As festas juninas percorrem o mês de junho, boa parte do mês de julho e são realizadas no Brasil inteiro. Cada região tem suas peculiaridades e tradições diferentes que, por mais que sejam diferentes uma das outras, se unem em um grande propósito – o de agregar a sociedade em torno da celebração da cultura local. Por isso, um bom endomarketing para festa junina é a oportunidade de unificar uma equipe.
Já virou cultura em muitas empresas realizar um arraiá entre os colaboradores, com o objetivo de integrar, reconhecer e melhorar o relacionamento entre todos. Essa época festiva tem por sua natureza reunir pessoas para confraternizar, experimentar alimentos típicos e aproveitar o momento em conjunto.
No artigo que preparamos para você, iremos expor um pouco mais sobre como realizar um endomarketing para festa junina que seja capaz de reunir todos os colaboradores em uma campanha leve, divertida, que estimule o trabalho em equipe e a produtividade de todo o time. Confira!
As melhores ideias de endomarketing para festa junina
Passada a época de pandemia na qual ficamos longos períodos afastados e sem poder realizar festividades presenciais, organizar uma boa estratégia que reúna todos os funcionários torna-se um desafio, especialmente quando falamos do maior número de colaboradores em modelo home office.
Mesmo com grande parte do grupo trabalhando a distância, as ações de endomarketing para festas junina irão te ajudar não deixar passar em branco esse momento com a sua equipe. As melhores ideias para você implementar na sua intranet são:
Desafio: receitas juninas
A empresa pode propor uma brincadeira com seus colaboradores, sugerindo o “Desafio de receitas juninas”. Cada funcionário poderá preparar algum prato e postar na rede da intranet. Os colaboradores em modelo presencial, podem se reunir e preparar um prato em empresas que possuem espaço para essa atividade.
Essa é uma maneira muito simples – mas extremamente prática e assertiva – de unificar os colaboradores em um evento e é um bom exemplo de endomarketing para festa junina. Para facilitar, trouxemos 30 receitas juninas de preparo simples, indicadas pelo site Guia da Culinária.
Confira receitas deliciosas para festas juninas!
Intranet tematizada
Durante o mês de junho, atualize a sua intranet com templates ou banners relacionados ao tema “Festa Junina”. Neste cenário, vale utilizar ilustrações de roupas remendadas, chapéus, milho verde, bandeirinhas e muito mais!
Apesar de ser um endomarketing para festa junina bastante fácil de se fazer, é funcional e ajuda a reforçar a ideia da campanha. Disponibilizamos alguns banners para que você possa baixar e atualizar a sua Intranet, dá uma olhada! Veja alguns modelos de banner aqui.
Veja também: 5 estratégias de endomarketing para engajar a equipe
Correio elegante
Estimular a interação com dinâmicas que aproximam os colaboradores é muito bom. Ações assim criam um elo que beneficia muito os relacionamentos interpessoais, o que automaticamente melhora o clima e produtividade entre as equipes. Fazer uma brincadeira de “Correio Elegante” é bem interessante. Você pode estimular as pessoas a trocarem mensagens de gratidão entre elas, mensagens descontraídas ou mesmo felicitações juninas.
Sugerimos duas formas e dois canais para colocar em prática esta brincadeira. A primeira sugestão é via e-mail, com o passo-a-passo abaixo. Defina uma chave de e-mail temporária. Exemplo: “correioelegante@mmcafe.com.br”. Defina um assunto de e-mail, ele será a chave para identificar estas mensagens em meio a tantas outras na caixa de emails dos usuários. Exemplo: “Chegou correio um elegante para você!”
O remetente encaminha a mensagem para o endereço definido Exemplo: João da MMCafé encaminha a mensagem que ele enviaria para a Maria, da MMCafé, disparando esta mensagem para correioelegante@mmcafe.com.br, sem se identificar.
Neste formato que estamos sugerindo a ação, é possível colocá-la em prática com mensagens anônimas, o que exige centralizar estes e-mails em um único responsável que acesse a caixa de mensagens do email e distribua aos destinatários as mensagens.
Conferência tematizada
Entre uma reunião e outra, temas relevantes sempre são discutidos. E você já pensou em promover um momento de encontro virtual segmentado por áreas ou perfis de colaboradores, voltado para que os participantes possam falar de assuntos diversos?
Você pode separar um dia para que todos utilizem acessórios juninos, por exemplo. A ideia parece bem diferente, mas pode ser divertida para tornar mais leves estes dias de isolamento social. Portanto, mais um bom exemplo de endomarketing para festa junina.
Pescaria virtual
Separe alguns brindes (prendas) para premiar os colaboradores durante uma gincana e prepare perguntas no módulo QUIZ, com questões sobre a empresa ou sobre projetos relacionados.
Os colaboradores que forem acertando as perguntas, ou melhor, os colaboradores que “pescarem” as respostas certas que estarão misturadas com outras alternativas, ganham pontos e, no final, a empresa poderá premiar aqueles que atingirem as maiores pontuações, enviando as prendas para as suas residências.
Lembranças temáticas
Distribua lembranças temáticas aos colaboradores ao se aproximarem as festividades juninas, como chapéus de palha, miniaturas de bandeirinhas, chaveiros de milho, doces personalizados entre outros itens criativos.
Isso ajuda a manter a memória da festa e reforça a valorização e a conexão com a cultura, além de demonstrar a valorização que a empresa em relação ao seu quadro de funcionários, deixando-os mais motivados e satisfeitos.
Venha ser MMCafé!
A MMCafé é uma plataforma de comunicação interna capaz de unificar todas as boas ideias de endomarketing para festa junina em um só sistema – simples, rápido, acessível e completo – além de ser totalmente personalizável, para atender exatamente as demandas que sua empresa precisa.
Com mais de 20 anos no mercado e eleita por 2 anos consecutivos com a melhor plataforma de intranet do Brasil, a MMCafé possui as ferramentas que sua gestão precisa para otimizar o tempo de trabalho, elevar os indicadores de performance, automatizar o atendimento interno e alavancar a produtividade de todos os seus colaboradores.
Venha fazer parte da MMCafé e se una aos mais de 200 cases de sucesso que aderiram a nossa plataforma de comunicação interna e descubra – na prática – o potencial revolucionário que a MMCafé pode fazer pela sua empresa. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!
Perguntas frequentes
Pronto para aplicar estas dicas de ações de endomarketing para festa junina? Esperamos que o conteúdo acima tenha te ajudado. Deixamos também as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema. Confira: