Skip to main content

3 dicas de atendimento ao cliente para destacar a sua empresa

Confira essas dicas de atendimento ao cliente que irão elevar o nível do seu serviço.
Banner Dicas De Atendimento Ao Cliente Para Levar Seu Servico A Outro Nivel
31/05/2023

As dicas de atendimento ao cliente irão te auxiliar no aumento de vendas e no retorno dos compradores. Isso porque gerar uma interação positiva entre cliente-empresa é uma das coisas mais importantes ao gerir um negócio.

Mas quais são as possibilidade que permitem com que você possa se conectar e se comunicar da maneira mais eficaz possível com seus clientes enquanto tenta converter uma venda para a empresa?

Existem maneiras simples que qualquer pessoa pode aplicar ao serviço de atendimento ao cliente e que o ajudarão a aprimorá-lo, seja pessoalmente, por telefone ou por chat. Veja as nossas dicas de atendimento ao cliente, o que define esse serviço e como o otimizar para destacar a sua empresa! 

O que é o atendimento ao cliente?

Antes de mais nada, é bom definirmos algo primordial: O que é o atendimento ao cliente? De maneira simples, o atendimento ao cliente é a qualidade do suporte que você oferece a todos os clientes que se conectam a um representante de sua marca. 

Isso inclui tudo, desde a personalidade, educação e disponibilidade do representante até as questões mais modernas, como manter o mínimo de tempo de espera ou de operação. 

Conhecer essas dicas de atendimento ao cliente é o que deixará seu serviço em excelente forma, o que aumentará a satisfação com sua marca e criará clientes fiéis – um atendimento não tão agradável ao cliente poderá prejudicar seus negócios ao frustrar os consumidores. 

Confira também: Como otimizar o atendimento ao cliente da sua empresa

Como surgiu o atendimento ao cliente?

Para entender as nossas dicas de atendimento ao cliente, primeiro você deve conhecer a história do atendimento ao cliente. Em 1894, a central telefônica foi inventada. Isso foi uma grande ajuda para as empresas que se conectam com os clientes através do telefone. Então, na década de 1920, os discadores giratórios foram implementados, ajudando as empresas a atuarem como operadoras, conectando os números discados à linha telefônica adequada. 

Essas inovações não foram apenas mais eficientes, mas ajudaram as empresas a oferecer serviços de maior qualidade a seus clientes. A central de atendimento entra em cena com os call centers, que foram criados na década de 1960. Agora, as empresas podem receber mais ligações e, ao mesmo tempo, oferecer um melhor atendimento ao cliente.

Nos call centers em geral, os funcionários respondiam e resolviam os problemas dos clientes para que os outros funcionários pudessem se concentrar em tarefas diferentes e distintas entre si.

Veja mais: Dicas de atendimento ao cliente para destacar a sua empresa

Dicas de atendimento ao cliente

Se conectar com os conceitos básicos e entender sobre a evolução do atendimento ao cliente é fundamental – e totalmente indispensável para prestar um ótimo atendimento.

Agora que você já sabe sobre ambos os conceitos – e porque eles são importantes – pode ficar com as nossas dicas de atendimento ao cliente que garantem um serviço mais completo e personalizado: 

Descubra: 3 ferramentas para melhorar a comunicação na empresa

Certifique-se de usar as ferramentas certas

Entre as dicas de atendimento ao cliente, esta é usar as ferramentas de suporte certas! Essas ferramentas facilitam o conhecimento do cliente e fácil acesso às suas necessidades. 

Um bom exemplo é o sistema de base de conhecimento da MMCafé, onde a funcionalidade Busca Indexada permite que os atendentes de Call Center encontrem informações em toda a plataforma em segundos. 

Inclusive, podendo encontrar informações dentro de documentos e planilhas, o que possibilita um serviço mais completo e informações mais ricas sobre o cliente e suas necessidades. 

Sempre use uma linguagem positiva

Linguagem positiva é uma ótima maneira de evitar conflitos acidentais decorrentes de falta de comunicação. Embora a mudança seja sutil, os efeitos são drásticos.

Nestas dicas de atendimento ao cliente, usemos esse exemplo: Digamos que um de seus produtos esteja com pedidos em espera por um mês e você precise transmitir essa informação a um cliente imediatamente. Considere as seguintes respostas:

  • Linguagem negativa: “Não posso comprar esse produto até o mês que vem. Ele está em espera e indisponível no momento.”
  • Linguagem positiva: “Esse produto estará disponível no próximo mês. Posso fazer o pedido para você agora e garantir que ele seja enviado a você assim que chegar ao nosso depósito!”

A melhor maneira de garantir essa atitude dos seus colaboradores é simplesmente os ensinando sobre essa abordagem. Na Intranet Call Center da MMCafé, a funcionalidade de Central de Informações te permite publicar conteúdos e acompanhar quem os viu. 

Assim, os seus colaboradores aprendem uma informação simples, mas que muda completamente a qualidade do atendimento de uma maneira descontraída e eficaz. 

Mantenha os padrões altos e os tempos de resposta baixos

Quando um suporte é bem feito, os tempos de resposta são baixos e a qualidade do serviço é alta. Um dos fatores que auxiliam nestes resultados é um sistema de base de conhecimento bem estruturado e inteligente. 

Com a Base de Conhecimento da MMCafé, conseguimos a redução de TMA (9%), TMO (12%) e TMT (18%) nos atendimentos, uma melhoria significativa – e que fará toda a diferença – nas KPIs. 

Como uma base de conhecimento pode te ajudar

Como citamos acima, uma base de conhecimento como a da MMCafé pode trazer benefícios fundamentais para melhorar o seu atendimento ao cliente, a capacitação dos seus colaboradores e facilitar o tempo de espera do seu serviço. 

A fim de otimizar o trabalho da sua equipe com foco nos resultados, a MMCafé conta com mais de 100 funcionalidades que vão te guiar para um atendimento mais completo com menos trabalho! 

Cta 2 8 Dicas Para Criar Uma Base De Conhecimento
Dicas De Atendimento Ao Cliente

Conheça os benefícios de um sistema de base de conhecimento, como a melhoria de KPIs, uma central de informações personalizada que facilita a sua comunicação com os colaboradores e muitas outras funcionalidades! 

Como criar minha base de conhecimento com a MMCafé?

Sabemos como o atendimento ao cliente é fundamental para uma empresa. E, apesar de não ser uma tarefa fácil manter a equipe motivada e entregando resultados satisfatórios, ter sua própria base de conhecimento facilita e muito a produtividade de sua central de atendimento

Cta 3 Veja Agora Mesmo Como Criar Uma Base De Conhecimento Completa Para A Sua Central De Atendimento
Dicas De Atendimento Ao Cliente

Por isso que nós da MMCafé vamos te acompanhar em todo o processo de criação da sua base de conhecimento! Sendo eleita duas vezes como a melhor intranet do Brasil, a equipe MMCafé tem uma plataforma inteligente e única, em que todas as funcionalidades vem com o objetivo de revolucionar o atendimento ao cliente da sua empresa e entregar um serviço de qualidade inquestionável! 

O que é o atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é sobre todo o processo de recebimento de dúvidas, demandas, reclamações e questionamentos dos clientes para a central de atendimento de uma companhia.

Do que se trata uma central de atendimento?

A central de atendimento está relacionada ao setor de uma companhia responsável por organizar e distribuir chamados para colaboradores responsáveis em atender determinado demanda.

Por que seguir as dicas de atendimento ao cliente?

Porque elas são a melhor maneira de garantir a organização e profissionalismo em lidar com os chamados que uma empresa precisa.

Qual a melhor maneira de aplicar as dicas de atendimento ao cliente?

Através de uma plataforma de comunicação interna capaz de tornar o processo automatizado e com a previsibilidade que uma central de atendimento precisa – a chamada intranet.

Do que se trata o sistema de intranet?

Uma intranet é um sistema de comunicação que unifica a troca de mensagens e informações entre a gestão e os colaboradores – além de auxiliar a alta liderança na administração da equipe. A intranet da MMCafé possui centenas de ferramentas criadas para otimizar todos os processos de comunicação de uma empresa.

Se interessou e quer otimizar seus serviços e todos os indicadores de performance da sua companhia? Então venha fazer parte da equipe MMCafé e solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.