Como calcular o TMA de maneira simples

Um atendimento ideal ao cliente passa por ter o melhor tempo médio possível. Aprenda neste artigo a como calcular o TMA facilmente!
Como calcular o TMA de maneira simples
março 24, 2022

Calcular o TMA de um suporte ao cliente é essencial para qualquer empresa que queira ter conhecimento da eficiência do seu atendimento para estabelecer metas ainda melhores.

Quando uma companhia possui um bom atendimento ao cliente, tanto o cliente quanto a própria empresa ganham, afinal, quanto mais eficiente ela for em resolver problemas e garantir seus compromissos, mais valor a equipe gera como um todo.

Aprenda A Como Calcular O Tma. Reprodução: Acelerato.
Aprenda a como calcular o TMA. Reprodução: Acelerato.

Para isso, é necessário saber calcular o TMA, e isso passa por compreender melhor o que ele significa e quais são os benefícios de se ter um bom tempo médio de atendimento.

Neste artigo, além de aprender a calcular o TMA, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o Tempo Médio de Atendimento e as suas vantagens de maneira simples e direta!

Veja também: 10 dicas para aprimorar ainda mais o atendimento ao cliente na sua empresa

O que é o TMA?

O tempo médio de atendimento, ou TMA, é uma métrica bastante importante usada por empresas em todo mundo para estabelecer quanto tempo é usado

para resolver um problema de um cliente, realizar uma venda por telefone, cobrança ou até mesmo no marketing.

Em outras palavras, o TMA visa estabelecer qual é o tempo médio de uma empresa em um atendimento, desde o primeiro contato com o cliente até o encerramento da chamada.

Quando o tempo médio é estabelecido, a companhia consegue compreender com maior clareza o tempo gasto em seu atendimento. Com esse primeiro passo, é possível que a empresa identifique erros e imperfeições no suporte, altere os mecanismos de chamadas, modernize o equipamento, etc. 

Por isso, calcular o TMA é uma excelente maneira de dar o primeiro passo para compreender melhor os mecanismos de atendimento dentro da empresa.

Reproducao Mais Treinamento
Como calcular o TMA. Reprodução: Mais Treinamento.

Com um bom TMA, o tempo usado para um atendimento é reduzido, o que permite um maior fluxo de clientes em torno da empresa. A produtividade aumenta, o tempo é otimizado e consequentemente os lucros são maximizados.

Além do TMA, aprenda a como ter uma central de atendimento de sucesso

Os benefícios de se ter um bom TMA

Ao se calcular o TMA, a alta liderança da empresa poderá estabelecer metas e objetivos precisos para reduzi-lo no menor tempo possível, ao mesmo tempo que visa qualificá-lo e torná-lo cada vez mais eficiente.

Uma boa empresa é aquela que atende a demanda dos seus clientes da maneira mais excelente que possa existir. Fornecer um ótimo produto ou disponibilizar um serviço de qualidade é a maneira mais direta de solucionar os problemas e necessidades dos clientes.

O atendimento ao cliente não está fora disso. Assim como ter um bom produto faz parte da demanda de um consumidor, ter um suporte de qualidade, que seja rápido e eficiente também é uma necessidade do cliente, e resolvê-la precisa ser tão importante quanto é o produto ou serviço que a empresa disponibiliza.

Aprenda também: O que é o Customer Sucess e como ela pode melhorar ainda mais a Central de Atendimento da sua empresa

Como calcular o TMA

Como citamos acima, ter um Tempo Médio de Atendimento de qualidade precisa ser um requisito obrigatório para qualquer empresa que queira alcançar o mais alto grau de satisfação de seus clientes. Portanto, saber calcular o TMA é um item necessário para que se possa melhorá-lo.

A fórmula do TMA é a seguinte: tempo médio de conversa + tempo total de espera + tempo after call work / total de ligações atendidas.

Ou seja, é somado o tempo que geralmente é gasto de conversa entre o cliente e o colaborador responsável, a espera no atendimento para resolver o problema e o tempo após a finalização do chamado na qualificação da chamada.

Após somar essas três médias, basta dividir o resultado pelo número total de ligações realizadas.

Como calcular o TMA de maneira mais simples

Para executar a tarefa de calcular o TMA facilmente, uma dica é começar do mais básico possível e aperfeiçoar a métrica com o passar do tempo.

Portanto, uma maneira simples de fazer isso é pegar o registro das últimas cinco chamadas de atendimento ao cliente na empresa. 

Depois disso, basta separar (de cada um) o tempo gasto que o cliente ficou na chamada para se resolver o problema, o tempo de conversa para se compreender o problema entre o colaborador responsável e o cliente e o tempo após a finalização da chamada para feedback e qualificação do atendimento.

Separada as três medidas das últimas cinco ligações, basta somá-las e dividir por 5. Ou seja, somar o tempo de conversa das últimas chamadas e dividi-las por cinco, depois fazer o mesmo com o tempo de espera e com o after call work.

Reproducao Revenda Mais
Reprodução: Revenda Mais.

Após ter as três médias, basta somá-las e dividi-las por cinco novamente. Com uma conta simples para calcular o TMA, a alta liderança terá uma métrica para compreender um pouco melhor seu funcionamento e consequentemente encontrar maneiras para progredi-lo e torná-lo ainda mais eficiente.

Descubra algumas dicas de como melhorar o Atendimento ao Cliente na sua empresa

Melhore o TMA da sua empresa com a MMCafé!

Com a MMCafé, empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado, você terá acesso a ferramenta chamada “Fluxo de Atendimento”, que compõe toda a estrutura de call center da plataforma de comunicação.

Fluxo de atendimento: A ferramenta ideal para a sua empresa

Através do Fluxo de Atendimento, o cliente consegue chegar do ponto A ao ponto B de maneira direta, prática e 100% automatizada, o que reduz custos, tempo e consequentemente aumenta a produtividade da empresa!

O Fluxo de Atendimento é uma grande estrutura digital que inclui previamente todas as etapas necessárias para se resolver um problema e atender ao cliente, desde a necessidade mais geral até ao suporte exato para efetivar o suporte.

Em outras palavras: O Fluxo de Atendimento torna o processo mecânico e custoso de ter um atendente para cada chamada em um sistema digital e automatizado, dividido em etapas diretas que conduzirá o cliente de maneira intuitiva até a um canal de atendimento especializado em sua demanda!

Com esse sistema, você garante que a sua empresa se torne ainda mais eficiente em solucionar problemas, o que torna a vida dos clientes mais simples, além de otimizar o tempo gasto e aumentar a produtividade!

Venha para a MMCafé e solicite uma demonstração 100 % gratuita!

Só com a MMCafé, eleita por 2 anos consecutivos como a melhor empresa de intranet do Brasil, você consegue efetivamente simplificar o atendimento ao cliente na sua empresa e tornar todos os processos muito mais eficientes e dinâmicos!

Não perca tempo e venha fazer parte dos mais de 200 cases de sucesso da MMCafé! Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita dos nossos serviços e garanta o que há de melhor em intranet no Brasil!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!
Estamos esperando o seu contato, digite abaixo o seu e-mail.
Name
A MMCafé nasceu juntamente com o início da internet comercial no Brasil, em 1993.
Somamos mais de 500 projetos em 23 países diferentes.