Customer Success e Customer Experience: Entenda a diferença e multiplique suas vendas
![Customer Success E Customer Experience: Entenda A Diferença E Multiplique Suas Vendas 1 Admin Ajax.php?Action=Kernel&Amp;P=Image&Amp;Src=%7B%22File%22%3A%22Wp Content%2Fuploads%2F2022%2F07%2Fbusiness Customer Pressing Smiley Face Emoticon Online Service Rating Satisfaction Concept](https://blog.mmcafe.com.br/wp-admin/admin-ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp-content%2Fuploads%2F2022%2F07%2Fbusiness-customer-pressing-smiley-face-emoticon-online-service-rating-satisfaction-concept.jpg%22%2C%22thumbnail%22%3A%221080%2C420%2C%22%7D&hash=55038451)
Conquistar a confiança de alguém é uma tarefa que exigem inúmeros fatores – ter algo que a outra parte se interesse, criar uma ponte com uma boa comunicação e gerar simpatia e similaridade devido a convergências entre propósitos e visões.
Seja quais forem as estratégias adotadas para lidar com os clientes, é importante que uma empresa sempre invista em garantir que o atendimento ao público seja executado da maneira mais assertiva possível – e isso passa por investir em duas coisas: customer success e customer experience.
Não basta apenas investir em um produto ou serviço de boa qualidade e atraente: é preciso saber comunicá-lo da forma correta, vendê-lo da forma correta e garantir o sucesso do cliente na sua jornada de compra e é para isso que o customer success e customer experience existem.
Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre o customer success e customer experience, mostraremos quais são as suas diferenças e objetivos e, ao final, indicar para você uma excelente forma de capacitar os colaboradores da sua equipe através de uma plataforma digital de comunicação interna.
O que é Customer Success e Customer Experience
Como citamos anteriormente, conquistar um cliente é uma tarefa que exige diversas habilidades e convertê-las em uma única missão é o ideal para atingir a satisfação e sucesso do público da empresa.
Para isso, diversas estratégias e ideias foram desenvolvidas para criar métodos de lidar com esse público – e ter um plano previamente definido fará toda a diferença para atingir em cheio os objetivos e garantir que os clientes também sairão satisfeitos nessa história.
![Customer Success E Customer Experience: Entenda A Diferença E Multiplique Suas Vendas 3 Customer Success E Customer Experience](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Post-11-CTA-1-Confira-tambem-Como-ter-uma-Central-de-Atendimento-de-Sucesso-1-1024x285.png)
Dentre as várias técnicas e modelos de abordagem do cliente, dois deles se desenvolveram – e, apesar da semelhança no nome, eles se distinguem entre si – que são: customer success e customer experience. Entretanto, do que cada um se trata?
Descubra: Sucesso do Cliente: O que é, suas 2 etapas e como aplicá-lo
O Customer Experience
Garantir que o cliente será bem abordado ao entrar em contato com a empresa – seja em uma loja física ou virtual – que será bem atendido durante todo o processo – tanto na hora de esclarecer dúvidas, fornecer detalhes e tudo o que for necessário – até o momento de realizar a compra é a tarefa do Customer Experience.
Como o próprio nome sugere, a experiência do cliente é a base de estudo fundamental para essa estratégia. Garantir que todo o processo, desde o primeiro contato do público até no momento de realização do pagamento ou fechamento do contrato é o empenho do Customer Experience.
Não basta ter um produto ou serviço de qualidade – é necessário transmiti-lo com eficiência para o cliente, e isso envolve tanto o processo de expor seu produto em uma vitrine quanto o processo da compra e a realização da mesma – e o Customer Experience existe para isso.
O Customer Success
O Customer success e customer experience são complementares – quando ambos são aliados, o potencial de vendas e autoridade da empresa são multiplicados – e isso fará toda a diferença no balanço final da companhia.
Enquanto o Customer Experience trata do caminho da compra do cliente – entre o contato inicial até o fechamento do contrato – o Customer Success trata do próximo passo: garantir o sucesso do cliente após a compra.
Portanto, o Customer Success trabalha na ideia de garantir que o cliente esteja satisfeito com o seu novo produto ou serviço – e isso passa por garantir um excelente atendimento de suporte, explicação de como o produto ou serviço funciona e garantir que o público certo terá contato com ele.
Veja também: O que é Customer Success: porque aplica-lo em uma Central de Atendimento em 2022
Alie as duas estratégias
Quando as duas estratégias – customer success e customer experience – são aliadas, a gestão da empresa terá em mãos tanto uma estratégia que auxiliará o cliente em realizar a compra diretamente quanto indiretamente – isto é, garantir sua satisfação já com o produto ou serviço em mãos.
Por isso, aliar o customer success e customer experience é uma missão essencial e fará toda a diferença em garantir que a autoridade e lucratividade da empresa estarão sempre em níveis altos e satisfatórios.
Como o Customer Success pode ajudar a reter clientes?
Assim como mencionamos, o Customer Success é uma abordagem que visa garantir a satisfação e o sucesso do cliente em longo prazo. Quando os clientes têm sucesso com um produto ou serviço, eles tendem a continuar comprando e recomendando a empresa para outras pessoas.
A estratégia envolve um trabalho proativo com os clientes, auxiliando na resolução de problemas, oferecendo treinamentos e capacitações e estabelecendo um relacionamento de confiança e personalizado.
A equipe de Customer Success deve ter um bom conhecimento do produto ou serviço e estar disponível para ajudar o público em todas as etapas do processo. Quando o cliente se sente valorizado e bem atendido, a empresa aumenta suas chances de fidelização.
Como implementar uma estratégia eficiente de Customer Success?
Para implementar uma estratégia eficiente de Customer Success, é fundamental definir objetivos claros e medir o sucesso da estratégia com métricas relevantes. Além disso, é importante estabelecer uma equipe dedicada ao Customer Success, que tenha um bom conhecimento do produto ou serviço oferecido e que esteja disponível para ajudar os clientes em todas as etapas do processo.
É necessário oferecer suporte personalizado e proativo aos clientes, identificando possíveis problemas e buscando soluções antes mesmo que eles ocorram. Investir em tecnologia é fundamental para otimizar a comunicação e interação com os clientes, seja através de plataformas de atendimento ao cliente ou softwares específicos. A colaboração entre as equipes de atendimento ao cliente e Customer Success também é fundamental para o sucesso da estratégia.
Adote a plataforma da MMCafé!
Tanto o customer success e customer experience podem – e devem – ser aplicados na sua empresa para maximizar os resultados das vendas. Entretanto, como organizar a equipe nessa missão? Como garantir a transmissão de informações, mensagens e materiais que sejam capazes de capacitar os colaboradores da sua equipe nesse projeto?
Com a intranet corporativa da MMCafé, isso será possível – são mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços criados do zero e prontos para atender todo o seu time. Com uma plataforma digital 100% personalizável, a gestão da sua empresa poderá enviar e receber mensagens pelo chat interno, armazenar dados e materiais como cursos nas galerias do sistema, notificar e alertar colaboradores para tarefas e muito mais!
![Customer Success E Customer Experience: Entenda A Diferença E Multiplique Suas Vendas 4 Cta 3 Solicite Demonstracao Sem Custos Da Plataforma Mmcafe 1](https://blog.mmcafe.com.br/wp-content/uploads/2021/12/CTA-3-SOLICITE-DEMONSTRACAO-SEM-CUSTOS-DA-PLATAFORMA-MMCAFE-1-1024x285.png)
Não perca mais tempo e solicite hoje mesmo uma demonstração gratuita do nosso sistema de intranet e se junte aos mais de 200 cases de sucesso que já adotaram a nossa plataforma e mudaram – para sempre – a forma como a comunicação em suas empresas eram feitas. Venha ser MMCafé!