Skip to main content

5 maneiras de impedir a desinformação do colaborador

Clique aqui para saber 5 maneiras de impedir a desinformação dentro da sua empresa.
Jovem Morena Com Sueter Branco Casual Isolado Na Parede Roxa 343596 5605
28/04/2023

Lidar com este problema pode ser difícil para os que ocupam cargos de liderança, até porque muitas vezes estão alheios a esse tipo de situação, de maneira que as informações demoram a chegar até ele, ou simplesmente não chegam.

Desinformação
5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador 8

É muito comum vivenciar no local de trabalho as tão conhecidas “fofocas” entre os colaboradores. Elas acabam por tornar o ambiente desagradável para alguns colegas, principalmente para os afetados pelas informações falsas e inimizade.

Neste artigo, serão apresentadas 5 formas de impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho. Essas ações são importantíssimas para garantir o bem estar da equipe, e não afetar a produtividade no local de trabalho.

Papel dos líderes em impedir a desinformação do colaborador

Na verdade, quando uma fofoca se espalha, produz a sensação de desconfiança e mal-estar entre equipes e departamentos ,e tudo isso pode desencadear na diminuição de produtividade e satisfação geral dos funcionários envolvidos.

Dessa forma, deve ser uma das funções do líder estar atento a qualquer tipo de eventos relacionados a fofoca, e impedir a desinformação do colaborador. É muito comum haver um pico em comentários quando ocorrem mudanças em processos ou estruturas da empresa. O gerenciamento de mudanças pode se tornar difícil, pois a maioria das pessoas não ficam felizes em deixar sua zona de conforto.

Desinformação
5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador 9

Tendo em vista que a mudança é inevitável para empresas que desejam melhorar e crescer, é papel do líder traçar uma estratégia de comunicação interna eficaz, para impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho e preparar os colaboradores para o novo método.

Por que a desinformação pode ser fatal para uma empresa?

É imprescindível estar atento e impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho, pois caso contrário, esse problema pode prejudicar sua empresa radicalmente, e até mesmo ser a causa do fim dela. Em situações assim, os colaboradores começam a criar suas próprias informações com base em achismos. Nesse sentido, é possível que se juntem propositalmente para não cumprir as metas estabelecidas na mudança, além de criticar o novo processo, de maneira geral.

Sem supervisão, naturalmente os rumores surgirão, e serão espalhados mais rápido do que se pode acompanhar. Os colaboradores começam a acreditar em boatos, ficam irritados e passam até mesmo a desconfiar dos próprios líderes.

As empresas que conseguem impedir a desinformação do colaborador com sucesso são aquelas que sabem como se comunicar efetivamente com seus colaboradores antes, durante e depois que de uma grande mudança ou fato relevante do momento. Manter todos bem informados sobre o que está ocorrendo é crucial para o engajamento, motivação e satisfação de todos os envolvidos.

5 dicas para impedir a desinformação do colaborador no local de trabalho

Evitar os ruídos e manter a comunicação interna da empresa a mais saudável – e eficiente – possível é a melhor maneira de manter a harmonia, o equilíbrio e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais saudável e totalmente produtivo.

Desinformação
5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador 10

Impedir a desinformação e disseminação de informações desencontradas é extremamente importante e faz toda a diferença quando o objetivo da equipe é torná-la mais focada nas tarefas diárias e em fazer o compromisso ser efetivo. As dicas para evitar a desinformação do colaborador no trabalho são:

Responda às perguntas de seus colaboradores

Ao implementar mudanças ou ao surgir um rumor, todo funcionário espera que suas perguntas sejam respondidas e a importância de responder a essas perguntas é bastante significativa. Faça com que os colaboradores participem das mudanças, explique claramente como essas mudanças afetarão seus cronogramas, rotinas e objetivos. Esteja pronto para perguntas como:

  • Por que a mudança é necessária?
  • Como essa estratégia difere da anterior?
  • Por que precisamos dessa mudança agora?

Com a Intranet Corporativa da MMCafé, você poderá abrir fóruns de discussão para responder às principais dúvidas e, desta forma, garantir que todos os usuários da plataforma tenham acesso à mesma informação e de maneira correta.

Aproveite suas ferramentas de comunicação interna

Use todos os canais de comunicação disponíveis, como e-mail, redes sociais corporativas ou até mesmo um sistema de intranet para otimizar sua estratégia geral de comunicação interna e esforços de gerenciamento de informação.

Desinformação
5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador 11

Integre seus sistemas CRM, ERP e outros com a Intranet da MMCafé e faça com que a informação chegue mais fácil a todos os colaboradores, mesmo aqueles que não trabalham em escritório, ou atuam na linha de frente. Quando todas as informações estão em um só lugar, a comunicação se torna muito mais rápida e eficiente.

A plataforma da MMCafé garante que a Leitura seja Comprovada por meio de informações de horário de acesso ao conteúdo, tempo que o usuário permaneceu na página e se ele leu a página inteira ou apenas parte da informação (rolagem do conteúdo). Além, de permitir o Disparo de formalizações para E-mail externo, Termo de Coleta e utilização de dados.

Capacite líderes e gerentes para liderar através da mudança

Desenvolva mensagens, guias de informação e pontos de discussão para ajudar os gestores a explicarem as razões da mudança, ou reforçarem uma determinada informação. Mudanças ou transformações importantes exigem que os colaboradores incorporem comportamentos novos e específicos para serem bem-sucedidos. Quando os líderes modelam as mudanças de comportamento, as transformações têm melhores chances de sucesso.

Os líderes não precisam apenas estar equipados com informações e recursos, mas também com as ferramentas necessárias para fornecerem as informações corretas ao funcionário certo no momento certo, e assim impedir a desiformação.

Desinformação
5 Maneiras De Impedir A Desinformação Do Colaborador 12

Para isso, dê preferência para ferramentas que forneçam funcionalidades que possibilitem o E-learning com Quiz, por exemplo, para garantir a capacitação de todos e ter uma Base de Conhecimento atualizada com acesso rápido às informações.

Meça a eficácia de seus esforços de comunicação

Ao lançar uma campanha de comunicação para impedir a desinformação do colaborador, você deve rastrear e medir seus resultados. Esta é a única maneira de entender o que está funcionando e onde você precisa mudar, atualizar ou melhorar seus esforços de comunicação. Tenha respostas para perguntas como:

  • Que tipo de conteúdo os colaboradores mais consomem?;
  • Quem são os colaboradores mais engajados?;
  • Quem são seus influenciadores internos quando se trata de adotar a mudança e/ou atualizações;
  • Como os colaboradores respondem às suas comunicações?.

Soluções de comunicação interna como a Intranet da MMCafé contribuem para que as organizações reúnam dados quantitativos e percepções sobre o envolvimento dos funcionários com o conteúdo interno por meio de Dashboards e Relatórios Personalizados.

Direcione e personalize suas comunicações

Quando as mensagens de comunicação interna são personalizadas, os colaboradores ficam mais propensos a prestar atenção às mensagens da empresa. Nem todas as mensagens são apropriadas ou relevantes para todos os funcionários, por isso é importante entender que equipes diferentes desempenham funções diferentes e, portanto, exigem informações diferentes. Conte com a plataforma de Intranet da MMCafé para:

  • Envio de Notificações com certificação de leitura;
  • Criação de Grupos Dinâmicos para distribuição da informação segmentada, para colaboradores ou áreas específicas;
  • Personalização e destaque das informações por meio de banners virtuais, cartazes, portlets entre outros recursos.

Com as funcionalidades apropriadas em uma ferramenta de comunicação eficaz a sua empresa comunicará de maneira formal e assertiva, direcionando cada equipe ou colaborador devidamente conforme sua função.

Aumente seus esforços de gestão de comunicação com a Intranet MMCafé!

A Intranet da MMCafé é uma plataforma projetada para ajudar as empresas a melhorar suas comunicações internas e se conectarem melhor com seus colaboradores, evitar qualquer tipo de desinformação do colaborador, independentemente de onde eles estejam.

O que é a desinformação?

A desinformação ocorre quando os fatos e os dados não batem com a realidade correspondente.

Como evitar a desinformação?

A melhor maneira é checar todas as informações- principalmente as mais improváveis- e se inscrever em canais de comunicação confiáveis.

Do que se trata a desinformação do colaborador?

Ela acontece quando as mensagens e informações repassadas pela gestão até os colaboradores possui ruídos, falhas de interpretação e, consequentemente um prejuízo no convívio e na produtividade.

Como tratar a desinformação do colaborador?

O melhor caminho para evitar a desinformação do colaborador é através de uma plataforma de comunicação interna simples, assertiva, completa e acessível.

Como saber se uma plataforma de comunicação interna é boa para evitar a desinformação do colaborador?

Se ela for capaz de atender a todas as necessidades da gestão da empresa, for capaz de administrar e gerir o trabalho dos colaboradores, enviar e receber mensagens de maneira direta e garantir que tudo ficará a salvo, ela pode ser considerada eficiente para essa missão – e a intranet da MMCafé possui essas ferramentas.

Com a nossa Intranet é muito mais fácil se conectar e se envolver com seus colaboradores, mantê-los informados e incentivá-los a colaborar, especialmente quando sua organização estiver passando por mudanças. Para conferir como a MMCafé pode ajudá-lo a otimizar seus esforços de comunicação e transformação digital, agende uma demonstração hoje!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.