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Gamificação em vendas | O modo perfeito de triplicar seus lucros!

Existem várias formas de maximizar o potencial de uma empresa ao máximo. Uma delas é através da gamificação em vendas
PCMA
maio 3, 2022

No universo digital que vivemos hoje em dia, a gamificação em vendas já é uma realidade bastante conhecida pelas grandes companhias espalhadas pelo mundo.

Toda empresa séria e comprometida com a sua evolução está sempre na busca por melhores ferramentas e métodos inteligentes para aumentar a produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais leve e funcional. E era com esse objetivo que foi criada a gamificação.

Gamificação Em Vendas. Reprodução: Ux Collective
Gamificação em vendas. Reprodução: UX Collective

Como o próprio nome sugere, se trata, literalmente, de transformar o trabalho dos colaboradores em um videogame, com níveis e recompensas. Curioso para saber mais sobre o que é a gamificação em vendas e como ela pode ajudar a alavancar os lucros da sua empresa? Veja mais agora!

O que é a gamificação?

A gamificação é o ato de inserir a estrutura de funcionamento de um jogo para determinada área ou sistema

Em outras palavras, o objetivo da gamificação é copiar a lógica de um jogo, como sua estrutura de níveis, etapas, conquistas, premiações e status para qualquer outro ambiente fora do universo dos games.

Quando se fala em gamificação em vendas, a ideia é transformar o ambiente de trabalho em uma competição leve e divertida, da mesma forma que existe em um videogame, por exemplo.

Veja também: Um guia completo sobre gamificação

A estrutura de um jogo aplicado em uma gamificação

Existem inúmeros jogos, de variados tipos, gêneros, objetivos e estruturações. Há jogos de tabuleiro, os puramente mentais e outros digitais, que se dividem entre jogos offline ou online.

Ux Collective 1
Reprodução: UX Collective.

Porém, quando se trata da gamificação em vendas no contexto de trabalho, a lógica é copiar a estrutura de jogos mais modernos, com sistemas mais complexos e inteligentes e transportá-los para uma empresa.

Objetivo

Geralmente o foco principal de um jogo é disputar com o adversário a conquista de um determinado objetivo. Ou seja, a ideia é que haja um vencedor em detrimento dos outros participantes.

Porém, uma boa aplicação de gamificação, que estimule a competição saudável e produtiva deixa de lado a parte em que os outros colaboradores não são premiados, como também não deixa público as posições dos colaboradores no ranking de pontuação.

Em uma boa gamificação em vendas, o foco é criar uma estratégia de ação similar a estrutura de um jogo para atrair cada vez mais clientes, ao mesmo tempo em que uma cultura leve e divertida é incentivada dentro da empresa.

Níveis e premiações

Assim como em um jogo moderno, a lógica de níveis e premiações também é aplicada na gamificação em vendas. 

Ou seja, para cada meta batida, o colaborador sobe de nível, da mesma forma quando um estudante evolui do fundamental para o ensino médio em uma escola, por exemplo.

Dessa forma, seu status dentro da empresa é computado e sua posição no ranking é exibida para todos, mas com os nomes dos colaboradores em privado.

Esse ranqueamento de nível é bastante simples e funciona muito bem no universo dos jogos, e por isso é extremamente explorado e utilizado na gamificação em vendas de diversas empresas ao redor do mundo.

Benefícios da gamificação em vendas

Como citamos acima, a gamificação é uma ideia moderna e bastante utilizada por empresas que querem transformar o ambiente de trabalho em um local dinâmico e produtivo.

Amt Lab
Reprodução: AMT Lab.

E a aplicação da gamificação em vendas não traz apenas uma mudança cosmética e futurista para a uma companhia: ela cria uma cultura de criatividade e explora novas possibilidades.

Listamos alguns dos diversos benefícios que a gamificação em vendas pode trazer para a sua empresa. Alguns deles são:

  • Desenvolve habilidades subjetivas dos colaboradores ao instigá-los a solucionar problemas e encontrar caminhos de maneira livre e criativa;
  • Melhora na motivação dos funcionários por incentivá-los a cumprir as tarefas com o objetivo de elevar de nível e subir na pontuação do game;
  • Otimização do sistema da empresa ao se integralizar com uma plataforma de comunicação interna digital (necessária para a aplicação efetiva da gamificação);
  • Redução na rotatividade da equipe ao engajar os colaboradores em um sistema que faz parte da vida dos funcionários dos tempos de hoje;
  • Melhora na comunicação interna ao incentivar os funcionários a cooperarem juntos para obtenção das premiações mediante esforço conjunto.

A gamificação em vendas é uma das maneiras mais inteligentes de se integrar os colaboradores, engajá-los em um objetivo em comum e aumentar a produtividade e energia no ambiente de trabalho.

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  • Criação de níveis com méritos progressivos: quanto maior o nível do colaborador, maior é o seu reconhecimento e prestígio dentro da empresa;
  • Distribuição de emblemas exclusivos de acordo com cada nível e cumprimento de tarefas e objetivos pré-estabelecidos;
  • Estabelecimento de pontuação acumulativa, onde um colaborador pode ver sua colocação (de maneira individual, ou seja, sem a exposição pública dos demais) no quadro geral das empresas: O ranqueamento gera um espírito de competição e de superação propícios para aumentar o engajamento no trabalho;

Essas são algumas das diversas vantagens que o sistema de gamificação da MMCafé pode trazer para a sua empresa se modernizar e criar um ambiente de trabalho muito mais dinâmico e funcional!

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