitas doenças associadas costumam ter mais dificuldade em receber tal tratamento.
QUAIS OS TRATAMENTOS REALIZADOS PARA COMBATER A DOENÇA
Atualmente, a quimioterapia ainda é bastante utilizada, mas, pouco a pouco, novas maneiras de tratamento têm sido utilizadas ao longo dos últimos anos ou auxiliada por outras classes de remédios, tais com anticorpos monoclonais, imunomoduladores, terapia-alvo genética e imunoterapia.
Em alguns casos, faz-se necessário o transplante alogênico de medula óssea para aumentar as chances de cura. A doação de medula óssea é muito importante, pois esse tratamento é essencial e, muitas vezes, único para muitos pacientes.
Para se cadastrar como doador de medula óssea, basta ter mais de 18 anos e menos de 60, estar em boa saúde e procurar o hemocentro de sua cidade. Para consultar os Hemocentros do Estado de São Paulo clique aqui.
COMO MINHA EMPRESA PODE ADERIR AO MOVIMENTO?
Disponibilize na sua Intranet materiais com orientações a respeito da importância da doação de sangue e os cuidados com a saúde do sangue ou mesmo contrate palestrantes para que discorram a respeito do assunto, com abordagens que incentivem as boas práticas de prevenção. Tais palestras poderão ocorrer de maneira presencial ou mesmo online.
Na Intranet MMCafé você conseguirá armazenar materiais em diferentes formatos. Disponibilize PDFs, imagens, vídeos, áudios, arquivos e documentos para melhor orientar os colaboradores a respeito das campanhas de saúde.
5 AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA O JUNHO VERMELHO E/OU JUNHO LARANJA
As empresas têm um papel social muito importante no incentivo às campanhas, tanto na doação de sangue com o junho vermelho e na conscientização com o junho laranja. Conscientizar os colaboradores é uma ação que irá aumentar os cuidados com a prevenção, além de fazer com que os funcionários se sintam percebidos e valorizados.
A seguir, listamos algumas ações de endomarketing para o junho vermelho e junho laranja e garantir que a sua empresa, através dessas ideias, desenvolva o que é necessário para criar uma boa campanha de engajamento e que seja capaz de unificar sua equipe em prol dessa missão tão importante. São elas:
Veja também: O que é o endomarketing e como ela pode ser útil para a sua empresa
Decore a sua empresa e a intranet
As campanhas de meses especiais geralmente possui a característica de se identificar através das cores, o que facilita na hora de decorar a sua intranet e o ambiente de trabalho. As cores são uma importante ferramenta para identificação direta com a campanha do junho vermelho e amarelo e contribui para reforçar a ideia na mente dos colaboradores.
Você pode utilizar bexigas, adesivos, cartazes, entre outros e decorar tanto os ambientes de trabalho como locais específicos – o hall de entrada, por exemplo. Além disso, é possível adequar a sua intranet ao utilizar as cores do mês e inserir alguns banners sobre o tema.
Palestras e Treinamentos
Outra importante forma de se promover o Junho Vermelho e Laranja na sua empresa é através das apalestras. Elas ainda são uma das melhores maneira de informar os seus colaboradores e trazer à luz sobre o tema da conscientização, seja para o junho vermelho ou para o junho laranja.
Se você contar com profissionais capacitados na sua empresa, eles mesmos poderão realizar tais ações, mas é interessante também convidar outros especialistas para contribuírem com o tema.
Vale lembrar que, mesmo com a pandemia, é possível realizar esse bate papo de maneira virtual, conscientizar seus colaboradores e mantê-los seguros neste momento delicado.
Kit para palestras
Por conta da pandemia, muitas empresas foram fechadas e se adequaram a funcionar apenas no formato home office. Por essa razão, você já pensou em enviar um Kit para seus colaboradores assistirem palestras online?!
Uma boa maneira de se promover a campanha do Junho Vermelho e Laranja é por meio dos planfetos informativos. Você pode enviar um panfleto informativo sobre o assunto, lápis, caneta, caderno ou bloco de anotações, além de um ímã ou broche com o tema a ser trabalhado.
Balões surpresa
Se a sua empresa já recebe seus colaboradores, você pode decorar os espaços com bexigas vermelhas ou laranja, o que ajuda a reforçar as cores do Junho Vermelho e Laranja e gerar a identificação do colaborador ao mesmo tempo.
Para isso, insira dentro de cada uma delas frases de incentivo a doação de sangue ou de cuidados da saúde, para que os colaboradores sintam o ambiente decorado e também possam participar de uma dinâmica ao estourarem as bexiga contempladas com as frases e, por que não, alguns brindes?!
Café da manhã temático
A última (mas não menos importante) é criar um café da manhã com o tema das campanhas do junho vermelho e amarelo. Não há nada mais prazeroso do que tomar um bom café da manhã, ainda mais na presença de colegas e amigos.
Portanto, providenciar um momento de união com um café da manhã todo decorado com as cores do mês de junho e frases com orientação para os colaboradores em relação à importância da doação de sangue e dos cuidados da saúde do sangue é essencial e garantirá o engajamento necessário para conscientizar todos os colaboradores do seu time.
Descubra: +3 formas de usar o endomarketing na sua empresa
A MMCafé e o seu papel na criação de um bom endomarketing
Quando o assunto é doação de sangue, ninguém está livre de precisar de uma transfusão. E, quando isso acontece, a única saída é contar com a solidariedade humana, pois não há nenhum substituto para o sangue. Cuide também da saúde do seu sangue e promova em sua organização a conscientização do Junho Vermelho e Laranja.
Com a intranet campeã da MMCafé, você terá as ferramentas necessárias para implantar uma plataforma de comunicação interna e tornar a comunicação com seus colaboradores ainda mais eficiente.
Para isso, a plataforma de comunicação interna da MMCafé conta com mais de 100 funcionalidades, módulos exclusivos, serviços de atendimento e tudo isso em uma intranet 100% personalizável, para atender exatamente a demanda que a sua empresa precisa. Algumas dessas ferramentas são:
- Fluxo de Atendimento: automatize todo o processo de atendimento interno dos seus colaboradores com um sistema que conecta a sua demanda com o setor da empresa capaz de resolvê-lo;
- Mural: transmita informações relevantes e novidades de maneira direta e simples para todos os colaboradores com publicações em texto, imagens, vídeos e etc;
- Chat: encaminhe, comunique e troque mensagens com toda a sua equipe, tanto individualmente quanto em um único grupo. Pelo aplicativo do Chat, é possível se comunicar com os colaboradores até mesmo fora do ambiente de trabalho;
- Dashboard: tenha todas as informações de uso da sua plataforma organizados e prontos para auxiliar a gestão da sua empresa, como número de páginas visitadas, quem visitou determinada página ou mensagem, quais os usuários online, etc;
- Versionamento: registre e acompanhe o desenvolvimento da sua plataforma com uma ferramenta que marca cada versão do sistema de maneira gradual e intuitiva. Também é possível ver as alterações de todas as versões anteriores, ver quem alterou, o que alterou e retornar para qualquer versão a qualquer momento.
Através de uma boa ferramenta, é possível criar uma grande obra. A MMCafé existe para cumprir com essa missão – fornecer os meios necessários para que a sua empresa seja capaz de unificar a comunicação interna, otimizar o tempo e indicadores de performance e aumentar ainda mais a produtividade de toda a sua equipe e empresa.
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A MMCafé está presente no mercado de plataformas de comunicação interna há mais de 20 anos e o seu objetivo desde a sua fundação até os dias de hoje continua o mesmo: tornar a sua vida muito mais simples.
Para cumprir com a nossa missão, pensamos em cada detalhe na hora de construir as nossas ferramentas e em como elas podem (e vão) estar sempre presentes no dia a dia da gestão da sua empresa e na vida dos seus colaboradores.
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