Skip to main content

3 exemplos de intranet: Qual delas é a melhor?

Ter um sistema de comunicação interna é essencial para otimizar o tempo e maximizar os lucros. Veja agora alguns exemplos de intranet
Exemplos De Intranet
31/05/2023

Ter uma Intranet Corporativa é um dos exemplos de intranet que toda empresa precisa para melhorar a comunicação interna entre a gestão e os funcionários de uma empresa.

Boa parte do sucesso de uma companhia está no desenvolvimento de uma intranet capaz de transmitir informações entre a equipe de maneira eficaz e da forma mais acessível possível.

Abaixo, listamos 3 exemplos de intranet mais utilizadas hoje em dia por empresas em todo mundo, juntamente com os seus benefícios e qual delas é a ideal para a sua empresa

Para que serve a intranet? 

A intranet, como o próprio nome sugere, é uma forma de comunicação entre computadores, da mesma forma como funciona com a internet, porém, feita de maneira restrita a um grupo específico (como uma empresa ou universidade) e com o acesso privado

Ou seja, é um sistema que permite a comunicação entre as pessoas de um determinado grupo, instituição ou empresa em uma única rede para centralizar a informação e garantir a privacidade.

Como surgiu a intranet

A intranet foi o princípio da internet. Ela era o sistema que os computadores militares dos EUA usavam para encaminhar mensagens e informações com maior segurança. Um dos exemplos de intranet mais antigos do mundo foi justamente esse.

Porém, com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, os computadores se tornaram mais potentes e baratos, o que permitiu que muitas pessoas pudessem comprar um computador dentro de suas casas. 

Com isso, surgiu a necessidade de se criar uma rede mundial que conecta computadores em todo o mundo. Em 1991, o protocolo da internet (o famoso “www”) surgiu.

A diferença entre a internet e a intranet

Diferente da internet que é pública, ou seja, todo mundo pode ter acesso aos sites e ver o que as pessoas postam e comentam, o foco da intranet é ser uma “internet privada”, com acesso restrito a poucas pessoas.

Um dos exemplos de intranet usados hoje em dia é a TV Corporativa, um canal exclusivo aos funcionários que transmite informações essenciais sobre a empresa para seus colaboradores.

Dessa forma, além de concentrar todos os dados e conteúdos em um só lugar, a intranet também ajuda a compreensão da equipe sobre os projetos da empresa e ainda ajuda a manter o sigilo dos documentos.

A importância da intranet na comunicação interna da sua empresa 

O ideal de toda empresa é conseguir comunicar as informações necessárias aos seus colaboradores, enviar as tarefas e mantê-los atualizados quanto ao alinhamento e novos objetivos da empresa.

Parte do processo de aprimorar o funcionamento interno da empresa passa por ela criar uma plataforma de comunicação interna que seja fácil de usar e bastante acessível para todos da equipe.

Para isso, a criação de uma intranet inteligente é essencial, principalmente no universo digital que vivemos hoje em dia. Um dos exemplos de intranet ideal para isso é a Intranet Corporativa que veremos mais sobre em breve.

Produtividade 

A Intranet Corporativa é um dos exemplos de intranet mais eficientes para o aumento da produtividade. Através dela, a gestão terá disponível uma plataforma digital capaz de enviar mensagens de maneira pública ou privada aos seus funcionários, disponibilizar avisos, notícias, entre entre outros.

Dessa forma, o tempo gasto com a comunicação interna é otimizado, o que permite um melhor funcionamento da companhia, o que aumenta a produtividade dos funcionários e dessa forma ajuda a maximizar os lucros da empresa.

A intranet Corporativa é, de fato, um dos exemplos de intranet que mais permitem o aumento da produtividade dos seus funcionários. Outra importante plataforma de comunicação digital é a Rede Social Corporativa.

Engajamento 

A Rede social corporativa é um dos melhores exemplos de intranet que temos hoje em dia, porque ela se parece muito com uma rede social. Assim, a gestão tornará o processo de transmissão de conhecimento ainda mais familiar aos seus funcionários, que já estão acostumados com o sistema de uma rede social.

Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais à vontade e consequentemente se tornarão mais engajados, uma vez que a plataforma de comunicação onde eles trabalham funciona semelhante a uma rede social que ele gosta e usa todo dia.

Treinamento 

Um dos melhores exemplos de intranet para promover o treinamento e capacitação dos colaboradores  é pela Intranet Corporativa – e ela faz toda a diferença na comunicação interna de uma equipe.

Através dela, o usuário terá disponível uma série de documentos, vídeos e cursos profissionalizantes, o que o tornará ainda mais capacitado a exercer sua função e consequentemente aumentar a sua produtividade na empresa. Abaixo, você verá alguns exemplos de intranet mais utilizados hoje em dia no meio corporativo de todo o mundo.

Descubra como criar uma intranet para a sua empresa

Os exemplos de intranet 

Como citamos acima, ter uma intranet na sua empresa garante que a informação seja repassada de maneira mais direta aos seus funcionários, deixa a comunicação mais simples e ajuda a engajar os colaboradores, o que aumenta a produtividade deles.

A MMCafé, por exemplo, é uma empresa especializada em intranet e possui mais de 20 anos de experiência no mercado de plataforma de comunicação interna para empresas de todo o Brasil!

Abaixo, listamos três bons exemplos de intranet para se aplicar na sua empresa e melhorar a comunicação interna entre a gestão e os colaboradores.

Conheça mais sobre a intranet campeã da MMCafé

Rede Social Corporativa 

A Rede Social Corporativa é um dos exemplos de intranet mais fundamentais para qualquer companhia que queira integrar seus funcionários e aumentar o engajamento da equipe.

Como o Facebook ou Instagram, a Rede Social Corporativa tem uma plataforma semelhante às das outras redes sociais mais conhecidas e possui funções parecidas, como postar um texto, imagem, vídeo ou ver atualizações e informações de outros colaboradores e alta liderança.

Por ter ser parecido com o outras redes sociais bastante usadas hoje em dia, os funcionários teriam mais facilidades em usá-la, administrá-la e consequentemente se tornam mais engajados devido a familiaridade que ela gera. Por isso, é um dos melhores exemplos de intranet hoje em dia.

Intranet corporativa

A intranet corporativa é, sem dúvidas, um dos melhores exemplos de intranet disponíveis hoje no mercado para as empresas que queiram otimizar o tempo gasto de trabalho e aumentar a produtividade do seu time.

Através da plataforma de uma intranet corporativa, a gestão garante que as informações mais relevantes e necessárias sejam passadas de forma pública para todos da equipe ou de maneira individual, para cada funcionário ou cargos específicos.

Por esses e outros motivos é que a intranet corporativa é um dos melhores exemplos de intranet disponíveis hoje no mercado para aprimorar os processos internos de uma empresa.

A MMCafé é campeã no Brasil em serviços de intranet corporativa e possui em sua plataforma mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços totalmente personalizáveis para atender da melhor forma possível a sua demanda exclusiva

Veja também: +8 exemplos de intranet corporativa para a sua empresa

Intranet Call Center 

Um dos vários exemplos de intranet que também se destacam em comunicação interna é a Intranet de Call Center. Com ela, a Central de Atendimento interna da empresa se torna muito mais organizada por estar integrada em um sistema digital.

A MMCafé também é especialista em Intranet de Call Center. Para isso, a plataforma de comunicação conta uma base de conhecimento, que reúne todas as informações e registros necessários para tornar o atendimento interno ainda mais simples e direto.

Além disso, o sistema da MMCafé possui um fluxo de atendimento totalmente automatizado, onde o colaborador que tenha um problema e precise de um especialista na área consegue chegar do ponto A ao ponto B através de etapas pré programadas e 100% digitais!

Melhora KPI 

Com a Intranet de Call Center da MMCafé, a sua empresa irá obter os melhores indicadores-chave de desempenho através da redução do TMA (tempo médio de atendimento), TMO (tempo médio de operação) e TME (tempo médio de espera).

Com apenas 90 dias de operação da intranet da MMCafé, a plataforma conseguiu reduzir em 9% o tempo médio de atendimento, 12% em operação e 18%no de espera

Ou seja, com a Intranet de Call Center, você consegue otimizar o tempo, maximizar os lucros da sua empresa e consequentemente reduzir os custos de

operação.

Por que a intranet da MMCafé é a ideal?

A intranet da MMCafé é campeã no mercado brasileiro com mais de 20 anos de experiência e mais de 200 cases de sucesso em todo o país! Com a MMCafé, você terá disponível o que há de mais moderno e inteligente no serviço de comunicação interna para sua companhia!

Através da nossa plataforma de comunicação você garante que a sua empresa tenha as melhores funcionalidades, módulos e serviços disponíveis no mercado para tornar a comunicação entre a equipe muito mais direto e organizado!

LGPD 

Nossa plataforma de comunicação obedece e segue perfeitamente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – o que permite que a gestão da sua empresa esteja segura em relação a lei.

Dessa forma, você garante que seus colaboradores estarão dentro da lei e o compartilhamento de dados dentro da plataforma acontecerá de maneira ética e sob as vistas da lei.

Glossário

Este módulo permite a centralização de termos, siglas e palavras-chave mais relevantes da empresa para que o colaborador tenha rápida e completa compreensão das informações mais importantes.

Com isso, você garante que toda a sua equipe esteja ainda mais preparada e capacitada com a empresa e seu alinhamento – o que faz toda a diferença no ambiente de trabalho.

Notificações 

Através do módulo de notificação da intranet corporativa da MMCafé, a gestão de uma empresa consegue manter seus colaboradores sempre informados com notícias, campanhas, avisos e muito mais!

Também é possível direcionar certas notificações a determinados cargos. Com isso, você permite que os colaboradores certos recebam as informações certas para a sua área!

Dashboards

Com o Dashboard da MMCafé, você terá acesso a todas as informações e registros dos usuários dentro da plataforma, saber o que cada um acessou, quando acessou, as páginas mais visitadas, quais são os usuários online no momento e muito mais!

Assim, a gestão conseguirá ter um controle maior das páginas mais acessadas pelos colaboradores, quais são as mais relevantes e quais são os conteúdos que mais engajam os funcionários!

Busca Poderosa 

A Busca Poderosa é uma funcionalidade inteligente da MMCafé que permite que a pesquisa dentro da plataforma seja muito mais simples e completa, com sistema de pesos e relevância especiais de acordo com o cargo ocupado pelo colaborador.

Há também a micro funcionalidade de busca indexada, que organiza e encontra todo o tipo de texto dentro da plataforma, até mesmo os que estão dentro de PDFs! Dessa forma, você garante que todas as informações buscadas serão encontradas da forma mais simples possível!

Aceite de Termos 

Com a funcionalidade do aceite de termos presente na plataforma da MMCafé, você garante não apenas que uma informação enviada a um colaborador seja concedida como se foi acessada pelo mesmo.

Dessa forma, você garante que as informações são efetivas, o que mantém os funcionários ainda mais capacitados e preparados para desempenharem suas atribuições da melhor forma possível!

Aprenda +6 dicas de como tornar a sua intranet um sucesso

Venha fazer parte da MMCafé! 

Não perca mais tempo e solicite agora mesmo uma demonstração 100% gratuita dos serviços da nossa plataforma de comunicação interna e descubra todo o poder que ela possui para revolucionar a sua empresa!

O que é uma intranet?

A intranet é uma plataforma de comunicação interna que unifica a troca de mensagens e informações em uma empresa.

Quais são os maiores exemplos de intranet?

Entre os exemplos de intranet, podemos destacar a TV Corporativa, Rede Social Corporativa e a Plataforma de Comunicação Interna Digital.

Quais dos exemplos de intranet é o melhor para uma empresa?

Aquela que melhor se encaixar nas demandas e nas necessidades da companhia e da gestão de uma empresa.

Como saber se uma intranet é boa?

Se ela possuir as ferramentas corretas e capazes de expandir toda a comunicação da empresa e torna-la mais assertiva e eficiente.

Por que investir em uma intranet?

Porque ela é a melhor maneira de otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores, alavancar os indicadores de performance e engajar todo o corpo da equipe – e a MMCafé é capaz de executar essa missão.

A MMCafé  tem o que é preciso para tornar a comunicação interna na sua empresa ainda mais fácil, otimizar o tempo de trabalho por tornar a comunicação muito mais agilizada e, dessa forma, aumentar a produtividade do seu time! Solicite uma demonstração agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.