Customer Success e Customer Experience: Entenda a diferença e multiplique suas vendas

Veja neste artigo o que é customer success e customer experience e porque aliar ambos é a melhor estratégia para multiplicar as vendas da sua empresa

Conquistar a confiança de alguém é uma tarefa que exigem inúmeros fatores – ter algo que a outra parte se interesse, criar uma ponte com uma boa comunicação e gerar simpatia e similaridade devido a convergências entre propósitos e visões.

Seja quais forem as estratégias adotadas para lidar com os clientes, é importante que uma empresa sempre invista em garantir que o atendimento ao público seja executado da maneira mais assertiva possível – e isso passa por investir em duas coisas: customer success e customer experience.

Não basta apenas investir em um produto ou serviço de boa qualidade e atraente: é preciso saber comunicá-lo da forma correta, vendê-lo da forma correta e garantir o sucesso do cliente na sua jornada de compra e é para isso que o customer success e customer experience existem.

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre o customer success e customer experience, mostraremos quais são as suas diferenças e objetivos e, ao final, indicar para você uma excelente forma de capacitar os colaboradores da sua equipe através de uma plataforma digital de comunicação interna. 

O que é Customer Success e Customer Experience

Como citamos anteriormente, conquistar um cliente é uma tarefa que exige diversas habilidades e convertê-las em uma única missão é o ideal para atingir a satisfação e sucesso do público da empresa.

Para isso, diversas estratégias e ideias foram desenvolvidas para criar métodos de lidar com esse público – e ter um plano previamente definido fará toda a diferença para atingir em cheio os objetivos e garantir que os clientes também sairão satisfeitos nessa história.

Customer Success E Customer Experience
Customer Success E Customer Experience: Entenda A Diferença E Multiplique Suas Vendas 11

Dentre as várias técnicas e modelos de abordagem do cliente, dois deles se desenvolveram – e, apesar da semelhança no nome, eles se distinguem entre si – que são: customer success e customer experience. Entretanto, do que cada um se trata?

Descubra: Sucesso do Cliente: O que é, suas 2 etapas e como aplicá-lo

O Customer Experience

Garantir que o cliente será bem abordado ao entrar em contato com a empresa – seja em uma loja física ou virtual – que será bem atendido durante todo o processo – tanto na hora de esclarecer dúvidas, fornecer detalhes e tudo o que for necessário – até o momento de realizar a compra é a tarefa do Customer Experience.

Como o próprio nome sugere, a experiência do cliente é a base de estudo fundamental para essa estratégia. Garantir que todo o processo, desde o primeiro contato do público até no momento de realização do pagamento ou fechamento do contrato é o empenho do Customer Experience.

Não basta ter um produto ou serviço de qualidade – é necessário transmiti-lo com eficiência para o cliente, e isso envolve tanto o processo de expor seu produto em uma vitrine quanto o processo da compra e a realização da mesma – e o Customer Experience existe para isso.

O Customer Success

O Customer success e customer experience são complementares – quando ambos são aliados, o potencial de vendas e autoridade da empresa são multiplicados – e isso fará toda a diferença no balanço final da companhia.

Enquanto o Customer Experience trata do caminho da compra do cliente – entre o contato inicial até o fechamento do contrato – o Customer Success trata do próximo passo: garantir o sucesso do cliente após a compra.

Portanto, o Customer Success trabalha na ideia de garantir que o cliente esteja satisfeito com o seu novo produto ou serviço – e isso passa por garantir um excelente atendimento de suporte, explicação de como o produto ou serviço funciona e garantir que o público certo terá contato com ele.

Veja também: O que é Customer Success: porque aplica-lo em uma Central de Atendimento em 2022

Alie as duas estratégias

Quando as duas estratégias – customer success e customer experience – são aliadas, a gestão da empresa terá em mãos tanto uma estratégia que auxiliará o cliente em realizar a compra diretamente quanto indiretamente – isto é, garantir sua satisfação já com o produto ou serviço em mãos. 

Por isso, aliar o customer success e customer experience é uma missão essencial e fará toda a diferença em garantir que a autoridade e lucratividade da empresa estarão sempre em níveis altos e satisfatórios.

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Tanto o customer success e customer experience podem – e devem – ser aplicados na sua empresa para maximizar os resultados das vendas. Entretanto, como organizar a equipe nessa missão? Como garantir a transmissão de informações, mensagens e materiais que sejam capazes de capacitar os colaboradores da sua equipe nesse projeto?

Com a intranet corporativa da MMCafé, isso será possível – são mais de 100 funcionalidades, módulos e serviços criados do zero e prontos para atender todo o seu time. Com uma plataforma digital 100% personalizável, a gestão da sua empresa poderá enviar e receber mensagens pelo chat interno, armazenar dados e materiais como cursos nas galerias do sistema, notificar e alertar colaboradores para tarefas e muito mais!

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  1. O que é Customer Experience?

    Trata-se de acompanhar o cliente em todo o processo de compra – desde sua chegada na loja até a finalização – e garantir que tudo ocorrerá da maneira mais assertiva possível.

  2. O que é Customer Success?

    Trata-se de um método de lidar com o cliente após o fechamento da compra – e possui como objetivo garantir a satisfação e sucesso do mesmo no uso do produto ou serviço adquirido.

  3. Por que aliar Customer Success e Customer Experience?

    Porque essa é a melhor maneira de multiplicar as vendas e garantir ainda mais a satisfação do cliente – tanto durante a compra quanto ao utilizar o produto ou do serviço – o que conferirá a empresa ainda mais autoridade.

  4. Qual a melhor forma de capacitar a equipe para essa missão?

    O melhor caminho para isso é através de uma plataforma de comunicação interna – ou também conhecida como a intranet.

  5. O que é uma intranet?

    Uma intranet é um sistema digital que unifica toda a troca de informações e mensagens entre a gestão e os colaboradores em uma plataforma simples e completa – e a intranet da MMCafé possui todas as ferramentas que uma empresa precisa para executar essa missão da melhor maneira possível.

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