• Início
  • Endomarketing
  • 10 ideias de ações de engajamento no trabalho e como aplicar cada uma delas

10 ideias de ações de engajamento no trabalho e como aplicar cada uma delas

Como engajar colaboradores? Confira as 10 melhores ideias de ações de engajamento no trabalho para equipes do escritório e home office.
Blogpost 10 ideas 1024x431 1

Quando se fala em engajamento no trabalho, parece natural que colaboradores tenham atitude positiva em relação às suas funções e sejam comprometidos com as tarefas do dia a dia. Porém, na prática, nem sempre é assim. Por isso, promover boas ações de engajamento no trabalho é fundamental.

Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela ADP Research Institute, este é um desafio de empresas no mundo todo. Afinal a média global do índice de engajamento dos trabalhadores é de apenas 14%. No Brasil, o percentual é de 18%.

Engajamento 1024X670 3
Engajamento no trabalho.

Somado a isso, a pandemia e as mudanças nos modelos de trabalho intensificaram o desafio de manter equipes engajadas, ainda mais quando não há a integração presencial. Ainda assim, vale a pena investir em ações, já que elas trazem muitos benefícios.

Para ajudá-lo, hoje separamos as 10 melhores dicas ações de engajamento no trabalho e ensinaremos como aplicá-las em diferentes modelos, integrando assim toda a sua equipe no mesmo propósito. Confira!

Quais são os benefícios de se ter um engajamento no trabalho?

Antes de mais nada, vale lembrar que seus colaboradores passam a maior parte do dia se dedicando ao trabalho. Então, promover um ambiente saudável faz com que eles sejam mais felizes no dia a dia, e isto é transmitido para todas as suas ações. Além disso, o engajamento no trabalho também impacta toda a companhia e traz muitos benefícios, tais como:

  • Os colaboradores se tornam mais atenciosos em suas funções;
  • A equipe apresenta melhores desempenhos;
  • A produtividade aumenta;
  • Os colaboradores se empenham em alcançar metas e resultados;
  • É notável o aumento da percepção de valor da companhia;
  • Diminuição de Turnover e maior retenção de talentos;
  • Por fim, isso afeta diretamente o crescimento da empresa;

E isso se torna uma bomba relógio que, a longo prazo, gera colaboradores adoecidos, cansados, pouco comprometidos e o crescimento da empresa é colocado em risco. Quando isso acontece, é preciso urgentemente promover ações de engajamento no trabalho.

Veja também: 5 dicas para garantir o engajamento no trabalho

10 ações de engajamento no trabalho – como aplicar e adaptar ao home office

Quando a corporação não tem compromisso com a felicidade de sua equipe, é normal que o clima fique pesado – e isso impacta diretamente no engajamento dos colaboradores da equipe.

Isso porque os colaboradores ficam pouco motivados, desempenhando suas funções somente por obrigação – por isso é importante se atentar sobre a motivação do seu time. Anote essas dicas para levar a sua empresa:

1. Promova uma Comunicação mais eficiente

Em primeiro lugar, a falta de clareza atrapalha a produtividade. Além disso, não há nada pior do que ser o último a receber informações importantes. Portanto, a comunicação eficiente integra o time e gera o engajamento no trabalho, seja ele presencial ou à distância.

Reproducao Getty Images
Engajamento no trabalho. Reprodução: Getty Images.

Dessa forma, entende-se que tornar a comunicação mais assertiva e profissional ajuda a enviar e receber informações de forma muito mais eficiente, assertiva e produtiva. Como aplicar:

Algumas dessas ações são fundamentais e possuem o poder de, na prática, gerar o engajamento no trabalho e tornar os colaboradores muito mais produtivos e eficientes com suas tarefas.

2. Mantenha a Cultura Viva

Lembrar a história da empresa, dificuldades superadas, metas, visão para o futuro e acima de tudo, os valores e propósitos são formas de inspirar e conectar os colaboradores como parte fundamental do processo, elevando sua percepção de valor. Como aplicar:

  • Em primeiro lugar, evite textos longos e institucionais que não se conectam com o dia a dia do colaborador;
  • Ao invés disso, traduza os valores da empresa em forma de conteúdo, compartilhando vídeos, livros e frases relacionadas na rede social corporativa;
  • Incentive a interação e trocas dentro do contexto destes valores, permitindo que os colaboradores também compartilhem suas experiências.

Uma cultura viva, além de estimular um engajamento no trabalho de toda a equipe, torna os colaboradores mais motivados a executarem suas funções alinhados com os objetivos da empresa.

3. Incentive reconhecimentos e feedbacks

A falta de reconhecimento é um fator determinante para desmotivar os colaboradores e afastá-los de seus objetivos. Portanto, esta ação visa incentivar uma atitude tão simples, mas tão impactante, que por descuido acaba ficando em segundo plano.

Reproducao Microlins Guarulhos
Engajamento no trabalho. Reprodução: Microlins Guarulhos.

Mostrar aos colaboradores que as suas opiniões, críticas e sugestões são ouvidas e consideradas a sério os torna muito mais engajados e dispostos a melhorarem cada vez mais.

Como aplicar: a começar pelo exemplo da liderança, utilize o feedback como uma forma de incentivar a melhoria contínua, fazendo comentários específicos. Além disso, incentive o reconhecimento dos colegas que contribuíram com alguma tarefa, por mais simples que ela possa ter sido;

4. Possibilidade de Crescimento

A longo prazo, não bastam apenas ações pontuais de engajamento no trabalho. Isso porque, sem perspectiva de crescimento, é pouco provável que o funcionário dê tudo de si para contribuir com o sucesso do negócio.

Como aplicar: Mais do que um plano de carreira ou aumento salarial, compreenda o que cada colaborador entende por “sucesso profissional”. Além disso, mudar de área, ser um especialista, liderar ou desenvolver um projeto? São muitas as possibilidades.

5. Invista no desenvolvimento profissional

Incentivar o aprendizado do funcionário é uma forma de desafiá-lo a aprender, evoluir e melhorar sua auto estima, já que a capacitação permite entregar resultados e resolver problemas de forma mais assertiva. Ou seja, todos saem ganhando. Como aplicar:

  • Crie uma Base de Conhecimento para treinar e oferecer as informações necessárias para um desempenho acima da média;
  • Invista em tecnologia para aprendizados dinâmicos e mais efetivos através da Gamificação;

Além disso, teste e avalie os conhecimentos da equipe através do Quiz, em seguida, gere relatórios de desempenho para planejar as próximas ações de treinamentos dos colaboradores.

6. Talks e palestras

Promova eventos para tratar de assuntos relacionados ao dia a dia dos colaboradores. Aliás, eles são uma forma de promover conversas ricas que aproximam o time e também geram insights de melhorias pessoais e profissionais. Como aplicar:

  • Faça uma pesquisa interna para entender quais são os assuntos mais relevantes para o time;
  • Para otimizar esta tarefa, utilize o módulo de reserva de salas, onde também é possível enviar convites e programar notificações quando a data estiver próxima;

Além disso, é possível transmitir o talk online e salvar dentro da Intranet no espaço “mídias”, assim ninguém fica de fora – e garante um maior engajamento dos colaboradores.

7. Datas comemorativas

Aproveite as datas comemorativas para sair da rotina e se conectar com cada colaborador, seja parabenizando uma data especial, como também participando de campanhas de conscientização. Como aplicar:

Além disso, aproveite o conteúdo disponível no Blog MMCafé de forma gratuita. São diversas ideias e dicas de endomarketing para as mais diversas ocasiões, tais como Festa Junina, Dia da Mulher, Dias das Mães, Outubro Rosa, Novembro Azul, etc.

8. Tempo para descontração

Proponha momentos de confraternização e alívio do estresse, através de jogos, oficinas ou até mesmo o conhecido Happy Hour. Dessa forma, você também incentiva o envolvimento da equipe. Como aplicar:

  • Faça uma pesquisa para saber quais são os gostos em comum da equipe. Em  seguida, proponha algumas atividades relacionadas;
  • Vale também incentivar novos hobbies. Por exemplo, a startup Paint and Drink promove oficinas de Pinturas e Drinks para estimular o engajamento;

Já aqui na MMCafé, nossa equipe adora Games, por isso realizamos competições de videogame que foram adaptados para torneios virtuais após a pandemia de coronavirus.

9. Cuidado com a saúde

Demonstrar que a empresa se importa com a saúde dos colaboradores é algo muito valorizado pelos profissionais, que se sentem mais seguros no seu dia a dia. Além disso, as iniciativas diminuem acidentes e afastamento por problemas psicológicos ou ocupacionais. Como aplicar:

  • Aproveite os recursos da Intranet MMCafé para divulgar informações através de vídeos, áudios, imagens e documentos nos mais variados formatos
  • Personalize e destaque as informações mais acessadas do momento, para que ganhem ainda mais visibilidade;

Além disso, é importante saber que, com a busca indexada, o colaborador pode encontrar em segundos alguma informação que precise se lembrar – o que permite a otimização do tempo.

10. Promova novas ideias e inovação

Novas ideias podem surgir a qualquer momento, sejam oportunidades de melhorias, novos negócios ou até mesmo uma inovação. Porém, em alguns contextos os colaboradores não se sentem ouvidos e acabam guardando para si ideias que poderiam ser valiosas. Como aplicar:

  • Ofereça um canal aberto onde o colaborador se sinta à vontade para manifestar suas sugestões, reclamações e elogios;
  • Promova a interação entre diferentes equipes, para que elas possam discutir como melhorar a comunicação e seus processos;

Incentive uma cultura de inovação, com ferramentas que mostram na prática que inovação é simplicidade e praticidade; Além disso, crie concursos e dinâmicas de inovação onde todos possam participar na criação de produtos e soluções.

Utilize a Intranet MMCafé para gerar engajamento no trabalho Remoto ou Presencial

A princípio, engajar colaboradores nunca foi uma tarefa fácil, ainda mais agora, com equipes trabalhando simultaneamente em diversas posições, alguns em home office, outros no escritório, etc. Logo, as ações de engajamento devem integrar todo o time.

Por isso, mais do que nunca, ter um Canal Digital é indispensável. Afinal, através dele é possível acompanhar as informações e gerenciar tarefas e processos de qualquer lugar, até mesmo do celular.

  1. O que é intranet?

    Uma intranet é uma plataforma de comunicação interna que possui a capacidade de unificar todo o sistema de troca de informações na companhia.

  2. Por que investir em uma intranet?

    Porque ela é o melhor caminho para trazer os colaboradores para uma única rede, o que abre espaço para muitas vantagens e benefícios para a gestão.

  3. Quais são os benefícios em se criar uma intranet?

    Maior capacidade de gerenciar e distribuir tarefas aos colaboradores, capacidade de armazenar cursos e materiais de capacitação para a equipe, auxilia na otimização do tempo de trabalho e aumenta o engajamento do time.

  4. Como saber se uma intranet é boa?

    Se ela possuir a capacidade de suprir todas as demandas da gestão da companhia – e for capaz de otimizar os processos na empresa, ela é uma boa intranet.

  5. Qual a melhor intranet disponível no mercado?

    A melhor intranet é aquela que se encaixa perfeitamente para o seu negócio e para o perfil dos seus colaboradores – e a plataforma da MMCafé possui uma intranet com uma centena de funcionalidades e 100% personalizável para atender exatamente as demandas que sua empresa precisa.

Acima de tudo, se você está pensando em contratar uma Intranet, lembre-se que sua plataforma precisa ter boa usabilidade, segurança garantida e interface dinâmica para um maior engajamento do time. Solicite uma Demo e conheça a Intranet que é utilizada por grandes empresas do Brasil e América Latina.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
Política de Privacidade(obrigatório)
Emails Promocionais(obrigatório)
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.