Skip to main content

Intranet Online na nuvem em 2022: Como funciona? 

Boa parte dos dados e informações digitais estão localizadas na nuvem, e com uma Intranet online não é diferente.
Intranet Online Na Nuvem Como Funciona
31/05/2023

O principal papel de uma Intranet online é fornecer uma plataforma de comunicação interna para instituições ou empresas que queiram estabelecer uma rede de contato mais prática, completa e segura com a sua equipe.

Para isso, existem várias ferramentas e funcionalidades disponíveis hoje em dia capazes de incrementar e tornar a Intranet online a mais eficiente possível. Uma dessas ferramentas é o serviço de armazenamento em nuvem.

Neste artigo, vamos expor o que é um serviço de armazenamento em nuvem, quais são seus benefícios para uma Intranet online e como ter uma plataforma de comunicação interna que funcione com esse sistema.

O que é um serviço de armazenamento em nuvem?

Boa parte das empresas modernas operam com uma quantidade de dados e informações tão grande que simplesmente não conseguem armazenar seus arquivos mais relevantes em sua Intranet online com o poder computacional que eles possuem. 

Há também o caso de empresas que optam por contratar serviços de outras companhias que permitem uma maior capacidade para armazenar dados e arquivos importantes, justamente por ser mais atraente para o caixa da empresa.

É com esse objetivo que nasceu o armazenamento em nuvem. Também conhecido como Cloud, o serviço tem como base guardar e proteger os dados e arquivos digitais de instituições, empresas ou até mesmo para uma pessoa armazenar fotos e vídeos pessoais.

Isso é possível porque as companhias que fornecem o armazenamento em nuvem possuem diversos HDs com uma capacidade significativa de agregar informações digitais. Dessa forma, uma Intranet online, por exemplo, teria a possibilidade de armazenar seus dados de maneira simples e segura.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Ter empresas especializadas e voltadas com o único objetivo de armazenarem dados digitais e informações preciosas para empresas é uma opção bastante interessante para garantir que documentos relevantes sejam guardados e protegidas da melhor forma possível.

Existem diversos serviços de armazenamento em nuvem, com características, métodos, sistemas e particularidades distintas. Porém, de modo geral, as vantagens e os benefícios de um sistema de Cloud se dividem, na prática, em duas funções.

Descubra também: Como melhorar ainda mais a gestão da informação da sua empresa

Garantia dos dados e mais espaço nos HDs da empresa

As companhias que optam por utilizar os serviços de armazenamento em nuvem conseguem garantir a preservação das informações e a liberação de espaço dos HDs internos, o que é essencial principalmente para manter uma Intranet online de maneira funcional e produtiva.

Deste modo, a empresa possui uma maior capacidade de utilizar o espaço liberado nos HD’s para outros objetivos, o que é essencial para expandir as possibilidades de uso e armazenamento da sua própria Intranet online, por exemplo.

Proteção contra perdas de dados

O sistema de armazenamento em nuvem é bastante relevante para a segurança das informações, uma vez que as empresas que fornecem esse serviço também fornecem a proteção e garantia dos dados. 

Dessa forma, a empresa contratante mantém seus dados resguardados contra perdas ou qualquer outro incidente que eventualmente poderia acontecer. Parte de um funcionamento eficiente de uma Intranet online de uma empresa passa por garantir que suas informações estarão protegidas da melhor forma possível.

Aprenda possíveis erros na sua gestão da informação e veja como consertá-los

O sistema de armazenamento de nuvem da MMCafé

Com a MMCafé, sua empresa terá o que precisa para aprimorar a comunicação interna de toda a sua equipe, com uma plataforma de Intranet online completa, simples e completamente personalizável!

A plataforma da MMCafé faz toda a hospedagem dos dados e informações da sua Intranet Corporativa para garantir a proteção e segurança completa das informações relevantes da sua empresa!

Garantia contra desastres e armazenamento seguro

A MMCafé executa, a cada 6 meses, testes de recuperação para garantir que todos os dados e informações permanecerão resguardados e protegidos contra qualquer tipo de incidente.

Além disso, a arquitetura do sistema de hospedagem utilizado pela MMCafé garante a disponibilidade e resiliência das informações digitais da Intranet online por ter uma nuvem descentralizada, ou seja, distribuída em mais de uma região. 

Deste modo, caso haja algum problema em uma região onde os dados estão armazenados, os arquivos ainda sim estarão protegidos, pois as suas informações também são mantidas fora da área do incidente.

Proteção contra hackeamento

A Intranet online da MMCafé garante também a segurança contra ataques hackers ou qualquer tipo de tentativa de invasão contra as informações digitais da sua empresa.

Isso acontece porque o sistema de hospedagem da MMCafé usa os serviços da nuvem do Google, que já mantém um sistema inteligente e extremamente complexo capaz de prevenir invasões contra sobrecarregamento e outros tipos de tentativas de ataques.

O serviço de hospedagem do Google também garante a segurança ao não permitir que a sua infraestrutura seja compartilhada e mantida em sigilo, o que inviabiliza qualquer tipo de invasão contra a arquitetura do sistema.

Análise de vulnerabilidade

A MMCafé busca não só fornecer o que há de melhor no serviço de armazenamento em nuvem para a Intranet online da sua empresa, como também garante que nenhuma vulnerabilidade atinja seus dados.

Por isso, a MMCafé fará constantes análises para verificar e conter possíveis vulnerabilidades, fazer todas as correções necessárias para proteger os dados e informações relevantes da sua empresa e manter os ajustes sem custo adicional.

Dessa forma, a Intranet Corporativa da sua empresa tem a segurança de manter os dados armazenados e protegidos contra qualquer tipo de incidente ou erro dentro do sistema de nuvem.

Não perca tempo e solicite hoje mesmo os serviços da MMCafé!

A plataforma de comunicação interna da MMCafé é campeã no mercado e já foi eleita por 2 anos consecutivos como a melhor Intranet do Brasil. Isso porque nascemos com o objetivo de tornar a sua empresa muito mais produtiva e simples!

A nossa Intranet online possui o que a sua empresa precisa para tornar a transmissão de informações dentro da sua empresa muito mais diretas, ágeis e organizadas, tudo isso com uma plataforma 100% customizável, do jeito que você quiser!

O que é uma intranet?

Uma intranet é um serviço que unifica a comunicação interna de uma companhia entre os gestores e colaboradores.

Por que investir em uma intranet?

Porque ela é a melhor maneira de otimizar os processos internos e encaminhar mensagens e informações aos colaboradores de maneira assertiva.

Quais são os benefícios de uma intranet online?

Otimização do tempo de trabalho dos colaboradores, maior engajamento e produtividade, assertividade e acessibilidade na troca de informações, entre outros.

Como saber se uma intranet online é boa?

Se ela for capaz de suprir todas as demandas e necessidades da gestão da sua companhia e otimizar todos os indicadores da sua equipe.

Qual a melhor intranet online?

A melhor intranet online é aquela que melhor se encaixar para a sua companhia – e a Intranet da MMCafé possui uma centena de funcionalidades para auxiliar a gestão da sua empresa nessa missão.

Não perca mais tempo e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita dos nossos serviços e transforme a comunicação interna da sua empresa da melhor forma possível!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.