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Gamificação em vendas: 5 benefícios para triplicar seus lucros!

Existem várias formas de maximizar o potencial de uma empresa ao máximo. Uma delas é através da gamificação em vendas
Pcma

No universo digital que vivemos hoje em dia, a gamificação em vendas já é uma realidade bastante conhecida pelas grandes companhias espalhadas pelo mundo.

Toda empresa séria e comprometida com a sua evolução está sempre na busca por melhores ferramentas e métodos inteligentes para aumentar a produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais leve e funcional. E era com esse objetivo que foi criada a gamificação.

Gamificação Em Vendas. Reprodução: Ux Collective
Gamificação em vendas. Reprodução: UX Collective

Como o próprio nome sugere, se trata, literalmente, de transformar o trabalho dos colaboradores em um videogame, com níveis e recompensas. Curioso para saber mais sobre o que é a gamificação em vendas e como ela pode ajudar a alavancar os lucros da sua empresa? Veja mais agora!

O que é a gamificação?

A gamificação é o ato de inserir a estrutura de funcionamento de um jogo para determinada área ou sistema. Em outras palavras, o objetivo da gamificação é copiar a lógica de um jogo, como sua estrutura de níveis, etapas, conquistas, premiações e status para qualquer outro ambiente fora do universo dos games.

Quando se fala em gamificação em vendas, a ideia é transformar o ambiente de trabalho em uma competição leve e divertida, da mesma forma que existe em um videogame, por exemplo.

Veja também: Um guia completo sobre gamificação

A estrutura de um jogo aplicado em uma gamificação

Existem inúmeros jogos, de variados tipos, gêneros, objetivos e estruturações. Há jogos de tabuleiro, os puramente mentais e outros digitais, que se dividem entre jogos offline ou online.

Ux Collective 1
Reprodução: UX Collective.

Porém, quando se trata da gamificação em vendas no contexto de trabalho, a lógica é copiar a estrutura de jogos mais modernos, com sistemas mais complexos e inteligentes e transportá-los para uma empresa.

Objetivo

Geralmente o foco principal de um jogo é disputar com o adversário a conquista de um determinado objetivo. Ou seja, a ideia é que haja um vencedor em detrimento dos outros participantes.

Porém, uma boa aplicação de gamificação, que estimule a competição saudável e produtiva deixa de lado a parte em que os outros colaboradores não são premiados, como também não deixa público as posições dos colaboradores no ranking de pontuação.

Em uma boa gamificação em vendas, o foco é criar uma estratégia de ação similar a estrutura de um jogo para atrair cada vez mais clientes, ao mesmo tempo em que uma cultura leve e divertida é incentivada dentro da empresa.

Níveis e premiações

Assim como em um jogo moderno, a lógica de níveis e premiações também é aplicada na gamificação em vendas. Ou seja, para cada meta batida, o colaborador sobe de nível, da mesma forma quando um estudante evolui do fundamental para o ensino médio em uma escola, por exemplo.

Dessa forma, seu status dentro da empresa é computado e sua posição no ranking é exibida para todos, mas com os nomes dos colaboradores em privado. Esse ranqueamento de nível é bastante simples e funciona muito bem no universo dos jogos, e por isso é extremamente explorado e utilizado na gamificação em vendas de diversas empresas ao redor do mundo.

Benefícios da gamificação em vendas

Como citamos acima, a gamificação é uma ideia moderna e bastante utilizada por empresas de todo o mundo que querem – e precisam – transformar o ambiente de trabalho em um local dinâmico e produtivo.

Amt Lab
Reprodução: AMT Lab.

E a aplicação da gamificação em vendas não traz apenas uma mudança cosmética e futurista para a uma companhia: ela cria uma cultura de criatividade e explora novas possibilidades. Listamos alguns dos diversos benefícios que a gamificação em vendas pode trazer para a sua empresa. Alguns deles são:

  • Desenvolve habilidades subjetivas dos colaboradores ao instigá-los a solucionar problemas e encontrar caminhos de maneira livre e criativa;
  • Melhora na motivação dos funcionários por incentivá-los a cumprir as tarefas com o objetivo de elevar de nível e subir na pontuação do game;
  • Otimização do sistema da empresa ao se integralizar com uma plataforma de comunicação interna digital (necessária para a aplicação efetiva da gamificação);
  • Redução na rotatividade da equipe ao engajar os colaboradores em um sistema que faz parte da vida dos funcionários dos tempos de hoje;
  • Melhora na comunicação interna ao incentivar os funcionários a cooperarem juntos para obtenção das premiações mediante esforço conjunto.

A gamificação em vendas é uma das maneiras mais inteligentes de se integrar os colaboradores, engajá-los em um objetivo em comum e aumentar a produtividade e energia no ambiente de trabalho.

Aprenda a como aplicar a gamificação em vendas na sua empresa

O sistema moderno de gamificação da MMCafé

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Através do módulo de gamificação da MMCafé, totalmente personalizável e dinâmico, você terá acesso a uma série de opções para implementar a gamificação na intranet na sua empresa! Algumas dessas opções são:

  • Criação de níveis com méritos progressivos: quanto maior o nível do colaborador, maior é o seu reconhecimento e prestígio dentro da empresa;
  • Distribuição de emblemas exclusivos de acordo com cada nível e cumprimento de tarefas e objetivos pré-estabelecidos;
  • Estabelecimento de pontuação acumulativa, onde um colaborador pode ver sua colocação (de maneira individual, ou seja, sem a exposição pública dos demais) no quadro geral das empresas: O ranqueamento gera um espírito de competição e de superação propícios para aumentar o engajamento no trabalho;

Essas são algumas das diversas vantagens que o sistema de gamificação da MMCafé pode trazer para a sua empresa se modernizar e criar um ambiente de trabalho muito mais dinâmico e funcional!

Veja mais 5 motivos de porquê você deve aplicar a gamificação na sua empresa

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O que é gamificação?

A gamificação é o ato de transformar um processo ao aplicar a ele a mesma lógica e estrutura presente nos jogos – sobretudo os jogados entre várias pessoas simultaneamente.

Por que existe a gamificação?

A gamificação existe para tornar um processo ainda mais eficiente e assertivo – e a ideia é, justamente, importar os mesmos mecanismos de incentivos dos games, mas adequado ao ambiente de trabalho.

Quais as vantagens da gamificação?

Maior otimização do tempo de trabalho, maior capacitação dos colaboradores (ao ser necessário aprender mais sobre a empresa para cumprir missões), maior engajamento e satisfação da equipe.

Quais são as vantagens em aplicar a gamificação em vendas?

A gamificação em vendas estimula a competição saudável da equipe para cumprir e bater metas de vendas – e a estrutura de recompensas e pontuação no ranking, típicas da gamificação, é uma estimulante para esse objetivo.

Qual a melhor maneira de aplicar a gamificação?

O melhor caminho para isso é utilizar uma plataforma de comunicação interna, capaz de sintetizar várias ferramentas que auxiliam na troca de informações e administração dos colaboradores pela gestão – e a Plataforma Corporativa da MMCafé tem em seu sistema todas as essas ferramentas.

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